
Porto - Lisboa em AE
Re: Porto - Lisboa em AE
Aqui deixo a descrição da viagem que fiz Lisboa/Águeda/Lisboa num só dia, aquando do Encontro de Águeda:
"21º Encontro VE´s Águeda – 22 Março 2014
Saída de Lisboa às 5h06m, com 12 barras de energia e 5 barras de temperatura da bateria.
Chegada a Aveiras (PCR da Galp) às 5h 56m, após 45 km, 50 minutos de viagem e com 8 barras de energia (70% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 54 km/h, certamente por estar ainda a dormir, pois a estrada estava vazia e tinha carga máxima. Carregou 40 minutos e repus as 12 barras, a temperatura manteve-se nas 5 barras. Partida às 6h 42m.
Chegada a Pombal (PCR da Galp) às 8h 40m, após 121 km, 1h 58m no trajecto e com 2 barras de energia (32% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 62km/h, certamente por já ter bebido café. Carregou 37 minutos e repus 11 barras (faltou a última) a temperatura subiu para as 6 barras. No total estava com 166 km percorridos. De referir que o Leaf só ía com o condutor e que a Serra dos Candeeiros assusta, mas só isso, faz-se “apenas” com 68% da carga disponível, mas atenção quem não tiver cuidado não chega lá acima, depois até Pombal é um passeio. Partida às 9h 23m.
Chegada a Águeda às 10h 25m, após 73 km, 1h 02m, com 4 barras de energia e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 71 km/h, mais à vontade com a autonomia, até porque em Águeda podia repor a energia para o regresso. No total estava com 239 km percorridos. Carregou na Miranda & Irmão, numa tomada doméstica com o EVSE do Leaf, repus as 12 barras de energia.
Com a “barriga cheia”, eu e o Leaf, saída de Águeda às 17h.
Chegada a Pombal às 17h 55m, após 69 km (na ida fui de Pombal a Águeda pela A1/IP3/IC2 evitando Coimbra, no regresso fiz IC2/Coimbra/A1, menos 4 km mais trânsito), 55minutos de viagem (a experiência conta muito, só aprendemos verdadeiramente, fazendo), com 7 barras de energia (59% de carga segundo o PCR) e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 75 km/h, a folga na autonomia permitiu os 1ºs km a 120 km/h. Primeiro e único percalço, em Pombal, direcção norte/sul o PCR estava mudo, com o écran queimado e sem reagir a nada. Falei com a recepção, procedimento “habitual”, passagem pelo túnel de baixo da A1 para o PCR direcção sul/norte, carregamento sem problemas, repus 11 barras (99% de carga segundo o PCR), regresso pelo túnel à direcção norte/sul. Partida às 18h 45m.
Chegada a Aveiras às 20h 37m, após 123 km (+2 km pelo episódio do túnel), 1h 52m no trajecto e com 1 barra de energia (1 aviso de bateria fraca) e 22% de carga segundo o PCR, mantinha as 6 barras de temperatura, à média de 66 km/h. No total já tinha percorrido 431 km. Carregou 20 minutos, repus 9 barras (82% de carga segundo o PCR). Partida às 21h.
Chegada a Lisboa às 21h 30m, após 49 km (na ida fui pelo IC2/A1, no regresso pela A1 directo a Lisboa), 30 minutos no trajecto, com largos períodos a 120 km/h e esporadicamente a 140 km/h, à média de 98 km/h. Cheguei com 4 barras de energia e continuavam as 6 de temperatura. Foto da chegada, já tirada esta manhã, daí as 5 barras de temperatura:
Resumo do dia 22 de Março, 480 km percorridos em 7h 07m a uma média de 67 km/h."
Pode ser que ajude mais alguém a decidir-se.
"21º Encontro VE´s Águeda – 22 Março 2014
Saída de Lisboa às 5h06m, com 12 barras de energia e 5 barras de temperatura da bateria.
Chegada a Aveiras (PCR da Galp) às 5h 56m, após 45 km, 50 minutos de viagem e com 8 barras de energia (70% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 54 km/h, certamente por estar ainda a dormir, pois a estrada estava vazia e tinha carga máxima. Carregou 40 minutos e repus as 12 barras, a temperatura manteve-se nas 5 barras. Partida às 6h 42m.
Chegada a Pombal (PCR da Galp) às 8h 40m, após 121 km, 1h 58m no trajecto e com 2 barras de energia (32% da carga segundo o PCR), fiz uma média de 62km/h, certamente por já ter bebido café. Carregou 37 minutos e repus 11 barras (faltou a última) a temperatura subiu para as 6 barras. No total estava com 166 km percorridos. De referir que o Leaf só ía com o condutor e que a Serra dos Candeeiros assusta, mas só isso, faz-se “apenas” com 68% da carga disponível, mas atenção quem não tiver cuidado não chega lá acima, depois até Pombal é um passeio. Partida às 9h 23m.
Chegada a Águeda às 10h 25m, após 73 km, 1h 02m, com 4 barras de energia e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 71 km/h, mais à vontade com a autonomia, até porque em Águeda podia repor a energia para o regresso. No total estava com 239 km percorridos. Carregou na Miranda & Irmão, numa tomada doméstica com o EVSE do Leaf, repus as 12 barras de energia.
Com a “barriga cheia”, eu e o Leaf, saída de Águeda às 17h.
Chegada a Pombal às 17h 55m, após 69 km (na ida fui de Pombal a Águeda pela A1/IP3/IC2 evitando Coimbra, no regresso fiz IC2/Coimbra/A1, menos 4 km mais trânsito), 55minutos de viagem (a experiência conta muito, só aprendemos verdadeiramente, fazendo), com 7 barras de energia (59% de carga segundo o PCR) e 6 barras de temperatura, fiz uma média de 75 km/h, a folga na autonomia permitiu os 1ºs km a 120 km/h. Primeiro e único percalço, em Pombal, direcção norte/sul o PCR estava mudo, com o écran queimado e sem reagir a nada. Falei com a recepção, procedimento “habitual”, passagem pelo túnel de baixo da A1 para o PCR direcção sul/norte, carregamento sem problemas, repus 11 barras (99% de carga segundo o PCR), regresso pelo túnel à direcção norte/sul. Partida às 18h 45m.
Chegada a Aveiras às 20h 37m, após 123 km (+2 km pelo episódio do túnel), 1h 52m no trajecto e com 1 barra de energia (1 aviso de bateria fraca) e 22% de carga segundo o PCR, mantinha as 6 barras de temperatura, à média de 66 km/h. No total já tinha percorrido 431 km. Carregou 20 minutos, repus 9 barras (82% de carga segundo o PCR). Partida às 21h.
Chegada a Lisboa às 21h 30m, após 49 km (na ida fui pelo IC2/A1, no regresso pela A1 directo a Lisboa), 30 minutos no trajecto, com largos períodos a 120 km/h e esporadicamente a 140 km/h, à média de 98 km/h. Cheguei com 4 barras de energia e continuavam as 6 de temperatura. Foto da chegada, já tirada esta manhã, daí as 5 barras de temperatura:
Resumo do dia 22 de Março, 480 km percorridos em 7h 07m a uma média de 67 km/h."
Pode ser que ajude mais alguém a decidir-se.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Porto - Lisboa em AE
Com as temperaturas de Évora é raro o dia que não tenho as 6 barras...já há um mês que anda assim...mrr Escreveu:11 barrasmjr Escreveu:Muita gente já fez mais que 4 cargas rápidas e a andar a 120km/h. No pior dos casos chegou à 11 barras de temperatura. Com apenas 4 cargas rápidas e a 90km/h não deve subir das 8 barras., eu não posso ver mais que 5 que fico logo tolo, a sexta é sempre para abater..
Estou a perder o folgo para ir... a coisa esta a ficar complicada...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Porto - Lisboa em AE
8 barras durante algumas horas é muito melhor que 6 barras durante uma semana. O fator tempo é o mais importante, a temperatura apenas acelera o processo pois as reações adversas ficam mais rápidas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Porto - Lisboa em AE
hsanchez pelo que percebi gastas-te mais de Pombal -> Aveiras que ao contrario, mas não deveria ter gasto mais de Aveiras -> Pombal devido a serra dos candeeiros?
Quando dizes média de 62km/h é a média do carro? Tiveste muito tempo parado com o contador activo e baixou-te a média ou fizeste mesmo a A1 a 60-65km/h?
Quanto a controlar a temperatura do pack estava a pensar em quando chegar a lisboa colocar a carregar com o AC a arrefecer a ver se baixo alguns graus, isto claro se existir uma tomadinha para mim
...
Quando dizes média de 62km/h é a média do carro? Tiveste muito tempo parado com o contador activo e baixou-te a média ou fizeste mesmo a A1 a 60-65km/h?
Quanto a controlar a temperatura do pack estava a pensar em quando chegar a lisboa colocar a carregar com o AC a arrefecer a ver se baixo alguns graus, isto claro se existir uma tomadinha para mim

Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
Re: Porto - Lisboa em AE
mrr escreveu:
De facto de Aveiras para Pombal e por ser a 1ª vez fiz a serra muito devagar (+/- 50km/h), daí a média ter caído para os 62 km/h.
Já voltei a fazer o mesmo percurso e com 3 pessoas no carro e já fiz médias meia elevadas.
Certamente não faltarão tomadas, vamos informando.
Gastei mais de Pombal para Aveiras porque já vinha "folgado", sabia que dava sem problemas e vim mais depressa.hsanchez pelo que percebi gastas-te mais de Pombal -> Aveiras que ao contrario, mas não deveria ter gasto mais de Aveiras -> Pombal devido a serra dos candeeiros?
Quando dizes média de 62km/h é a média do carro? Tiveste muito tempo parado com o contador activo e baixou-te a média ou fizeste mesmo a A1 a 60-65km/h?
De facto de Aveiras para Pombal e por ser a 1ª vez fiz a serra muito devagar (+/- 50km/h), daí a média ter caído para os 62 km/h.
Já voltei a fazer o mesmo percurso e com 3 pessoas no carro e já fiz médias meia elevadas.
Certamente não faltarão tomadas, vamos informando.
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
Re: Porto - Lisboa em AE
Tomadas ali ao pé, é às pázadas, se precisarem de ajuda disponham, conheço bem a zona e arredores.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 546
- Registado: 25 fev 2015, 01:54
- Data de fabrico: 24 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Porto - Lisboa em AE
O ideal mesmo será fazer fazer o caminho pela nacional e entrar nas AE para aproveitar os PCR ..
Mas na estação de serviço de Pombal penso que ainda esteja "offline "
So carregando em postos lentos será uma viagem muito chata :/
Mas na estação de serviço de Pombal penso que ainda esteja "offline "
So carregando em postos lentos será uma viagem muito chata :/
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Porto - Lisboa em AE
Se oc concessionário de Leiria estiver aberto, mais vale a nacional...sem esquecer que devem ser + uns 10kms por AE.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Porto - Lisboa em AE
Quem quiser evitar a AE , a àrea de serviço de Pombal está entre as saídas de Pombal e Soure. Quem vem do Norte, entra na AE no nó de Soure, carrega, e sai em Pombal. Isto se o PCR lá estiver.
A viagem faz-se muito bem pela Nacional, pelo menos de Coimbra até Aveiras, sendo francamente bom entre Leiria e Aveiras. Fazia esse trajeto regularmente quando trabalhava em Lisboa.
A viagem faz-se muito bem pela Nacional, pelo menos de Coimbra até Aveiras, sendo francamente bom entre Leiria e Aveiras. Fazia esse trajeto regularmente quando trabalhava em Lisboa.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 546
- Registado: 25 fev 2015, 01:54
- Data de fabrico: 24 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Porto - Lisboa em AE
Mesmo , para quem quer fazer uma medias de 70/80kms/h a nacional chega perfeitamenteApr Escreveu:Quem quiser evitar a AE , a àrea de serviço de Pombal está entre as saídas de Pombal e Soure. Quem vem do Norte, entra na AE no nó de Soure, carrega, e sai em Pombal. Isto se o PCR lá estiver.
A viagem faz-se muito bem pela Nacional, pelo menos de Coimbra até Aveiras, sendo francamente bom entre Leiria e Aveiras. Fazia esse trajeto regularmente quando trabalhava em Lisboa.