DB Flecha Prateada

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cfvp
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 15 jun 2025, 17:19

civic Escreveu:
15 jun 2025, 14:11
Eu já à muito tempo que venho a dizer que o problema das celulas do LEAF não são as cargas rapidas, mas sim a temperatura, mesmo sem fazeres nenhuma carga rápida podes andar com elas sempre no vermelho, não é dificil. Depois há outras questões, tipo levar o pack abaixo de 10%, cargas a 100%, tamanho dos ciclos, campo onde o meu foi sempre maltratado pois até aos 150 000kms a vida dele foi fazer ciclos acima de 80%,...;)

O ser crónico eu discordo, por enquanto, pois o teu caso será o primeiro que eu vejo que tenho todo o historial do carro e se pode tirar alguma conclusão, por isso estou muito curioso, conheço pelo menos 2 LEAFs com mais de 300 000 kms sem problemas nas celulas (iguais ao meu, versão Acenta e tudo), são de empresa e sempre carregados em AC, estes seriam para mim a referência, mas continuam a rolar sem problemas.
A mim nunca me aconteceu. Durante o verão em viagens mais longas conseguia fazer subir 1 traço acima de meio, mas ao vermelho só mesmo com uma carga rápida em cima. Mas sim já estar no meio pode ser mau sinal (bateria quase nos 36ºC) e com 1 traço acima já vai para 41+. Aquela barra da Nissan é realmente enganadora, na minha opinião.

Também ouvi falar de um caso de um Leaf com tratamento Uber com cargas rápidas e já vai com 320mil kms, sem problemas na bateria. Por falar nisto essa mesma pessoa conseguiu ativar a garantia da bateria aos 160mil kms noutro Leaf. É preciso é ter um bom advogado e alguma paciência.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

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Nonnus
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 06:23

kony76 Escreveu:
13 jun 2025, 15:06
Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
Quando vi que tinhas escrito isto pensei para mim: "o que foste escrever".

Eu sou da mesma opinião, por muito que o carro seja usado como um carro que é. Não sofrer abusos, o factor tempo acaba por mostrar o problema crónico.

Claro esta, em carros com uma utilização intensiva esse problema aparece precocemente.

Quanto ao facto de haver carros com 300k km e ainda rolarem sem problemas. São a exceção, ou são a regra?

Carros como o aqui apresentado com uma utilização normalíssima. São a excepção, ou são a regra?

Depois entra aquilo que já discutimos várias vezes. Ter um carro que na cabeça de alguns não podemos acelerar porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer viagens maiores que a sua autonomia porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer carregamentos rápidos porque estraga a bateria...

Então compramos um carro de ~35000€ para estar parado na garagem.

Por muito que custe aos proprietários do Leaf o carro na sua grande maioria tem um problema crónico num componente que é o core do carro. Existem muitos proprietários felizes da vida com o carro, existe proprietários com um ódio enorme pelo carro e, existem proprietários que é o que é. Temos de aprender a viver com isso. Ninguém nos impôs a compra do carro. Compramos numa altura onde a oferta e a informação era escassa, arriscamos.

Não quero ser advogado do diabo, mas certamente se a Nissan sabendo o que sabe hoje nunca teria feito o Leaf como fez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 16 jun 2025, 08:50

Nonnus Escreveu:
16 jun 2025, 06:23
kony76 Escreveu:
13 jun 2025, 15:06
Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
Quando vi que tinhas escrito isto pensei para mim: "o que foste escrever".

Eu sou da mesma opinião, por muito que o carro seja usado como um carro que é. Não sofrer abusos, o factor tempo acaba por mostrar o problema crónico.

Claro esta, em carros com uma utilização intensiva esse problema aparece precocemente.

Quanto ao facto de haver carros com 300k km e ainda rolarem sem problemas. São a exceção, ou são a regra?

Carros como o aqui apresentado com uma utilização normalíssima. São a excepção, ou são a regra?

Depois entra aquilo que já discutimos várias vezes. Ter um carro que na cabeça de alguns não podemos acelerar porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer viagens maiores que a sua autonomia porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer carregamentos rápidos porque estraga a bateria...

Então compramos um carro de ~35000€ para estar parado na garagem.

Por muito que custe aos proprietários do Leaf o carro na sua grande maioria tem um problema crónico num componente que é o core do carro. Existem muitos proprietários felizes da vida com o carro, existe proprietários com um ódio enorme pelo carro e, existem proprietários que é o que é. Temos de aprender a viver com isso. Ninguém nos impôs a compra do carro. Compramos numa altura onde a oferta e a informação era escassa, arriscamos.

Não quero ser advogado do diabo, mas certamente se a Nissan sabendo o que sabe hoje nunca teria feito o Leaf como fez.
Concordo contigo.
Neste momento, é mesmo isso que se passa com o Leaf. Para 2º carro é fora-de-série. Para primeiro já tem muitas limitações.

Como dizes, arriscamos. Na altura para além deste, praticamente havia o Model S por mais de 100.000€, o Ioniq e pouco mais.
Arriscamos por ser também um novo modelo. Não era expectável que acontecesse isto. Esperava-se um carro de alta qualidade que, na realidade é, exceptuando a parte das baterias...

Na parte da Nissan, já não sei se é bem assim. Quando fizeram aquele ligeiro Facelift, porque não resolveram a questão?
E além disso, já ouvi para aí a dizer, incluindo por funcionários da própria Nissan, que o Arya, não tem propriamente um sistema de refrigeração. É algo parecido, mas não é bem.

É pena, porque como carros em si, são excelentes.

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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 09:20

Sem duvida que o LEAF é um EV lowcost, agora falar de problema cronico quando apenas conheço um caso que sei a utilização que teve é um bocado exagerado, na minha opinião claro, ainda por cima nem sequer sabemos o real problema do carro, a grande questão dos casos do LEAF foi a sua grande venda para empresas, principalmente de transportes em que foram abusados para o sistema que têm...

Continuo a achar que as celulas do LEAF da 2ª geração são muito melhores do que as da 1ª, se faz sentido a Nissan ter tido este carro até 2024? Não, acho que lá para 2020 a Nissan devia ter renovado o carro, e acabado com o pack sem arrefecimento, acontece que na EV200 tem arrefecimento e parece que ainda é pior do que no LEAF, essa sim, parece ter um problema cronico sempre nas mesmas celulas, o arrefecimento não é homogeneo. :lol:

Ou seja, para uma utlização diaria o carro serve perfeitamente, como uber, taxi, carro de grandes viagens? Esqueçam, nunca foi esse o proposito do carro, agora dizer que o carro era caro para o que trazia??? Epá, estava tudo à vista quando se comprou, toda a gente sabia o que estava a comprar, não foi nada que mudasse depois da compra. Já havia muita informação acerca do antecessor... As limitações eram conhecidas.

O Ariya tem um sistema de arrefecimento como a maioria dos EVs, tem o prato inferior arrefecido a liquido.

https://www.batterydesign.net/2022-nissan-ariya/
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 10:39

E depois vem o de 62 com os mesmos problemas.

E este não podemos pensar que é um carro para o dia a dia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 16 jun 2025, 10:56

Nonnus Escreveu:
16 jun 2025, 10:39
E depois vem o de 62 com os mesmos problemas.

E este não podemos pensar que é um carro para o dia a dia.
Já estamos numa de futurologia? :lol:

Claro que é um carro para o dia a dia, a questão de não ter arrefecimento mantem-se, apenas te garante um pouco mais de kms de uma vez, continua a ser o EV lowcost de sempre. Desculpa lá, mas para um forum de pessoal que vai lendo umas coisas de EVs esta conversa parece de pessoal que lê a revista "Maria". :lol:

O de 62 é igual ao de 40 em quimica, que são diferentes do de 24 e de 30. As limitações aparecem na mesma, embora em limites diferentes, tentar fazer do LEAF uma coisa que ele não é não é pode ser uma opção de o rebaixar, mas ele sempre foi vendido como um eletrico de baixo custo e com muitas limitações, para teres uma ideia, o meu LEAF ficou mais barato que um Ionic 28 cerca de 10 000€, por alguma coisa era. ;)
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 13:18

Não percebeste.

Não estou a fazer futurologia. Quando escrevi "depois vem o de 62". Estava a dizer que a Nissan volta a cometer o mesmo erro porque se o de 40 tem os problemas que tem, a EV200 aparentemente também, fazem o de 62 onde no mesmo caixote enfiam mais células.

Os problemas em todos são conhecidos no presente.

Quando dizes que a Nissan podia ter evitado e não o fez, ainda lançou mais um.
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