Estranho para quem nunca conduziu um carro eléctrico. É que depois de experimentar um carro eléctrico quem é que não fica rendido? A e tal não faz barulho, é um carro a pilhas, a verdade é que depois lá sentarem o cu todos dizem o mesmo - "Não fazia ideia que isto era assim".ljbmartins Escreveu: ↑03 jun 2020, 17:12Agora até o meu filho está sempre a perguntar-me se pode sair com o Peugeot. Estranho não é, ainda por cima ele que tem um Civic.![]()

Peugeot e-208
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Re: Peugeot e-208
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Re: Peugeot e-208


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- ljbmartins
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Re: Peugeot e-208
Vamos a uma atualização neste DB.
Infelizmente a pandemia (teletrabalho) e um problema de saúde com um familiar não têm possibilitado a utilização que estava prevista para o 208.
As viagens têm sido curtas mas mesmo assim já passou os 3.500 km.
No fim de semana deu para experimentar um "extra" que acabou de chegar.

Agora a KTM também viaja com consciência ecológica
.

Por fim, dou conta da melhor previsão de autonomia que Peugeot apresentou a té hoje. As viagens curtas em estradas nacionais levam a estes valores. Claro que basta umas subidas mais valentes e a coisa baixa mas está simpática esta estimativa.

Infelizmente a pandemia (teletrabalho) e um problema de saúde com um familiar não têm possibilitado a utilização que estava prevista para o 208.
As viagens têm sido curtas mas mesmo assim já passou os 3.500 km.
No fim de semana deu para experimentar um "extra" que acabou de chegar.

Agora a KTM também viaja com consciência ecológica


Por fim, dou conta da melhor previsão de autonomia que Peugeot apresentou a té hoje. As viagens curtas em estradas nacionais levam a estes valores. Claro que basta umas subidas mais valentes e a coisa baixa mas está simpática esta estimativa.

O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. 

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Re: Peugeot e-208
Boa tarde,
Preciso de uma ajuda. Sou novo nestas andanças.
Vão achar as minhas duvidas eventualmente muito básicas mas estou um pouco perdido.
Comprei um Peugeot e208 há coisa de 1 mês. É um segundo carro que anda pouco e será mais para a minha mulher que anda poucas distâncias e poucas vezes. Vivo num condomínio com box com corrente do apartamento.
Costumo carregar o carro 1 vez por semana com um dos carregadores que veio com o carro. Ligo à tomada da box e pelo que percebi carrego a 1.8kw.
Estou interessado em aumentar para 3.7kw. Chamei um eletricista certificado cá a casa que me disse que a espessura dos cabos que tenho aguenta os 3.7kw mas não mais do que isso. O Carro veio com dois carregadores. O que indica 1.8kw e outro que me parece uma tomada trifásica vermelha.
O eletricista disse-me que para carregar a 3.7kw deveria instalar uma tomada diferente (mais robusta) do que a que tenho mas que à partida nenhum dos carregadores que veio com o carro carrega a 3.7kw.
Alguém me consegue ajudar e mostrar com que carregador é que se pode carregar a 3.7kw. Diria que os carregadores que vêm de origem devem ser iguais para todos, certo?
Agradeço antecipadamente a ajuda que me possam dar.
Preciso de uma ajuda. Sou novo nestas andanças.
Vão achar as minhas duvidas eventualmente muito básicas mas estou um pouco perdido.
Comprei um Peugeot e208 há coisa de 1 mês. É um segundo carro que anda pouco e será mais para a minha mulher que anda poucas distâncias e poucas vezes. Vivo num condomínio com box com corrente do apartamento.
Costumo carregar o carro 1 vez por semana com um dos carregadores que veio com o carro. Ligo à tomada da box e pelo que percebi carrego a 1.8kw.
Estou interessado em aumentar para 3.7kw. Chamei um eletricista certificado cá a casa que me disse que a espessura dos cabos que tenho aguenta os 3.7kw mas não mais do que isso. O Carro veio com dois carregadores. O que indica 1.8kw e outro que me parece uma tomada trifásica vermelha.
O eletricista disse-me que para carregar a 3.7kw deveria instalar uma tomada diferente (mais robusta) do que a que tenho mas que à partida nenhum dos carregadores que veio com o carro carrega a 3.7kw.
Alguém me consegue ajudar e mostrar com que carregador é que se pode carregar a 3.7kw. Diria que os carregadores que vêm de origem devem ser iguais para todos, certo?
Agradeço antecipadamente a ajuda que me possam dar.
- rnlcarlov
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Re: Peugeot e-208
Tem mesmo dois carregadores? Ou um é apenas um adaptador de tomada normal (schuko) para trifásica vermelha?
Assumindo que é esse o caso, o carregador de origem não deve dar mais do que os 1,8kW. É necessário comprar outro carregador que seja capaz de o fazer, tendo por exemplo uma ficha azul CEE 16A na ponta. Naturalmente que do lado da instalação tem de colocar uma tomada CEE azul de 16A.

Assumindo que é esse o caso, o carregador de origem não deve dar mais do que os 1,8kW. É necessário comprar outro carregador que seja capaz de o fazer, tendo por exemplo uma ficha azul CEE 16A na ponta. Naturalmente que do lado da instalação tem de colocar uma tomada CEE azul de 16A.

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Re: Peugeot e-208
Tenho um e208 e o que trazia e um carregador unico de potencia variável (numa tomada normal carrega a 10A/2,2 kw e se ligado a uma tomada GreenUp altera para 16A/3,7 kw). Nunca testei ligar a uma tomada dessas porque não tenho, e não sinto falta.
Se tem cabo de 2,5mm2 de secção, aguenta com 16 A. Teoricamente so teria que subtituir a tomada por uma GreenUp. Atenção que nesses valores ja pode ter queda de tensão e sobreaquecimento ligeiro. També não pode ter mais nada ligado...
Eu dava preferencia por carregar o carro mais vezes e menos tempo/menos potencia.
(A minha esposa que anda com o peugeot só carrega 1 vez semana, mas so faz 70 kms/semana.)
Se tem cabo de 2,5mm2 de secção, aguenta com 16 A. Teoricamente so teria que subtituir a tomada por uma GreenUp. Atenção que nesses valores ja pode ter queda de tensão e sobreaquecimento ligeiro. També não pode ter mais nada ligado...
Eu dava preferencia por carregar o carro mais vezes e menos tempo/menos potencia.
(A minha esposa que anda com o peugeot só carrega 1 vez semana, mas so faz 70 kms/semana.)
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Re: Peugeot e-208
Boa tarde,
No meu de facto vieram dois. Logo à tarde quando chegar a casa tiro fotos para colocar aqui para me dizerem qual é o que posso usar e se tenho de comprar outro.
No que carrega a 1.8Kw de facto uma vez deixei a bateria ir a 20% e teve mais de 1 dia a carregar. O outro nunca o usei.
Obrigado
No meu de facto vieram dois. Logo à tarde quando chegar a casa tiro fotos para colocar aqui para me dizerem qual é o que posso usar e se tenho de comprar outro.
No que carrega a 1.8Kw de facto uma vez deixei a bateria ir a 20% e teve mais de 1 dia a carregar. O outro nunca o usei.
Obrigado
- pemifer
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Re: Peugeot e-208
Algum motivo especial para carregar esporadicamente?jcastro Escreveu: ↑13 jan 2022, 15:32Boa tarde,
No meu de facto vieram dois. Logo à tarde quando chegar a casa tiro fotos para colocar aqui para me dizerem qual é o que posso usar e se tenho de comprar outro.
No que carrega a 1.8Kw de facto uma vez deixei a bateria ir a 20% e teve mais de 1 dia a carregar. O outro nunca o usei.
Obrigado
Carregue todos os dias que até faz melhor à saude da bateria.
As baterias de litio até gostam de pequenos carregamentos e de pequenas descargas.
Essa ideia de carregar até 100%, descarregar totalmente e voltar a carregar até 100%, não é o melhor que pode fazer pela saude da bateria.
Se o carro tem limitação de percentagem máxima de carga, ponha nos 70% ou 80% e ponha todos os dias a carregar.
- pemifer
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Re: Peugeot e-208
Exatamente!jcastro Escreveu: ↑12 jan 2022, 21:14Estou interessado em aumentar para 3.7kw. Chamei um eletricista certificado cá a casa que me disse que a espessura dos cabos que tenho aguenta os 3.7kw mas não mais do que isso. O Carro veio com dois carregadores. O que indica 1.8kw e outro que me parece uma tomada trifásica vermelha.
O eletricista disse-me que para carregar a 3.7kw deveria instalar uma tomada diferente (mais robusta) do que a que tenho mas que à partida nenhum dos carregadores que veio com o carro carrega a 3.7kw.
Os cabos devem ser de 2,5mm, só aguentam 3,7kW que equivale a 16A.
O eletricista disse o correto, não é boa ideia carregar a 16A numa tomada shucko.
É só instalar uma tomada CEE 16A!
Umas fotos dos EVSE e da tal "ficha trifásica" vai ajudar no esclarecimento!