Importar um VE

Tópicos sobre a compra, leasing do LEAF e experiências com os concessionários
jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Importar um VE

Mensagem por jrochate » 02 mai 2016, 23:00

serveginho Escreveu:ok Obrigado jrochate, quer dizer que quando falam que num posto de carregamento com mennekes, é para utilizar este tipo de cabo
normalmente os postos tem com o cee e outro destes mennekes certo?
Sim, os postos mobi.e normalmente têm nas tomadas ímpares a CEE e nas pares a mennekes.

Porém, existem já vários que apenas têm mennekes e a tendência deverá ser para acabar com a CEE pois o mecanismo de tranca da porta avaria com facilidade, e cada mais os VE (2 e 4 rodas) suportam mennekes.

Aqui podes ver que na porta 1, tem uma tampa e sai de lá um EVSE. Está ligado à CEE.
Porém, na porta 2, tem uma tampa preta que não se avaria, e não é preciso EVSE pois é tomada mennekes que já liga internamente ao EVSE do posto.

Imagem

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Importar um VE

Mensagem por serveginho » 02 mai 2016, 23:05

obrigado pelas explicações...ainda estou um pouco verdinho..... :lol:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Importar um VE

Mensagem por rnlcarlov » 03 mai 2016, 10:44

jrochate Escreveu:
Porém, na porta 2, tem uma tampa preta que não se avaria, e não é preciso EVSE pois é tomada mennekes que já liga internamente ao EVSE do posto.
Com jeitinho tudo se avaria.... No mobie do Alto de São João - Lisboa, uma Mennekes está toda partida por causa de um azelha que se por a puxar por aquilo à maluca, Tampa partida e tomada arrancada... :roll: enfim, nada resiste à imbecilidade humana. Mas sim, a Mennekes é mais difícil de partir do que a CEE.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 12 mai 2016, 21:41

Bom, está feito. Foi bastante mais rápido do que eu estava inicialmente à espera mas, depois de o bichinho começar a mexer, é difícil parar :D

Se for util a alguém no futuro, vou dar resposta às perguntas que fiz inicialmente.
- de que país importaram?
França. O mercado francês e espanhol são muito grandes e têm muita oferta. Vi e tentei negócios em ambos os países antes de fechar negócio. O mercado francês também é muito dinâmico, tive 2 negócios que se foram de um dia para o outro, vendidos entretanto. Também comecei a ver na Alemanha mas rapidamente ficou de fora das opções (a lingua também não ajuda...)
- idade e kms?
Queria um mk2 por isso teria de ter entre 1 e 3 anos. Acabei por ficar com um com 2 anos e ~~10.000km.
- como é que se processa a garantia, na eventual hipótese de ser necessário activá-la?
Esta ainda não sei responder, julgo que vou ter de ir ao concessionário e perguntar quando o carro vier...
- trataram de tudo pessoalmente ou recorreram a outras pessoas/empresas?
A menos que se tenha muito traquejo nisto e tempo livre, tratar pessoalmente do negócio, transporte e legalização parece-me uma tarefa hercúlea. A prospecção foi "a meias" com o Jasmim, mas a parte da importação fica com ele.

Em termos de negócios, há-os às carradas. Quanto mais pesquisávamos melhores negócios apareciam (alguns encaixavam naquela do "bom demais para ser verdade" e na prática eram-no :mrgreen: )
Existem os sites de anuncios de automóveis de ocasião e depois existem sites das próprias marcas, concessionários, etc. Há muito por onde procurar. É não ter demasiada pressa e ir procurando. Entre o primeiro negócio que esteve quase e o que acabou por ser poupei algum dinheiro e acabei por comprar um carro melhor (pelo menos em teoria :P )

Depois há os negócios particulares... Alguns verdadeiras tentações mas, como já por aqui foi dito várias vezes, pode ser arriscado... Se tiverem familiares ou amigos a alguns kms do anuncio pode valer a pena pagar-lhes as despesas da viagem para ir ver se realmente há carro :)

O transporte também pode ser um problema. Alguns negócios fora da rota das transportadoras podem fazer subir o preço do transporte consideravelmente. Tinha visto um carro muito recente num concessionário Nissan a umas centenas de kms de Barcelona mas o transporte daquele sítio dava cabo dos meus valores.

Finalmente: a língua. Eu não falo francês (consigo perceber qualquer coisa mas isso não chega) e dos vários contactos que fiz por escrito através dos sites (escrevendo em inglês ou usando o Google Translate para francês) apenas tive 2 ou 3 respostas. Pareceu-me que para que os contactos tenham algum resultado deve falar-se directamente com os vendedores (telefone), daí que ter alguém que fale a lingua é muito importante.

E pronto, foi isto. Agora é esperar que seja transportado e legalizado. E roer as unhas enquanto se espera :P

PS: se conhecerem alguém interessado em comprar um Clio comercial é avisar :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Importar um VE

Mensagem por Fil » 12 mai 2016, 21:59

Antes de mais, excelente relato, bastante esclarecedor para futuros compradores;)

A garantia é internacional, qualquer stand autorizado nissan, cumprirá a garantia, especialmente os da zona euro.

jrochate
Mensagens: 242
Registado: 13 fev 2015, 21:00
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 9,3 kWh

Re: Importar um VE

Mensagem por jrochate » 12 mai 2016, 22:03

margarett Escreveu:Bom, está feito. Foi bastante mais rápido do que eu estava inicialmente à espera mas, depois de o bichinho começar a mexer, é difícil parar :D
Excelente! Parabéns, muitos km's elétricos.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Importar um VE

Mensagem por mafgod » 13 mai 2016, 09:41

Info muito útil....

Resta sabermos, se queres revelar, por quanto ficou o VE com tudo incluido... :-)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Importar um VE

Mensagem por lmmr74 » 13 mai 2016, 13:22

Já agora, sabem se importar um VE de fora da UE, por exemplo EUA, fica isento de ISV?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Importar um VE

Mensagem por BrunoAlves » 13 mai 2016, 14:47

Julgo que ISV sim, IVA já não...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

paal
Mensagens: 12
Registado: 13 mai 2016, 11:32
Data de fabrico: 01 jan 2010

Re: Importar um VE

Mensagem por paal » 13 mai 2016, 14:58

...será que podemos saber qual foi o preço final ??

Responder

Voltar para “Compra. Leasing e Concessionários”