
Programa de substituição do pack já disponível em Portugal
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
O IVA a 23% faz mossa, para quem não pode deduzir.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
Quanto custará um pack com essa capacidade actualmente ?Fil Escreveu:Mesmo que o pack só tivesse 7 ou 8 kWh, para uma casa é uma maravilha.
- mjr
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
Para 8kW.h uns 3000€. Em lítio. Se for chumbo uns 1000€, mas não é a mesma coisa...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
Se o proprietariado do carro que for trocar o pack de batereis tiver em casa painéis solares ou tarifa bi-horária poderá usar as baterias para armazenar energia proveniente do excesso de produção dos painéis ou aproveitando o horário de vazio.mjr Escreveu:Para 8kW.h uns 3000€. Em lítio. Se for chumbo uns 1000€, mas não é a mesma coisa...
Assim não compensa "dar" o pack à nissan por 1000€
- mjr
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
SIm, mas que eu saiba essa opção não existe. É sempre necessário devolver o pack antigo.
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
No email que recebi diz que os 5000€ incluem a devolução de 1000€ pelo pack usado.
Se falam nesse valor dá a entender que o pack novo ficaria mais caro sem a retoma do pack usado... Deixa assim em aberto essa possibilidade!
Se falam nesse valor dá a entender que o pack novo ficaria mais caro sem a retoma do pack usado... Deixa assim em aberto essa possibilidade!
- mjr
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
Nos EUA não existe essa opção, apesar de dizerem exatamente o mesmo dos 1000€ como "core value".
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
Parece-me um pouco idílico considerar apenas o valor de retoma do pack (1000€) ao avaliar a possibilidade de usar a bateria para armazenamento de energia em casa.
Quanto custa um carregador para uma bateria de 400V de lítio que fale a mesma lingua que o bms do pack?
Como inverter de 400VDC para 230VAC? Quanto custa? Há inversores hibridos / de injecção na rede ou é preciso alterar a instalação eléctrica e ter comutação rede/ offgrid?
Se o pack velho tiver menos de 10kWh acho muito difícil competir com soluções já existentes para sistemas fotovoltaicos.
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- mjr
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
A questão da conversão não é assim tão difícil... Bastava alterar o arranjo dos módulos. A bateria do Leaf tem 96 "células" (na verdade cada "célula" é composta por duas em paralelo) dispostas em 48 módulos. Colocando em paralelo 8 strings de 6 módulos poderiamos ter um pack de 48V, mais fácil de trabalhar. Para BMS teríamos provavelmente de utilizar outro que não o do Leaf.
Há inversores híbridos que permitem misturar energia das baterias/painéis com a energia da rede, sem nunca sequer injetar na rede. Eu tenho um.
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- alexmol
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Re: Programa de substituição do pack já disponível em Portug
Eu também tenho um inversor desses, mas é para 24V.
As minhas duvidas prendem-se principalmente com o rearranjo dos módulos para chegar-mos à tensão que queremos e ao BMS.
Para fanáticos do DIY como nós é fácil, mas para quem não tenha muito jeito tem de mandar fazer fora e o custo vai ser elevado.
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