FullElectric Escreveu:VETL Escreveu:RJSC Escreveu:Para mim só era um preço aceitável se fosse 11 ou 22kW DC...
Pois eu também acho.
E essas duas letrinhas "DC" são fundamentais enquanto não trocarmos todos os nossos Leaf's por Zoe's ou Teslas.
Insisto nisto porque vejo ultimamente falar-se em postos de 22kw de ânimo leve.
Um posto de 22kw não serve de nada a um leaf se não for DC. Quem diz um leaf dos outro qualquer para além daqueles...
Portanto não percebo para que raio toda a gente reivindica postos de 22kw!
Será que se estão mesmo a referir a carga rápida em DC (CHAdeMO e Combo)?
É uma questão de otimizar a rede e pensar no futuro. A diferença de preço entre um posto de 7,4kW e um de 22kW são peanuts. Se falamos em upgrade para 7,4 o acertado será actualizar para 22kW, disponibilizará o máximo que cada um consegue comer. Quem só come 3,7kW come 3,7, quem consegue comer 22kW mais depressa se alimenta e liberta o posto. Além disso, a evolução será cada vez termos baterias de maiores capacidades e que levarão mais tempo a carregar se não tivermos equipamentos com grandes débitos de carga.
Penso que todos os postos da rede Mobi.e já têm infraestrutura de alimentação elétrica para essa potência, nem por aí é problema.
É quase isso mas não é bem assim, tenho quase a certeza.
Se estiver um Tesla ou um zoe a comer 22kw, já não carrega mais ninguém nas outras tomadas.
Caso contrário os custos com potência passam a ser significativamente diferentes.
Gerir uma situação dessas também não deve ter os mesmos custos (nem nada que se pareça).
Mas sim, ideologicamente seria esse o caminho com todos os carros elétricos a comer em trifásica. Eu pelo menos gostava que o carregador do meu VE fosse trifásico. Até a rede viveria mais equilibrada.
Mas infelizmente essa é de longe a minoria.