O ESCRIBA ANDA DE ELÉCTRICO
Enviado: 02 set 2011, 11:03
O ESCRIBA ANDA DE ELÉCTRICO
"Luís Filipe Borges, mais conhecido entre o público como o Boinas – apresentador de "5 para a meia-noite" – escreve esta semana sobre a experiência ao volante de um carro eléctrico, na sua crónica semanal publicada na revista Tabú, do semanário SOL.
"Segundo dados de finais de Junho, há 111 carros eléctricos em Portugal88 deles Nissan LEAF Têm uma autonomia de cerca de 160 km e para quem ainda mantém dúvidas, não são híbridos mas sim 100% movidos a energia eléctrica. Os postos de abastecimento já abundam para Norte embora ainda seja virtualmente impossível levar uma destas máquinas até ao Algarve.
No fundo, funciona quase como um telemóvel. Dia sim, dia não, liga-se à ficha para carregar. O escriba anda ao volante de um LEAF e completou hoje os primeiros 1.000 km a bordo. Custo total dos abastecimentos? 5 euros. Sim, mil escudos dos antigos correspondentes a cinco carregamentos em casa oito horas na tomada, 1 euro de custo – mais uma dúzia deles na estação de serviço de Oeiras onde existe um posto rápido – meia hora para carregar, grátis (e o tempo ideal para beber a bica e ler o jornal).
Acresce a isto um painel solar catita ao fim do tejadilho destinado a alimentar tudo o que não é motor o que equivale a dizer que, se o condutor apanhar na frequência da M80, por exemplo, esse êxito chamado Walking on Sunshine, estará a fazer jus à letra. Literalmente. E depois há os extras requintados: um GPS que nos indica os postos mais próximos ou uma aplicação para o iPhone, gratuita, na qual é possível – por exemplo – ligar o ar condicionado desde o nosso recanto na praia, 5 minutos antes de embarcarmos para o regresso.
O LEAF não faz barulho, apenas um silvo destinado a avisar os transeuntesincautos e que pode perfeitamente ser desligado na auto-estrada. Rodando em cidade, e fazendo a média ao que gasta nas subidas mas ganha nas descidas, quase chega a não consumir energia (é possível sair de casa com 90 km no depósito, fazer uns 25 km durante o dia de trabalho e regressar com uns 88 de autonomia). Não é à toa que foi considerado o Carro do Ano.
De futuro, e será em breve, haverá decerto modelos com autonomia mais confortável na ordem dos 400/500 km – poupando assim engenhosas estratégias de viagem como as que alegadamente terão feito os pioneiros da travessia Lisboa-Porto num carro eléctrico (entre paragens para abastecer e caminho a 80 à hora para não esgotar a autonomia terão levado cerca de 10 horas). Mas é já, no momento em que lhe escrevo, um clássico instantâneo e um veículo indicado para os tempos que vivemos: poupa desmesuradamente no ambiente e na carteira."
Em: http://www.mobie.pt/newsdetail?newsid=52591
"Luís Filipe Borges, mais conhecido entre o público como o Boinas – apresentador de "5 para a meia-noite" – escreve esta semana sobre a experiência ao volante de um carro eléctrico, na sua crónica semanal publicada na revista Tabú, do semanário SOL.
"Segundo dados de finais de Junho, há 111 carros eléctricos em Portugal88 deles Nissan LEAF Têm uma autonomia de cerca de 160 km e para quem ainda mantém dúvidas, não são híbridos mas sim 100% movidos a energia eléctrica. Os postos de abastecimento já abundam para Norte embora ainda seja virtualmente impossível levar uma destas máquinas até ao Algarve.
No fundo, funciona quase como um telemóvel. Dia sim, dia não, liga-se à ficha para carregar. O escriba anda ao volante de um LEAF e completou hoje os primeiros 1.000 km a bordo. Custo total dos abastecimentos? 5 euros. Sim, mil escudos dos antigos correspondentes a cinco carregamentos em casa oito horas na tomada, 1 euro de custo – mais uma dúzia deles na estação de serviço de Oeiras onde existe um posto rápido – meia hora para carregar, grátis (e o tempo ideal para beber a bica e ler o jornal).
Acresce a isto um painel solar catita ao fim do tejadilho destinado a alimentar tudo o que não é motor o que equivale a dizer que, se o condutor apanhar na frequência da M80, por exemplo, esse êxito chamado Walking on Sunshine, estará a fazer jus à letra. Literalmente. E depois há os extras requintados: um GPS que nos indica os postos mais próximos ou uma aplicação para o iPhone, gratuita, na qual é possível – por exemplo – ligar o ar condicionado desde o nosso recanto na praia, 5 minutos antes de embarcarmos para o regresso.
O LEAF não faz barulho, apenas um silvo destinado a avisar os transeuntesincautos e que pode perfeitamente ser desligado na auto-estrada. Rodando em cidade, e fazendo a média ao que gasta nas subidas mas ganha nas descidas, quase chega a não consumir energia (é possível sair de casa com 90 km no depósito, fazer uns 25 km durante o dia de trabalho e regressar com uns 88 de autonomia). Não é à toa que foi considerado o Carro do Ano.
De futuro, e será em breve, haverá decerto modelos com autonomia mais confortável na ordem dos 400/500 km – poupando assim engenhosas estratégias de viagem como as que alegadamente terão feito os pioneiros da travessia Lisboa-Porto num carro eléctrico (entre paragens para abastecer e caminho a 80 à hora para não esgotar a autonomia terão levado cerca de 10 horas). Mas é já, no momento em que lhe escrevo, um clássico instantâneo e um veículo indicado para os tempos que vivemos: poupa desmesuradamente no ambiente e na carteira."
Em: http://www.mobie.pt/newsdetail?newsid=52591