Autonomia real do leaf

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VETL
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por VETL » 12 jan 2014, 23:40

vitorcoias Escreveu:Tenho obtido a autonomia da ordem dos 90 km por carga fazendo uma condução suave, sem climatização, continuando a conduzir mesmo depois do aviso "bateria fraca", até a estimativa do computador de bordo ser menos de 10 km.
Isto para não ficar na estrada, porque ao longo dos mais de dois anos que uso o meu Leaf, a estimativa do computador de bordo mostrou-se sempre largamente por excesso. A minha experiência vai no sentido contrário ao de mjr: o meu carro faz pouco mais de metade dos km que o computador promete.
Há qualquer coisa que não bate certo, vitorcoias.
Esses 90Km de condução suave são em serra ou num trajecto plano? Autoestrada ou cidade?
Condução suave com que média de velocidade?
Já agora de que zona do país é?
Quantas barras de capacidade da bateria já perdeu?
Usa o LeafSpy ou o LeafBattery com o ELM327 para monitorizar a degradação do pack?
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por Malm » 13 jan 2014, 00:11

Se condução suave é 80/90 km por hora, a situação torna-se mais fácil de entender. Eu a essa velocidade dificilmente faço mais de 100 km. Aliás, mesmo em novo não era garantido, lembro-me de fazer Pombal-Aveiras a velocidades um pouco mais baixas e chegar sem barras. É possível que já esteja no grupo dos que perdeu duas barras.
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por mjr » 13 jan 2014, 11:22

vitorcoias Escreveu: A minha experiência vai no sentido contrário ao de mjr: o meu carro faz pouco mais de metade dos km que o computador promete.
O meu também é muito otimista quando está carregado (8 a 12 barras de carga) mas depois começa a ser realista e por fim pessimista quando chega ao aviso de bateria fraca e começam a piscar os km de autonomia estimada restante. A melhor maneira de perder a ansiedade quanto o estado de carga é baixo é ter instrumentação que nos dê informação coerente, coisa que o Leaf não dá especialmente após o aviso de bateria fraca. Para isso muitos de nós utilizamos uma aplicação para Android chamada Leaf Spy que se liga por Bluetooth a um aparelho colocado na porta OBD-II do Leaf (por baixo do volante) e que permite vizualizar a carga restante exata:

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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por Orlando » 13 jan 2014, 11:53

Já agora, numa nacional, entre os 80 e 100kmh, qts kms conseguirei fazer?
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por victormcpinto » 13 jan 2014, 12:31

Orlando Escreveu:Já agora, numa nacional, entre os 80 e 100kmh, qts kms conseguirei fazer?
Não deve fazer nenhum, por condução perigosa e excesso de velocidade :lol:
No meu, eu diria 100 km, entre 60/80 km/h
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por VETL » 13 jan 2014, 12:41

Orlando Escreveu:Já agora, numa nacional, entre os 80 e 100kmh, qts kms conseguirei fazer?
No dia 29 de Dezembro fui ao Porto.
No regresso, já de noite (luzes ligadas), com 4 adultos e uma criança no carro, climatização ligada nos 17ºC e após consulta ao log do LeafSpy (posso documentar portanto), podemos retirar os seguintes dados:

Início do regresso às 18:23 com 209 GID's (79,98% SOC) e 25227Km no odómetro.
Chegada a Aveiro às 19:24 com 31 GID's (10,70% SOC) e 25307Km no odómetro.

Fez portanto 80Km em 01h01m, tendo gasto 178GID's (69,28% SOC).
Apesar da média geral ser 80Km/h, para o conseguir vim quase sempre a mais de 90Km (o que mostra o conta-Km não é real e os cruzamentos e os semáforos estragam muito a média).
O percurso foi 90% de auto-estrada.
Com esta média e extrapolando, conseguiria fazer 100Km em 01h16m gastando 223GID's, ou seja 86,6% SOC.

Isto não responde ao que o Orlando questionou mas dá para ter uma ideia.
Se fossemos numa nacional teríamos mais regeneração mas duvido que se conseguisse esta média e portanto o consumo seria menor.
O facto do percurso ser nocturno, de levar climatização (o aquecimento no meu gasta para burro) e de o carro ir cheio também tem a sua influência.

Se o percurso fosse no sentido inverso eu não conseguiria esta média, como já tive oportunidade de demonstrar no meu DB.
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por Malm » 13 jan 2014, 14:49

Orlando Escreveu:Já agora, numa nacional, entre os 80 e 100kmh, qts kms conseguirei fazer?
Depende se estamos a falar de um Leaf de 2011 com 60.000 km ou um Leaf de 2013 com 10.000 km. A velocidades de 90 km/h, o primeiro fará uns 90 km, o segundo uns 110 km. Isto sem passar para baixo dos 10% de SoC. No de 2011 até pode acontecer que os GiDS comecem a baixar muito rapidamente a valores de SoC mais baixos. Mais uma razão para procurar manter sempre o SoC acima dos 20%. No meu i-MiEV as coisas ainda são mais complexas, já que a determinação do SoC não é muito eficiente. O meu limite é quando a BMS começa a ser incapaz de manter as células equilibradas e estas começam a apresentar diferenças superiores a 0,02 V quando parado. Isso tanto pode acontecer com 15%, 20% ou 25% de SoC. Em qualquer das situações ainda consigo fazer mais uns 10/15 km, mas certas células começam a aproximar-se muito rapidamente dos 2,75V e isso não é nada bom, até para a proteção dessas mesmas células (penso eu).
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por Orlando » 13 jan 2014, 16:29

Ok, percebi, são 100kms.
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por Essiemme » 13 jan 2014, 18:42

Lamento não ter muito tempo para poder fazer um teste real.

O nosso já está com 73.000 Kms mas ainda penso que consigo fazer o derradeiro teste à máquina, que é ir à santa terrinha (126 Kms) com o carro atulhado de malta e a subir :!:
Será desta que temos de "encostar" pelo caminho ? :P

Contudo, pelas outras deslocações que temos feito, parece-me que a máquina ainda consegue uma boa autonomia, claro está: com uma utilização moderada (entre os 80 e os 100 KM/h).
sm
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Re: Autonomia real do leaf

Mensagem por Malm » 13 jan 2014, 19:56

126 km. Desnível desfavorável. Faz-me lembrar Aveiras-Pombal, tão poucos o arriscaram. Mesmo com carros novos. Impossível a mais de 80 km/h no meu i-MiEV após dois anos e nove meses, sem qualquer dúvida.
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