Página 1 de 1

NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 09:27
por ruimegas
NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Imagem

"A marca nipónica anunciou uma nova célula de combustível para os veículos eléctricos alimentados com esta tecnologia, os FCEV, que terá menos de metade do tamanho da geração anterior


Esta nova tecnologia, parte do desenvolvimento da marca no que respeita à mobilidade Zero Emissões, beneficiou de melhoramentos feitos na MEA (Membrane Electrode Assembly) e no separador que encaminha a corrente. Desta feita, a nova célula de combustível possui uma densidade 2,5 vezes maior do que a da geração anterior, anunciando 2,5 kW/litro.

Mais ainda, moldando a estrutura de apoio do MEA juntamente com o sistema de laminação da célula de combustível, a Nissan conseguiu que o tamanho tenha sido reduzido em mais de metade face ao modelo anterior, além de que a utilização de platina e de outros componentes foi reduzida a um quarto dos valores anteriores, o que faz com que a nova célula de combustível custe um sexto do que custava o modelo da geração anterior."

Em: http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcia ... fault.aspx

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 10:00
por mjr
Bons resultados. Só faltou indicar a eficiência conseguida na conversão...

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 12:00
por mikexilva
E já agora um kit aftermarket para montar no portabagagens do LEAF, juntamente com o deposito num fundo falso ;) - isto sim era um verdadeiro híbrido de emissões zero ;)

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 12:32
por mjr
Nesse caso um híbrido na fonte de energia, pois a propulsão seria exclusivamente eléctrica.

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 13:49
por Filipe
Alem de bastarem 32 litros de capacidade para prefazer os 80 KW do motor actual, ainda limpava o ar poluido pelos CI's ;)

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 14:20
por mikexilva
Mas para o LEAF suponho que bastava uma FC com 20kw, para manter o carro a andar na autoestrada, pois a bateria encarrega-se de sustentar picos de potencia necessários ;)

Ou seja 10 litros para o FC e depois um deposito com 20 de hidrogénio ;)

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 14:41
por mjr
E nesse caso seria bastante mais barato também. O problema é que dizer que ficou 6 vezes mais barato que o anterior é muito vago. É que se custar mais de 10k para 25kW, penso não ter grande interesse.

Em termos de custos de utilização nade bate um eléctrico a baterias. O custo do hidrogénio por km não irá ser muito diferente do custo da gasolina/gasóleo ou GPL. No entanto para quem tem medo / precisa de mais autonomia, um híbrido FC / baterias pode ser interessante. Para manter os custo baixos teria de ter talvez metade da capacidade das baterias do LEAF e depois uma FC com potência suficiente para rodar a 120-130km/h. Os picos de potência para acelerações e travagens (regeneração) seriam através da bateria.

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 14 out 2011, 22:00
por mjr
http://green.autoblog.com/2011/10/14/ni ... ell-stack/

Além do já indicado anteriormente saliento o seguinte:
Nissan reportedly aims to launch a fuel cell passenger vehicle sometime after 2015 at a price of less than ten million yen ($130,170 U.S. at today's exchange rate).
São 100k €, em 2015 quando os custos, em princípio, baixarem ainda mais. 100k€! O pessoal das FC deve andar a fumar coisas engraçadas... Nessa altura um carro BEV com 300km de autonomia deve custar o mesmo que um LEAF actualmente.

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 15 out 2011, 00:42
por Filipe
Não é preciso comprar o carro, só a célula já dá para ter muita energia lá na horta. ;)

Re: NISSAN DESENVOLVE NOVA CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

Enviado: 15 out 2011, 21:59
por vgomes
Se for um da gama da Infinity não me choca. Já podem custar a volta disso hoje em dia dependendo do motor.