
V2H
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: V2H
Não vejo dificuldade técnica em usar o CCS para V2H, é só questão de software.
Já os modelos apenas com AC (Menekkes) é que estão, à partida, fora dessa corrida.
Já os modelos apenas com AC (Menekkes) é que estão, à partida, fora dessa corrida.
Re: V2H
É também por isso que o Zoe devia possibilitar a ligação directa à bateria para carregadores rápidos em CC (corrente contínua), fosse por CCS ou mesmo mennekes.
O V2H vai criar uma nova modalidade, a electricity jacking, "roubar" electricidade sempre que possível para depois injectar em casa
Ter uma ligação directa à bateria também possibilita o carregamento mais eficiente através de painéis solares ou qualquer outra fonte de corrente contínua. Através de um regulador de carga MPPT evitava-se converter a corrente contínua dos painéis solares para alternada, e depois o carregador interno do carro converter de novo para contínua para carregar as baterias. É um desperdício de energia.
Com uma dúzia de painéis solares no telhado ligados em série facilmente se obtém a tensão necessária para carregar um carro eléctrico.
Esta ideia não é nova, já existe o projecto Open CHAdeMO.
O V2H vai criar uma nova modalidade, a electricity jacking, "roubar" electricidade sempre que possível para depois injectar em casa

Ter uma ligação directa à bateria também possibilita o carregamento mais eficiente através de painéis solares ou qualquer outra fonte de corrente contínua. Através de um regulador de carga MPPT evitava-se converter a corrente contínua dos painéis solares para alternada, e depois o carregador interno do carro converter de novo para contínua para carregar as baterias. É um desperdício de energia.
Com uma dúzia de painéis solares no telhado ligados em série facilmente se obtém a tensão necessária para carregar um carro eléctrico.
Esta ideia não é nova, já existe o projecto Open CHAdeMO.
Código: Selecionar todos
https://code.google.com/p/open-chademo/
Código: Selecionar todos
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=26&t=7764
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: V2H
É verdade que seria mais eficiente, mas implica um sistema para comutar entre carregar VE e alimentar um inversor, senão os paineis ficam exclusivamente para carga VE ficando muitas horas sem carga a desperdiçar produção.BECOOL Escreveu:Ter uma ligação directa à bateria também possibilita o carregamento mais eficiente através de painéis solares ou qualquer outra fonte de corrente contínua. Através de um regulador de carga MPPT evitava-se converter a corrente contínua dos painéis solares para alternada, e depois o carregador interno do carro converter de novo para contínua para carregar as baterias. É um desperdício de energia.
Com uma dúzia de painéis solares no telhado ligados em série facilmente se obtém a tensão necessária para carregar um carro eléctrico.
Re: V2H
Certo.
Mas isso é facílimo, é tipo um sistema de "dump load" que temos nos controladores de carga eólicos que funcionam quando as baterias já estão cheias e a carga é cortada. Só que neste caso o "dump load" em vez de ser uma resistência seria um inversor de ligar à corrente do tipo grid-tie.
Era porreiro a Efacec começar a pensar nisto.
Isto só para dizer que há muitas possibilidades para o futuro.
Mas isso é facílimo, é tipo um sistema de "dump load" que temos nos controladores de carga eólicos que funcionam quando as baterias já estão cheias e a carga é cortada. Só que neste caso o "dump load" em vez de ser uma resistência seria um inversor de ligar à corrente do tipo grid-tie.
Era porreiro a Efacec começar a pensar nisto.
Isto só para dizer que há muitas possibilidades para o futuro.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: V2H
...na Europa.rdias Escreveu:Mas a Alemanha ( menekes ) quer matar chademo...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt