Bateria: comprar ou alugar
Enviado: 15 jun 2015, 22:29
Agora que já se sabe que o custo de substituição da bateria do Leaf será de 5000€ + IVA + mão de obra, o que na prática fará os particulares desembolsarem pelo menos 6150€, importa refazer algumas contas.
A diferença de preço no Leaf Visia entre a versão com aluguer e compra da bateria é de 5900€.
O custo mensal de aluguer da bateria é de 79€ por mês.
O custo de uma bateria de substituição (6150€) dá para 77 meses de aluguer, ou seja, 6 anos e 5 meses.
Quem opta pela compra da bateria tem 5 anos de garantia da mesma.
Quem optar pelo aluguer de bateria atingirá o preço da versão de compra ao fim de 74 meses, ou seja, 6 anos e 2 meses.
Supondo que uma pessoa pretende ter sempre mais de 75% de capacidade original da bateria surgem vários cenários:
Cenário 1: A bateria degrada-se abaixo dos 75% nos primeiros 5 anos
Nesta situação terá sido vantajoso optar pela compra, pois a Nissan substituirá a bateria ao abrigo da garantia
Cenário 2: A bateria degrada-se abaixo dos 75% entre os 5 anos e os 6 anos e 2 meses
Nesta situação quem optou pela compra fica prejudicado face a quem optou pelo aluguer. Quem optou pelo aluguer ainda não gastou tanto dinheiro como quem comprou e pode solicitar uma bateria de substituição sem custos.
Quem comprou ou gasta mais 6150€ ou tem de se governar com menos de 75% da capacidade original.
Cenário 3: A bateria degrada-se abaixo dos 75% depois dos 6 anos e 2 meses
Aos 6 anos e 2 meses o valor gasto iguala-se entre as versões com compra e aluguer de bateria.
Daqui para a frente no tempo quem tiver optado pela compra começa a ter menos custos do que quem optou pelo aluguer.
Atenção que a fronteira entre o cenário 2 e 3 será sempre mais à frente no tempo, influenciada pelo preço da mão-de-obra da troca de bateria.
Os cenários 1 e 2 não têm grande dúvida. Agora no cenário 3 podem surgir mais complicações.
Quem comprou com bateria se a decidir substituir, por exemplo aos 8 anos, tendo pago globalmente menos do que quem optou pelo aluguer, terá em princípio de rentabilizar a compra da 2ª bateria mantendo-a por mais 6 anos e 2 meses.
Ora este exemplo implica ficar com o carro durante 14 anos 2 meses. Ao fim desse tempo provavelmente terão saído novas gerações de VE's e novas baterias. Haverá forte desvalorização no mercado de 2ª mão para VE's com baterias de gerações anteriores. Será que alguém vai mesmo trocar a bateria ao fim de 8 anos e mantê-la mais outros 6 ?
Face ao que expus, no caso de não aceitarmos degradação abaixo dos 75% do original, o aluguer de bateria não me parece assim tão desvantajoso.
O que acham? Errei alguma conta?
A diferença de preço no Leaf Visia entre a versão com aluguer e compra da bateria é de 5900€.
O custo mensal de aluguer da bateria é de 79€ por mês.
O custo de uma bateria de substituição (6150€) dá para 77 meses de aluguer, ou seja, 6 anos e 5 meses.
Quem opta pela compra da bateria tem 5 anos de garantia da mesma.
Quem optar pelo aluguer de bateria atingirá o preço da versão de compra ao fim de 74 meses, ou seja, 6 anos e 2 meses.
Supondo que uma pessoa pretende ter sempre mais de 75% de capacidade original da bateria surgem vários cenários:
Cenário 1: A bateria degrada-se abaixo dos 75% nos primeiros 5 anos
Nesta situação terá sido vantajoso optar pela compra, pois a Nissan substituirá a bateria ao abrigo da garantia
Cenário 2: A bateria degrada-se abaixo dos 75% entre os 5 anos e os 6 anos e 2 meses
Nesta situação quem optou pela compra fica prejudicado face a quem optou pelo aluguer. Quem optou pelo aluguer ainda não gastou tanto dinheiro como quem comprou e pode solicitar uma bateria de substituição sem custos.
Quem comprou ou gasta mais 6150€ ou tem de se governar com menos de 75% da capacidade original.
Cenário 3: A bateria degrada-se abaixo dos 75% depois dos 6 anos e 2 meses
Aos 6 anos e 2 meses o valor gasto iguala-se entre as versões com compra e aluguer de bateria.
Daqui para a frente no tempo quem tiver optado pela compra começa a ter menos custos do que quem optou pelo aluguer.
Atenção que a fronteira entre o cenário 2 e 3 será sempre mais à frente no tempo, influenciada pelo preço da mão-de-obra da troca de bateria.
Os cenários 1 e 2 não têm grande dúvida. Agora no cenário 3 podem surgir mais complicações.
Quem comprou com bateria se a decidir substituir, por exemplo aos 8 anos, tendo pago globalmente menos do que quem optou pelo aluguer, terá em princípio de rentabilizar a compra da 2ª bateria mantendo-a por mais 6 anos e 2 meses.
Ora este exemplo implica ficar com o carro durante 14 anos 2 meses. Ao fim desse tempo provavelmente terão saído novas gerações de VE's e novas baterias. Haverá forte desvalorização no mercado de 2ª mão para VE's com baterias de gerações anteriores. Será que alguém vai mesmo trocar a bateria ao fim de 8 anos e mantê-la mais outros 6 ?
Face ao que expus, no caso de não aceitarmos degradação abaixo dos 75% do original, o aluguer de bateria não me parece assim tão desvantajoso.
O que acham? Errei alguma conta?