Segundo esta fonte: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=9&t=1311 a bateria do Nissan Leaf tem 24 kWh. Tendo uma capacidade de 140 Wh/kg tem um peso de 171,4 kg.
Assumindo que o Leaf pesa 1.521 kg http://en.wikipedia.org/wiki/Nissan_Leaf, sem baterias, pesaria cerca de 1.350 kg.
Porque é que o Leaf (mesmo sem baterias) pesa tanto?

Peso do Nissan Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Peso do Nissan Leaf
Antes de mais bem-vindo SeteGu!
Sobre a bateria do LEAF a informação que circula é de que o peso total das células mais o invólucro das células (módulos) mais a estrutura que sustenta os módulos e ainda mais o controlador das baterias, é de cerca de 300kg. Os 171 kg de que falaste, e bem, penso serem apenas das células. Apesar de tudo, acho estranho os invólucros mais o suporte pesarem quase tanto quanto as células.
Sobre a bateria do LEAF a informação que circula é de que o peso total das células mais o invólucro das células (módulos) mais a estrutura que sustenta os módulos e ainda mais o controlador das baterias, é de cerca de 300kg. Os 171 kg de que falaste, e bem, penso serem apenas das células. Apesar de tudo, acho estranho os invólucros mais o suporte pesarem quase tanto quanto as células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Num dos videos da nissan abordam esse tema. O pack tem os tais 300Kgs já mencionados pelo MJR.
O carro é um carro global. A mesma versão tem que passar nos diferentes crashtests de vários continentes. Só há uma versão e ela passa no teste do poste japones, no offset europeu e no choque traseiro americano. Não só passa como teve pontuação máxima.
Foi um carro "feito à defesa". Se errarem alguma coisa matam um projecto inteiro.
O carro é um carro global. A mesma versão tem que passar nos diferentes crashtests de vários continentes. Só há uma versão e ela passa no teste do poste japones, no offset europeu e no choque traseiro americano. Não só passa como teve pontuação máxima.
Foi um carro "feito à defesa". Se errarem alguma coisa matam um projecto inteiro.
É imperioso aqui mencionar que o peso de um veículo não tem ligação directa com sua segurança passiva. Aliás, pelo contrário.
Quanto pior for a relação entre o tamanho (no sentido da capacidade de deformação e dissipação do embate) e o peso, mais difícil se torna alcançar bons resultados.
Posto isto, é de facto verossímil que, ao peso das baterias, se tenha de somar toda a estrutura extra adjacente de reforço e maior quantidade de material insonorizante.
Quanto pior for a relação entre o tamanho (no sentido da capacidade de deformação e dissipação do embate) e o peso, mais difícil se torna alcançar bons resultados.
Posto isto, é de facto verossímil que, ao peso das baterias, se tenha de somar toda a estrutura extra adjacente de reforço e maior quantidade de material insonorizante.
Obrigado pelas boas vindas.mjr Escreveu:Antes de mais bem-vindo SeteGu!
300 kg?

Também acho estranho o invólucro + o suporte pesar quase o tanto como a(s) bateria(s).
Com certeza que o Leaf não será o único "veiculo global".vgomes Escreveu:Num dos videos da nissan abordam esse tema. O pack tem os tais 300Kgs já mencionados pelo MJR.
Quanto a fazer um carro "à defesa" também não estou de acordo. Reparem que quanto menor o peso, maior a autonomia. A Nissan só tinha a ganhar ao fazer um carro mais leve.
É obvio que tem de haver uma estrutura forte que suporte o peso as baterias. No entanto, quase 130kg a mais? Parece-me demasiado peso... Uma estrutura (por exemplo) à base de carbono, à partida, seria suficientemente leve e resistente. Num carro que custa 36.000€ (em que o único imposto é o IVA) seria um "luxo" que (a meu ver) compensaria...ruicvt Escreveu:É imperioso aqui mencionar que o peso de um veículo não tem ligação directa com sua segurança passiva. Aliás, pelo contrário.
Tenho ideia de que o material isolante costuma ser bastante leve. Até porque o som propaga-se melhor em meios mais densos.