Nissan Leaf 2026

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
cfvp
Mensagens: 1897
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Nissan Leaf 2026

Mensagem por cfvp » 18 jun 2025, 16:00

BrunoAlves Escreveu:
17 jun 2025, 23:45
Muito errado. O meu id3 em ritmo pasteleiro deve chegar aos 400-420km (nunca fiz tanto sem carregar) com consumos um pouco inferiores a isso. E a bateria é de 58kWh.

Teria de fazer menos de 12kWh/100km para isso.
Possível sim, mas difícil...
No site da Nissan diz que o consumo é 14,2kWh/100km, o que é ainda mais estranho.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 46 000 kms

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3508
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Nissan Leaf 2026

Mensagem por Nonnus » 18 jun 2025, 17:15

A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.

Quanto aos consumos a Peugeot também anuncia 400km para o e2008 com a bateria de 50kWh e ao mesmo tempo diz que a média é de 15.3kWh/100km. São contas engraçadas de se fazer.

Os 15.3kWh/100km são reais, é mais ou menos o que tenho por estes dias. Agora como é que consigo fazer 400km com esta média é que gostava que a Peugeot me explicasse.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Nissan Leaf 2026

Mensagem por frankesousa » 20 jun 2025, 20:30

Nonnus Escreveu:
18 jun 2025, 17:15
A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.
...
Diria que muita gente nem sabe o que é a Nissan, Muitos mais nem sabem o que é um leaf e que já existe desde 2011 e muito menos se tiveram problemas e quais.

Ou seja, pouca gente sabe que "genericamente" os leafs dão problemas e não prestam, como eu e tu sabemos e sentimos. Ainda há outras pessoas que sabendo que deu problemas, acreditam que não vão dar todos (ou quase todos), que os problemas são casos isolados e normais. Depois ainda algumas pessoas podem dar o beneficio da dúvida e acreditarem que a Nissan evoluiu e agora terá utilizado baterias melhores.

Em resumo, acho que o historial do leaf pouco ou nada mesmo vai influenciar as vendas deste novo modelo.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

civic
Mensagens: 2059
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Nissan Leaf 2026

Mensagem por civic » 20 jun 2025, 21:36

Vamos ver se com este novo LEAF a Nissan muda a abordagem aos EVs, o Ariya é um caso estranho de falta de vontade de vender. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
74 000Km's

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9932
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan Leaf 2026

Mensagem por mjr » 04 jul 2025, 22:32

Sobre o consumo vs capacidade da bateria vs autonomia é preciso ter em atenção que o consumo WLTP é da tomada e não da bateria... ou seja, por exemplo, 14kW.h/100km de autonomia significa que da tomada AC entram 14kW.h, mas na bateria entram obviamente menos kW.h devido às perdas no carregador e na própria bateria (neste caso desprezáveis pois o C rate é baixo).

Se considerarmos 90% de rendimento no carregador AC, os 14.2kW.h transformam-se em 12,8kW.h na bateria, o que para dar 436km necessita de 55kW.h. Ainda não chega mas está mais próximo :-P

Indo ao contrário, os 436km com bateria de 52kW.h necessitam de um consumo da bateria de 11,93kW.h/100km. Para gastar 14.2kW.h/100km da tomada, significa um rendimento do processo de carga de 11.93/14.2 = 84%. Parece-me um valor muito fraco, mas pode ser isso que mostram os dados WLTP.

Nota: Não verifiquei os dados WLTP, só utilizei o que colocaram neste tópico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Nissan”