NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por ruimegas » 14 out 2011, 09:27

NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Imagem

"A marca nipónica anunciou uma nova célula de combustível para os veículos eléctricos alimentados com esta tecnologia, os FCEV, que terá menos de metade do tamanho da geração anterior


Esta nova tecnologia, parte do desenvolvimento da marca no que respeita à mobilidade Zero Emissões, beneficiou de melhoramentos feitos na MEA (Membrane Electrode Assembly) e no separador que encaminha a corrente. Desta feita, a nova célula de combustível possui uma densidade 2,5 vezes maior do que a da geração anterior, anunciando 2,5 kW/litro.

Mais ainda, moldando a estrutura de apoio do MEA juntamente com o sistema de laminação da célula de combustível, a Nissan conseguiu que o tamanho tenha sido reduzido em mais de metade face ao modelo anterior, além de que a utilização de platina e de outros componentes foi reduzida a um quarto dos valores anteriores, o que faz com que a nova célula de combustível custe um sexto do que custava o modelo da geração anterior."

Em: http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcia ... fault.aspx
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por mjr » 14 out 2011, 10:00

Bons resultados. Só faltou indicar a eficiência conseguida na conversão...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por mikexilva » 14 out 2011, 12:00

E já agora um kit aftermarket para montar no portabagagens do LEAF, juntamente com o deposito num fundo falso ;) - isto sim era um verdadeiro híbrido de emissões zero ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por mjr » 14 out 2011, 12:32

Nesse caso um híbrido na fonte de energia, pois a propulsão seria exclusivamente eléctrica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Filipe » 14 out 2011, 13:49

Alem de bastarem 32 litros de capacidade para prefazer os 80 KW do motor actual, ainda limpava o ar poluido pelos CI's ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por mikexilva » 14 out 2011, 14:20

Mas para o LEAF suponho que bastava uma FC com 20kw, para manter o carro a andar na autoestrada, pois a bateria encarrega-se de sustentar picos de potencia necessários ;)

Ou seja 10 litros para o FC e depois um deposito com 20 de hidrogénio ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por mjr » 14 out 2011, 14:41

E nesse caso seria bastante mais barato também. O problema é que dizer que ficou 6 vezes mais barato que o anterior é muito vago. É que se custar mais de 10k para 25kW, penso não ter grande interesse.

Em termos de custos de utilização nade bate um eléctrico a baterias. O custo do hidrogénio por km não irá ser muito diferente do custo da gasolina/gasóleo ou GPL. No entanto para quem tem medo / precisa de mais autonomia, um híbrido FC / baterias pode ser interessante. Para manter os custo baixos teria de ter talvez metade da capacidade das baterias do LEAF e depois uma FC com potência suficiente para rodar a 120-130km/h. Os picos de potência para acelerações e travagens (regeneração) seriam através da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por mjr » 14 out 2011, 22:00

http://green.autoblog.com/2011/10/14/ni ... ell-stack/

Além do já indicado anteriormente saliento o seguinte:
Nissan reportedly aims to launch a fuel cell passenger vehicle sometime after 2015 at a price of less than ten million yen ($130,170 U.S. at today's exchange rate).
São 100k €, em 2015 quando os custos, em princípio, baixarem ainda mais. 100k€! O pessoal das FC deve andar a fumar coisas engraçadas... Nessa altura um carro BEV com 300km de autonomia deve custar o mesmo que um LEAF actualmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Filipe » 15 out 2011, 00:42

Não é preciso comprar o carro, só a célula já dá para ter muita energia lá na horta. ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por vgomes » 15 out 2011, 21:59

Se for um da gama da Infinity não me choca. Já podem custar a volta disso hoje em dia dependendo do motor.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”