Carregar mk1 a 6kw.

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por pafi » 09 out 2015, 00:23

Orlando Escreveu:Quais são essas mais simples?
Seguindo o conteúdo do blog e olhando para a conclusão/comentário que o autor apresenta, simplificar significa colocar ao alcance dos proprietários uma solução para carregar "rapidamente" a 11 ou 22kW. Até recentemente não sabia dos carregadores "trifásicos->chademo". O que tem aparecido na net parece-me perfeitamente possível em ser adaptado para estar no carro, de modo a que o utilizador possa ligar apenas um cabo a uma tomada trifásica. Sejamos práticos: a 11kW de potência disponível (a maior parte das tomadas trifásicas que tenho dado conta...) consegue-se meia carga em uma hora; a 22kW (que também se vêem bastantes tomadas trifásicas de 32A) consegue-se meia carga em meia hora. Enfim, do meu ponto de vista (de utilizador ansioso por pcr - gigantes e caros), acho que a solução trifásica é bem mais prática e simples, pois os tempos de meia hora ou uma hora são perfeitamente razoáveis. Apenas isso.

Obviamente, este "artesanato tecnológico" da brusa é complexo e inacessível ao comum dos mortais, mas demonstra a possibilidade de o Leaf se tornar mais rápido nos seus carregamentos e em muito mais locais, pois a rede trifásica existe (hoje) e está praticamente a pedir para ser usada.

E nesta onda de modificações, em breve vou ter a mota a carregar a quase 0,5C, (carregar a 30A num pack de 70Ah) :twisted: Não é para ser todos os dias, mas durante as peregrinações elétricas dará imenso jeito! Há um record de quatrocentos e tal km que precisa de ser batido... 8-)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por pafi » 09 out 2015, 00:43

E não é verdade que é bem mais prático que o Leaf? Fiquei esclarecido na Pesqueira.
A Nissan que apareça com a geração 3 equipada com o carregador de 6,6kW e vai ver o que lhe acontece.
Já para não falar que até hoje não me lembro de ver tomadas monofásicas de 32A, tirando algumas caixas EVSE que o pessoal pode adquirir.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por Fil » 09 out 2015, 00:48

É essencial os próximos modelos carregarem a 22kW + Dc. Para mim nem faz sentido outra coisa, mesmo que não tenhamos quase postos nenhuns a 22kW, mais tarde ou mais cedo, todos serão a 22kW ou superiores.

Já começam a aparecer postos a 32A, mas com a mennekes. Também tenho uma monofásica de 32A em casa, colocada especialmente para carregar um futuro modelo, até lá faço-lhe cócegas; )

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por mikexilva » 10 out 2015, 02:53

Há coisa de 1 semana fui ao continente (do c.c colombo) e estava lá um BMW i8 a carregar tentei carregar na tomada do lado mas o sistema dizia que estava ocupada e realmente a luz da tomada livre estava vermelha, será que o i8 estava a puxar o que seria possivel usar em 2 tomadas e o sistema não deixa usar a outra?
[img]https://lh3.googleusercontent.com/VTNYz ... 3-h1926-no[/img]

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por pafi » 10 out 2015, 09:29

Se o sistema indicava "ocupado" poderá ter alguém retirado o seu cabo enquanto carregava e não terminou a sua sessão com o cartão.

Ou então, esse i8 vem com software de fábrica que permite indisponibilizar o posto ao lado :lol:
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por labutess » 11 out 2015, 10:19

[quote="VETL"]«Eu tenho imensa pena é que não apareça ninguém que instale um sistema de arrefecimento do pack.
Se não desse para colocar o permutador e a ventoinha la dentro como na E-NV200, fazia-se como tem o Kia Soul-eV com esses acessórios fora mas mantendo na mesma o circuito do ar fechado permitindo de igual forma a estanquicidade do pack.»

Tens algumas fotos de como o Kia eV faz esse arrefecimento da bateria?
já tenho uma ideia como fazer ao meu,mas gosto de ver outras possiblidades

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Mensagem por meira78 » 24 out 2015, 13:38

mikexilva Escreveu:Há coisa de 1 semana fui ao continente (do c.c colombo) e estava lá um BMW i8 a carregar tentei carregar na tomada do lado mas o sistema dizia que estava ocupada e realmente a luz da tomada livre estava vermelha, será que o i8 estava a puxar o que seria possivel usar em 2 tomadas e o sistema não deixa usar a outra?
[img]https://lh3.googleusercontent.com/VTNYz ... 3-h1926-no[/img]
No Vasco da Gama aconteceu o mesmo.
O espaço ao lado estava vazio e referia estar ocupado...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”