Programa de substituição do pack já disponível em Portugal

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug

Mensagem por mjr » 10 abr 2015, 20:18

Cada módulo tem 8,4V a 100% de SOC e 6V a 0% de SOC. Para 24V eu consideraria 3 módulos, ou seja 25,2V a 100% e 18V a 0% de SOC. O inversor e o carregador solar teriam de permitir este intervalo de tensões, o que pode não ser fácil. Para 48V é mais fácil pois com 7 módulos consegue-se uns mais standard 58,8V a 100% e uns menos standard 42V a 0% de SOC.

Para mim os 48V são o ponto ótimo para estes módulos. Eu faria apenas um equílibrio manual a 100% de SOC (com acesso direto aos módulos é fácil), e depois limitava a tensão total mínima quando a tensão da célula mais fraca estivesse nos 3,5V, de modo a ter margem. Uma verificação de 6 em 6 meses seria em princípio suficiente para garantir o equilíbrio. O meu sistema com 17 células de 100Ah de LiFePO4 já tem 18 meses e continua equilibrado...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug

Mensagem por Filipe » 11 abr 2015, 03:24

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”