Sempre tive a ideia que as baterias precisavam de ser espicaçadas de vez em quando, pois andando sempre a pastar que elas ficam um pouco pasmadas, noto isso facilmente na scooter, hoje encontrei este artigo que vai de encontro ao que dizia.
https://pplware.sapo.pt/motores/acelera ... -baterias/
O que acham?

Baterias
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Baterias
Eu vi essa publicação no grupo do Leaf no Facebook e a discussão ficou logo um bocado confusa/distorcida porque segundo alguns a longevidade do Leaf depende de fazer o contrário.
Não tomei mais atenção, não sei como foi a evolução.
Eu também concordo que de tempos em tempos espevitar a bateria tanto no carregamento como no descarregar tem o quê de benéfico.
O problema está agora fazer acreditar que é assim. Durante anos a ideia que se passou foi o contrário.
Ainda há alguns dias alguém perguntava no TCP como é que devia carregar em casa. Muitas das respostas eram no sentido o quanto mais lento melhor para preservar a bateria. Carros que estão preparados para carregamentos de 250kW ainda há quem pense que um carregamento em casa a 7.2 ou até mesmo 11kW danifica a bateria.
Ficou demasiado enraizado os mitos de 2011.
Não tomei mais atenção, não sei como foi a evolução.
Eu também concordo que de tempos em tempos espevitar a bateria tanto no carregamento como no descarregar tem o quê de benéfico.
O problema está agora fazer acreditar que é assim. Durante anos a ideia que se passou foi o contrário.
Ainda há alguns dias alguém perguntava no TCP como é que devia carregar em casa. Muitas das respostas eram no sentido o quanto mais lento melhor para preservar a bateria. Carros que estão preparados para carregamentos de 250kW ainda há quem pense que um carregamento em casa a 7.2 ou até mesmo 11kW danifica a bateria.
Ficou demasiado enraizado os mitos de 2011.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024