DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 15 jun 2025, 17:19

civic Escreveu:
15 jun 2025, 14:11
Eu já à muito tempo que venho a dizer que o problema das celulas do LEAF não são as cargas rapidas, mas sim a temperatura, mesmo sem fazeres nenhuma carga rápida podes andar com elas sempre no vermelho, não é dificil. Depois há outras questões, tipo levar o pack abaixo de 10%, cargas a 100%, tamanho dos ciclos, campo onde o meu foi sempre maltratado pois até aos 150 000kms a vida dele foi fazer ciclos acima de 80%,...;)

O ser crónico eu discordo, por enquanto, pois o teu caso será o primeiro que eu vejo que tenho todo o historial do carro e se pode tirar alguma conclusão, por isso estou muito curioso, conheço pelo menos 2 LEAFs com mais de 300 000 kms sem problemas nas celulas (iguais ao meu, versão Acenta e tudo), são de empresa e sempre carregados em AC, estes seriam para mim a referência, mas continuam a rolar sem problemas.
A mim nunca me aconteceu. Durante o verão em viagens mais longas conseguia fazer subir 1 traço acima de meio, mas ao vermelho só mesmo com uma carga rápida em cima. Mas sim já estar no meio pode ser mau sinal (bateria quase nos 36ºC) e com 1 traço acima já vai para 41+. Aquela barra da Nissan é realmente enganadora, na minha opinião.

Também ouvi falar de um caso de um Leaf com tratamento Uber com cargas rápidas e já vai com 320mil kms, sem problemas na bateria. Por falar nisto essa mesma pessoa conseguiu ativar a garantia da bateria aos 160mil kms noutro Leaf. É preciso é ter um bom advogado e alguma paciência.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 16 jun 2025, 06:23

kony76 Escreveu:
13 jun 2025, 15:06
Mas seja como for, o carro tem poucas cargas rápidas. Não me parece que seja por isso.
Também não ando a assapar nas AE.

O problema parece ser mesmo crónico dos Packs de baterias dos Leaf.
Quando vi que tinhas escrito isto pensei para mim: "o que foste escrever".

Eu sou da mesma opinião, por muito que o carro seja usado como um carro que é. Não sofrer abusos, o factor tempo acaba por mostrar o problema crónico.

Claro esta, em carros com uma utilização intensiva esse problema aparece precocemente.

Quanto ao facto de haver carros com 300k km e ainda rolarem sem problemas. São a exceção, ou são a regra?

Carros como o aqui apresentado com uma utilização normalíssima. São a excepção, ou são a regra?

Depois entra aquilo que já discutimos várias vezes. Ter um carro que na cabeça de alguns não podemos acelerar porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer viagens maiores que a sua autonomia porque estraga a bateria, ter um carro que não pode fazer carregamentos rápidos porque estraga a bateria...

Então compramos um carro de ~35000€ para estar parado na garagem.

Por muito que custe aos proprietários do Leaf o carro na sua grande maioria tem um problema crónico num componente que é o core do carro. Existem muitos proprietários felizes da vida com o carro, existe proprietários com um ódio enorme pelo carro e, existem proprietários que é o que é. Temos de aprender a viver com isso. Ninguém nos impôs a compra do carro. Compramos numa altura onde a oferta e a informação era escassa, arriscamos.

Não quero ser advogado do diabo, mas certamente se a Nissan sabendo o que sabe hoje nunca teria feito o Leaf como fez.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”