Página 1 de 1

Mais de 100 eléctricos vendidos em Portugal

Enviado: 12 jul 2011, 11:49
por ruimegas
"12-07-2011
Mais de 100 eléctricos vendidos em Portugal
As vendas de carros eléctricos em Portugal têm vindo a crescer consideravelmente. Desde o início do ano, altura em que foram lançados no país, até agora, foram vendidos 111 veículos, um valor que supera as estimativas iniciais das marcas, refere o Diário Económico.

Até ao momento, a Nissan é líder de vendas com 81 unidades do seu Leaf vendidas, 42 das quais a empresas e as restantes 39 a particulares. Segundo o jornal, a fabricante japonesa é considerada "a grande impulsionadora desta revolução tecnológica na indústria automóvel", sendo que tem assinado acordos com vários países, incluindo Portugal, no sentido de dinamizar a adopção de veículos eléctricos.

Em Portugal, a Nissan traçou já um perfil de comprador. O director de comunicação da Nissan Portugal, António Pereira Joaquim, afirma que "os clientes de um carro eléctrico são pessoas de classe média/média-alta, preocupados com questões ambientais mas também com forte racionalidade na análise de custos e benefícios".

Já a Mitsubishi vendeu 20 unidades do seu i-MiEV e conta com dez encomendas certas. "Tencionamos vender mais 30 a 40 unidades até ao final do ano", adiantou ao jornal o relações públicas da Mitsubishi Portugal, João Viegas.

A Peugeot surge em terceiro lugar da tabela de vendas, com 12 unidades do seu iOn vendidas desde o seu lançamento em Fevereiro. O objectivo da marca francesa é vender, até ao final do ano, 100 iOn no mercado nacional.

No sector automóvel, os carros eléctricos continuam a ser apontados como uma boa aposta. A "maior eficiência com menores perdas energéticas", a "não-emissão de CO2" e a "redução de tempo de manutenção com menores custos associados", são, nas palavras de João Viegas, factores diferenciadores dos carros movidos a electricidade. Além disso, salienta o jornal, "o custo da energia eléctrica despendida por veículos eléctricos com um sistema de armazenamento de energia em baterias corresponde a um terço do valor do custo de combustível utilizado num carro a combustão interna".

Em: http://www.mobie.pt/newsdetail?newsid=47110