
Aceleração 0-100 km/h
- mjr
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Aceleração 0-100 km/h
Segundo vi no mynissanleaf, uma revista americana fez testes de aceleração ao LEAF e ao Volt. Aqui vão os resultados:
............LEAF Volt
0-10mph 0-16km/h :..0.7 sec 0.8 sec
0-20mph 0-32km/h :.....1.8 ..1.9
0-30 0-48km/h :.....3.0 ..3.1
0-40 0-64,3km/h :.....4.6 ..4.6
0-50 0-80,4 km/h :.....6.7.. 6.4
0-60 0-96,5km/h :.....9.4 ..8.8
0-70 0-112,6 km/h :.....13.1 ..11.7
0-80 0-128,7 km/h :.....17.8 ..15.6
0-90 0-144,8 km/h :.....24.7 ..20.6
0-100 0-160,9km/h :.....NA ..28.1
Fazendo uma interpolação para os 100km/h, dá cerca de 10,1 s. Bem melhor que os 11,9 anunciadas pela Nissan!
Dá para ver como a distribuição perfeita da curva de potência de um motor eléctrico permite que um carro de 1500kg com apenas 80kw faça melhor que o meu Golf IV TDI com 85kW e 1250kg!
............LEAF Volt
0-10mph 0-16km/h :..0.7 sec 0.8 sec
0-20mph 0-32km/h :.....1.8 ..1.9
0-30 0-48km/h :.....3.0 ..3.1
0-40 0-64,3km/h :.....4.6 ..4.6
0-50 0-80,4 km/h :.....6.7.. 6.4
0-60 0-96,5km/h :.....9.4 ..8.8
0-70 0-112,6 km/h :.....13.1 ..11.7
0-80 0-128,7 km/h :.....17.8 ..15.6
0-90 0-144,8 km/h :.....24.7 ..20.6
0-100 0-160,9km/h :.....NA ..28.1
Fazendo uma interpolação para os 100km/h, dá cerca de 10,1 s. Bem melhor que os 11,9 anunciadas pela Nissan!
Dá para ver como a distribuição perfeita da curva de potência de um motor eléctrico permite que um carro de 1500kg com apenas 80kw faça melhor que o meu Golf IV TDI com 85kW e 1250kg!
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Aceleração 0-100 km/h
espectáculo...
E dos 0 kmh aos 50 kmh dá "rata" a muitos, incluindo o Híbrido Volt/Ampera

Os semáforos vão ser zona de gozo absoluto nos primeiros 50 metros


E dos 0 kmh aos 50 kmh dá "rata" a muitos, incluindo o Híbrido Volt/Ampera


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NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: Aceleração 0-100 km/h
Não sei se os primeiros prototipos têm a mesma configuração e as mesmas configurações (ajustes) electronicas que estes ultimos modelos, mas pode não ser exactamente igual.
Eu diria mais, com a tecnologia persente no Leaf, se alguem da Nissan no Japão quiser que o LEAF do Rui (Serial Number xpto) hoje tenha mais 10 ou 15 cavalos, vai lá ao portal e onde tem 80kw no limite mete 90 e no próximo restart o carro está no modo anti-ECO
Eu diria mais, com a tecnologia persente no Leaf, se alguem da Nissan no Japão quiser que o LEAF do Rui (Serial Number xpto) hoje tenha mais 10 ou 15 cavalos, vai lá ao portal e onde tem 80kw no limite mete 90 e no próximo restart o carro está no modo anti-ECO

Re: Aceleração 0-100 km/h
Bons valores
. Mas, mjr, atenção que 3,5s 0-50 Km/h é um valor comum a um 1.6 diesel do segmento C, cujo peso ronda os 1200-1300kg. Por isso, penso que o Leaf não chega bem ao teu
. A sensação de aceleração contínua é que pode indiciar maior desenvoltura.
Como exemplo: Um Nissan Qashqai +2 1.5 DCi de 106cv cujo peso ultrapassa os 1450kg, faz (valores medidos) dos 0-50 em 3,8s (com jantes 18")
Tendo em conta que o teu Golf tem cerca de 125-130cv de potência real e pesa os tais 1250kg, regista valores melhores em qualquer aceleração. A diferença é a disponibilidade e facilidade que o Leaf demonstra logo no arranque. Para fazer o mesmo num Golf ou outro, teria de se fazer muito maior esforço (e barulho!)


Como exemplo: Um Nissan Qashqai +2 1.5 DCi de 106cv cujo peso ultrapassa os 1450kg, faz (valores medidos) dos 0-50 em 3,8s (com jantes 18")
Tendo em conta que o teu Golf tem cerca de 125-130cv de potência real e pesa os tais 1250kg, regista valores melhores em qualquer aceleração. A diferença é a disponibilidade e facilidade que o Leaf demonstra logo no arranque. Para fazer o mesmo num Golf ou outro, teria de se fazer muito maior esforço (e barulho!)

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Re: Aceleração 0-100 km/h
Fazendo interpolação para os 0-50km/h, dá ligeiramente menos de 3,2 s (3s até aos 48km/h).ruicvt Escreveu:Bons valores. Mas, mjr, atenção que 3,5s 0-50 Km/h é um valor comum a um 1.6 diesel do segmento C, cujo peso ronda os 1200-1300kg. Por isso, penso que o Leaf não chega bem ao teu
. A sensação de aceleração contínua é que pode indiciar maior desenvoltura.
Como exemplo: Um Nissan Qashqai +2 1.5 DCi de 106cv cujo peso ultrapassa os 1450kg, faz (valores medidos) dos 0-50 em 3,8s (com jantes 18")
Tendo em conta que o teu Golf tem cerca de 125-130cv de potência real e pesa os tais 1250kg, regista valores melhores em qualquer aceleração. A diferença é a disponibilidade e facilidade que o Leaf demonstra logo no arranque. Para fazer o mesmo num Golf ou outro, teria de se fazer muito maior esforço (e barulho!)
Neste site:
http://blogs.insideline.com/straightlin ... n-gti.html
vi que um Golf TDI com 140cv faz 3,0s dos 0-48km/h (0-30mph), por isso o meu 115cv será seguramente inferior. Nunca fiz melhor que os 10,3s 0-100km/h (ou 10,0s 0-60mph) anunciados pela marca. Mais uma vez os cerca de 10,1s 0-100km/h aqui medidos são melhores.
O Qashqai que falaste é muito inferior ao LEAF, apesar de ser ainda mais leve.
O que faz o LEAF conseguir melhores resultados nestas acelerações que o meu GOLF, apesar da menor potência e muito maior peso do LEAF, é o facto de a entrega de potência ser constante. No caso do Golf, a potência máxima só é atingida às 4000rpm. Na zona de binário máximo (1900rpm) a potência do Golf já só é de 56KW. Há ainda a ter em conta o facto de nas mudanças de relação se perder algum tempo. Para chegar aos 100km/h necessito de mudar 3 vezes de relação!
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Re: Aceleração 0-100 km/h
Sem dúvida, o tempo de troca de relação na caixa e o binário e potência mais "tardios" contam e muito para o tempo.
Mesmo assim acho estranho, porque um BMW série 3 com 116cv (316d) com 1475kg de peso demora 3,4s dos 0-50. Penso que o teu fará em menos. Mas estes números são sempre relativos.
Mostrei o caso do Qashqai, porque pesa apenas menos 30kg que um Leaf, tem o atrito de pneus 215 em jante 18", menor binário e potência equiparável, e o tempo de troca de relações de caixa e fica a cerca de 0,6s. Não é MUITO pior.
De qualquer maneira, o Leaf não deixa de ter um excelente arranque, mas não é uma abissal diferença para CI's não muito mais potentes.
Mesmo assim acho estranho, porque um BMW série 3 com 116cv (316d) com 1475kg de peso demora 3,4s dos 0-50. Penso que o teu fará em menos. Mas estes números são sempre relativos.
Mostrei o caso do Qashqai, porque pesa apenas menos 30kg que um Leaf, tem o atrito de pneus 215 em jante 18", menor binário e potência equiparável, e o tempo de troca de relações de caixa e fica a cerca de 0,6s. Não é MUITO pior.

De qualquer maneira, o Leaf não deixa de ter um excelente arranque, mas não é uma abissal diferença para CI's não muito mais potentes.
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Re: Aceleração 0-100 km/h
Atenção que há duas maneiras de medir as acelerações. Os valores que estou a dar são desde os 0 km/h. Há quem faça medições com o arranque do carro cerca de 30cm antes do ponto de medida do início, o que dá normalmente 0,3 a 0,4 segundos de diferença nas medidas. Para tirar dúvidas o melhor é que o teste indique os dois tipos de medidas.ruicvt Escreveu:Sem dúvida, o tempo de troca de relação na caixa e o binário e potência mais "tardios" contam e muito para o tempo.
Mesmo assim acho estranho, porque um BMW série 3 com 116cv (316d) com 1475kg de peso demora 3,4s dos 0-50. Penso que o teu fará em menos. Mas estes números são sempre relativos.
Mostrei o caso do Qashqai, porque pesa apenas menos 30kg que um Leaf, tem o atrito de pneus 215 em jante 18", menor binário e potência equiparável, e o tempo de troca de relações de caixa e fica a cerca de 0,6s. Não é MUITO pior.![]()
De qualquer maneira, o Leaf não deixa de ter um excelente arranque, mas não é uma abissal diferença para CI's não muito mais potentes.
Uma descrição do processo:
A Few Words About Rollout
The term "rollout" might not be familiar, but it comes from the drag strip. The arrangement of the timing beams for drag racing can be confusing, primarily because the 7-inch separation between the "pre-stage" and "stage" beams is not the source of rollout. The pre-stage beam, which has no effect on timing, is only there to help drivers creep up to the starting position. Rollout comes from the 1-foot separation (11.5 inches, actually) between the point where the leading edge of a front tire "rolls in" to the final staging beam — triggering the countdown to the green light that starts the race — and the point where the trailing edge of that tire "rolls out" of that same beam, the triggering event that starts the clock. A driver skilled at "shallow staging" can therefore get almost a free foot of untimed acceleration before the clock officially starts, effectively achieving a rolling-start velocity of 3-5 mph and shaving the 0.3 second it typically takes to cover that distance off his elapsed time (ET) in the process.
We believe the use of rollout for quarter-mile timed runs is appropriate, as this test is designed to represent an optimum drag strip run that a car owner can replicate at a drag strip. In the spirit of consistency, we also follow NHRA practice when calculating quarter-mile trap speed at the end of the run. So we publish the average speed over the final 66 feet of the quarter-mile run, even though our VBOX can tell us the instantaneous speed at the end of the 1,320-foot course, which is usually faster.
On the other hand, the use of rollout with 0-60 times is inappropriate in our view. For one, 0-60-mph acceleration is not a drag-racing convention. More important, it's called ZERO to 60 mph, not 3 or 4 mph to 60 mph, which is what you get when you apply rollout. While it is tempting to use rollout in order to make 0-60 acceleration look more impressive by 0.3 second, thereby hyping both the car's performance and the apparent skill of the test driver, we think it's cheating.
Nevertheless, some car magazines and some automobile manufacturers use rollout anyway — and fail to tell their customers. We've decided against this practice. We publish real 0-60 times instead. But in order to illuminate this issue and ensure we do justice to every car's real performance, we've begun publishing a clearly marked "with rollout" 0-60 time alongside the primary no-rollout 0-60 time so readers can see the effects of this bogus practice.
Sobre o Qashqai, 0,6s parece pouco mas na realidade é muito. Em termos proporcionais equivale a mais de 1,5 segundos nos 0-100km/h!
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Re: Aceleração 0-100 km/h
Não sei como fazem nos EUA, mas cá penso que as medições são feitas mesmo de 0-50km/h.
Tens razão. A aceleração do Qashqai 0-100 é superior em cerca de 1 segundo e pouco (12,2s).
Mas atenção às atenuantes que mencionei. Atrito dos pneus 215 em jante 18, tempo de troca de relação da caixa, menor binário, apenas 30kg de diferença, etc. Foi neste cenário que não concordei que o Qashqai fosse "muito inferior" ao Leaf, como referiste. Na verdade, não o acho, apesar do Leaf ser, obviamente, muito mais solícito e agradável em termos de retomas de velocidades até aos 100.
Tens razão. A aceleração do Qashqai 0-100 é superior em cerca de 1 segundo e pouco (12,2s).
Mas atenção às atenuantes que mencionei. Atrito dos pneus 215 em jante 18, tempo de troca de relação da caixa, menor binário, apenas 30kg de diferença, etc. Foi neste cenário que não concordei que o Qashqai fosse "muito inferior" ao Leaf, como referiste. Na verdade, não o acho, apesar do Leaf ser, obviamente, muito mais solícito e agradável em termos de retomas de velocidades até aos 100.
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Re: Aceleração 0-100 km/h
De facto a diferença não é brutal, mas já é considerável. Uma pequena ressalva no peso do LEAF, que tinha ideia de ser de 1500kg, mas pelo que vi é de 1530kg , aumentando ligeiramente a diferença para o Qashqai X2. Os pneus não me parecem ter efeito, até porque os do LEAF podem limitar um pouco a aderência no início. O que faz o eléctrico ser superior é de facto a curva de potência com potência constante (limitada pelo binário máximo de 280Nm), e a ausência de relações de caixa (sem o tempo nas mudanças de caixa e também sem perdas de potência na caixa).ruicvt Escreveu:Não sei como fazem nos EUA, mas cá penso que as medições são feitas mesmo de 0-50km/h.
Tens razão. A aceleração do Qashqai 0-100 é superior em cerca de 1 segundo e pouco.
Mas atenção às atenuantes que mencionei. Atrito dos pneus 215 em jante 18, tempo de troca de relação da caixa, menor binário, apenas 30kg de diferença, etc. Foi neste cenário que não concordei que o Qashqai fosse "muito inferior" ao Leaf, como referiste. Na verdade, não o acho, apesar de do Leaf ser, obviamente, muito mais solícito e agradável em termos de retomas de velocidades até aos 100.
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Re: Aceleração 0-100 km/h
É curioso como a Nissan há uns anos apostou em caixas CVT (variação contínua), mas as performances de acelerações e recuperações não melhoraram... Neste aspecto, as caixas DSG (dupla embraiagem) da VW são mais eficazes a atenuar os malefícios do binário máximo não constante.
Aqui o Leaf não tem problemas
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