Resumindo, o Leaf tem prestações perfeitamente adequadas ao contexto em que se insere - um carro familiar de 5 lugares onde a maior parte dos precursos serão em cidade ou arredores, e certamente não deixará ninguem insatisfeito (que tenha este propósito).
No entanto fica também alguma margem de manobra por parte da Nissan para um futuro carro mais desportivo 100% electrico de produção em massa (que até já se ouviram uns rumores neste sentido)... e talvez também venha a haver pessoal do tunning a alterar algumas caracteristicas de origem do Leaf de forma a conseguirem mais potencia sacrificando o tempo de vida util de alguns componentes. Por exemplo segundo a Nissan, o motor tem 80Kw, mas a bateria consegue debitar 90Kw (estes 10Kw de diferença podem ser ou não necessarios conforme a situação, ar condicionado, luzes, direção assistida, etc) se forem redirecionados totalmente para o motor exclusivamente no momento da aceleração (apenas alguns segundos) pode fazer uma boa diferença no resultado final.
Para finalizar provavelmente daqui a uns anos vamos ter baterias com mais capacidade e menos peso (ou com uns ultracondensadores à mistura - baterias hibridas?) que podem melhorar também estas prestações...

Aceleração 0-100 km/h
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Aceleração 0-100 km/h
Eu acho que as baterias do LEAF debitam até 90kW de potência porque é isso que lhe é pedido no máximo ((80kW / (rendimento motor)) + AC + luzes+ etc)). Uma bateria de 24kWh dará em princípio muito mais de 4 vezes a sua capacidade em potência. Alterando a electrónica de controlo, poderiam ser debitadas potências muito superiores pelo motor.
Talvez tenham impedido um consumo superior a 90kW por acharem que poderia degradar a bateria mais rapidamente, especialmente pelo facto da bateria ser arrefecida a ar. Ou para criar margem de progressão em futuros modelos. Há imensas razões entre técnicas e comerciais.
Talvez tenham impedido um consumo superior a 90kW por acharem que poderia degradar a bateria mais rapidamente, especialmente pelo facto da bateria ser arrefecida a ar. Ou para criar margem de progressão em futuros modelos. Há imensas razões entre técnicas e comerciais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Aceleração 0-100 km/h
E já se lembraram que o motor pode mesmo não aguentar mais por razões de sobre-aquecimento?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Aceleração 0-100 km/h
É possível. No entanto a potência a dissipar em calor será sempre baixa devido ao elevado rendimento do motor. Menos de 10kW de certeza. Comparando com os 160kW que um motor CI de potência semelhante tem que dissipar é muito pouco.RJSC Escreveu:E já se lembraram que o motor pode mesmo não aguentar mais por razões de sobre-aquecimento?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Aceleração 0-100 km/h
Aqui mediram ~7.5 dos 0 aos 60MPH, parece muito melhor que o que se tem falado, ou será um firmware alterado?
http://www.youtube.com/watch?v=6m_iIbX0gmA
http://www.youtube.com/watch?v=6m_iIbX0gmA