"Ao volante do Nissan Leaf Por AutoFoco
Todos os domingos um novo ensaio! Hoje testamos o primeiro familiar eléctrico feito de raiz, o Nissan Leaf, já disponível por 35.990 €... a que se devem retirar os 5000 € de incentivo, decidido pelo anterior Governo.
Ao fim de seis dias ao volante do Nissan Leaf, foi quase penoso voltar a guiar os «normais» carros com motor de combustão interna! Controlada a ansiedade pela falta de autonomia, interiorizado o controlo do dia-a-dia com carregamentos bem planeados e ajustada a condução, é um mundo novo que se nos abre!
Apesar de ter mais 600 kg que um carro equivalente a gasolina/gasóleo, o Leaf tem boas acelerações e excelentes recuperações (mas lá se vai a autonomia...), transporta cinco ocupantes com muito conforto e tem uma mala standard quase tão grande (330 litros). Pode adornar um pouco nas curvas devido à macieza das suspensões, mas é imbatível no capítulo do conforto sonoro, com o silêncio quase total – ruídos aerodinâmicos e rolamento dos pneus não se conseguem anular...
A simplicidade de utilização – comandos óbvios e funções controláveis em ecrã táctil – e a extrema suavidade de rolamento tornam-se viciantes, os passeios familiares mais prazenteiros e... o risco de multas por excesso de velocidade menor, pelo claro convite que nos é feito a uma condução plácida. Só é pena este familiar de excelência ter autonomia de... citadino. Ou seja, o Nissan eléctrico podia ser um viajante de primeira pelo conforto mas, pelas limitações autonómicas, tem de se ficar pelos passeios domingueiros...
O Leaf é caro no momento da compra, sem dúvida. Mas, com os carregamentos nocturnos em tarifa bi-horária, os custos de utilização são baixíssimos: monitorizámos 270 km de utilização (quase...) normal, com cidade, estrada e (um pouco de) auto-estrada, nos quais gastámos 35,5 kWh, o que corresponde a 2,73 €, o equivalente a... dois litros de gasóleo.
A portinhola na frente do capot do Leaf esconde as duas tomadas para o carregamento. À esquerda a da carga rápida, com que conseguimos que a bateria passasse de 19 a 94% em cerca de um quarto de hora. À direita fica a tomada para o carregamento doméstico, a que se liga o cabo (6 metros) fornecido com o carro, dentro de prática mochila. É, contudo, um cabo para carregamento em rede de 16 amperes (A), o que nem todas as casas têm. Em opção (812 €) a Nissan vende um cabo semelhante mas para redes de apenas 10 A.
Interessante é o sistema de telemática Carwings (inscrição gratuita por 5 anos para os proprietários do Leaf) que permite controlar o carregamento ou ligar/desligar o ar condicionado a partir de casa ou do trabalho, com recurso à Internet ou a um iPhone ou iPad. Recolhendo os dados da condução (energia gasta, energia recuperada nas travagens, acessórios ligados, etc.), permite até que o condutor participe numa competição virtual e a nível global com todos os utilizadores de Leaf do Mundo!
Ainda do ponto de vista prático, a maior limitação do Leaf é estar destinado a quem tenha garagem com ficha própria, para o poder carregar de noite. Porque a rede de carregamento é ainda claramente insuficiente e o tempo de carga bastante longo. Mas não esqueçamos de que esta é uma mobilidade que ainda está a dar os primeiros passos. E já entusiasmantes!
Ficha Técnica
Potência 80 kW (109 cv)
Binário 280 Nm
Velocidade máx. 145 km/h
Acel. 0 a 100 km/h 11,9 s
Autonomia 175 km
Preço 35.990 €"
Em:
http://www.abola.pt/motores/ver.aspx?id=275667