LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por Orlando » 11 set 2015, 13:26

Com este Leaf, o que fica bem focado é que perder 1 barra é muito aceitável, mesmo que haja perda de uma barra por 100.000kms a mudança de química em 2014 resultou.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por OCasal » 15 set 2015, 15:43

Contínuo a dizer que para pack com menos de 40kwh não tem interesse a refrigeração, pelo menos para um largo espectro de utilização.

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por BECOOL » 15 set 2015, 16:09

OCasal Escreveu:Contínuo a dizer que para pack com menos de 40kwh não tem interesse a refrigeração, pelo menos para um largo espectro de utilização.
Eu penso o contrário. Quanto menos capacidade tiver a bateria mais necessária é a refrigeração. Por isso é que o Volkswagen Golf GTE a tem e o e-Golf não. Baterias mais pequenas estão sujeitas a descargas mais severas. Da mesma forma que a refrigeração seria mais útil no Leaf de 24 kWh do que no de 30 kWh (até porque a química das células é mais resistente).

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por jasmim » 15 set 2015, 16:10

jfr2006 Escreveu:O meu ponto de vista não era esse. Era mais no sentido de que quem raramente fizer cargas rápidas, poderá esperar perder a primeira barra muito depois dos 100 000 km.

Ou será que não?
A minha opinião, mas vale o que vale.

10 cargas rápidas podem ser mais prejudiciais do que 30. Quero dizer com isto que, se a temperatura elevada faz mossa nas baterias, desde que a carga rápida não atinge valores elevados (acima de 28ºc ?) o que dificilmente acontecerá com temperaturas ambientes abaixo do 18ºc, as baterias não terão praticamente nenhuma degradação. Ao passo que fazendo cargas rápidas de verão com temperaturas ambientes de 28ºc-30ºc o pack rapidamente atingirá 35ºc-37ºc e aí sim há perda de capacidade.
Se eu estiver a dizer calamidades agradeço que me corrijam. 8-)
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por VETL » 15 set 2015, 16:14

Isso é válido para uma / duas cargas rápidas completas ou para cargas rápidas abaixo de 15/20Kw.
Para cargas rápidas completas sucessivas, não existe temp.ª ambiente que evite subidas de temperatura brutais.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por jasmim » 15 set 2015, 16:35

VETL Escreveu:Isso é válido para uma / duas cargas rápidas completas ou para cargas rápidas abaixo de 15/20Kw.
Para cargas rápidas completas sucessivas, não existe temp.ª ambiente que evite subidas de temperatura brutais.
OK. Imaginemos este cenário: Porto-Lisboa temperatura ambiente 18ºC. Primeira carga rápida: Coimbra. Segunda Aveiras. Carga lenta durante a noite. Regresso no dia seguinte nas mesmas condições. Resultado?

Ou então fazer carga rápida em Coimbra, Pombal, Aveiras (uns 15 min em cada paragem) e ir acompanhando a temperatura por forma a parar o carregamento aos 24ºC :roll:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por VETL » 15 set 2015, 17:58

Impossível manter temperatura nos 24º com qualquer carga rápida e em qualquer lugar ou dia no nosso país...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por jasmim » 15 set 2015, 18:17

VETL Escreveu:Impossível manter temperatura nos 24º com qualquer carga rápida e em qualquer lugar ou dia no nosso país...
Exceto se utilizar o tubo da máquina de lavar. .. :lol:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por mrr » 15 set 2015, 19:12

jasmim Escreveu:
VETL Escreveu:Impossível manter temperatura nos 24º com qualquer carga rápida e em qualquer lugar ou dia no nosso país...
Exceto se utilizar o tubo da máquina de lavar. .. :lol:
Nem assim deve se conseguir...
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: LEaf 2013 com 23 meses, 100000km, 11 barras.

Mensagem por VETL » 15 set 2015, 21:24

mrr Escreveu:
jasmim Escreveu:
VETL Escreveu:Impossível manter temperatura nos 24º com qualquer carga rápida e em qualquer lugar ou dia no nosso país...
Exceto se utilizar o tubo da máquina de lavar. .. :lol:
Nem assim deve se conseguir...
Exatamente...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”