Gasóleo simples ou com aditivos
Gasóleo simples ou com aditivos
Agora que os combustíveis me são mais "estranhos " do que a mobilidade Eletrica, gostava de saber a opinião de quem tenha informações a acrescentar neste tópico.
Do que li, embora o "simples" cumpra a norma EN590, para as bombas injectoras não é o mais saudável...
Do que li, embora o "simples" cumpra a norma EN590, para as bombas injectoras não é o mais saudável...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Gasóleo simples ou com aditivos
O CI que eu tinha levou 10 anos sempre gasóleo de hipermercado e foi vendido sem problemas e a andar...
Um dia destes tenho que parar numa gasolineira para ver os novos rótulos que dizem agora ser obrigatórios com a indicação discriminada dos aditivos.
Provavelmente não valem o dinheiro extra que cobram.
Um dia destes tenho que parar numa gasolineira para ver os novos rótulos que dizem agora ser obrigatórios com a indicação discriminada dos aditivos.
Provavelmente não valem o dinheiro extra que cobram.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Para mim são todos diferentes. O ultimate da BP só me compensou em motores de 2000cc para cima. No E220 cdi notava-se logo na redução do fumo.
Conheço muita gente com jeep's, mercedes, etc com a mesma opinião.
No meu 1.4tdi, tirando uma ligeira redução do ruído, não faz rigurosamente mais nada! Dinheiro perdido.
Conheço muita gente com jeep's, mercedes, etc com a mesma opinião.
No meu 1.4tdi, tirando uma ligeira redução do ruído, não faz rigurosamente mais nada! Dinheiro perdido.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 25 fev 2015, 01:54
- Data de fabrico: 24 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Se não tiver um carro recente qualquer gasóleo serve
Isto já foi testado por várias empresas, não há diferenças nenhumas, só se engana quem quer.
O combustível vem todo do mesmo sítio, todos os testes demonstram isso mesmo, só uma empresa refina. https://youtu.be/FhpMLkAuzXA
O combustível vem todo do mesmo sítio, todos os testes demonstram isso mesmo, só uma empresa refina. https://youtu.be/FhpMLkAuzXA
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Há uns anos atrás, trabalhei na CLC em Aveiras de Cima
http://www.clc.pt/index.php?lang=pt
e de facto o combustível para a Galp/BP/SHELL era o mesmo, variando "apenas" os aditivos de cada companhia.
Os aditivos, proprietário de cada companhia, servem para adicionar ao combustível algumas propriedades:
- menos fumo
- maior protecção ao motor
- melhores pretações
- menos consumo
- ...
Aliás, se nos combustíveis líquidos ainda há diferenças a nível de aditivos, o gás em botija é rigorosamente igual tanto para a GALP/SHELL/BP(RUBIS).
Aqui é que é uma questão de preço apenas e do redutor que temos lá em casa....
A meu ver, e não havendo nenhuma contra-indicação no manual do carro, qualquer combustível servirá.
Obviamente que se usar combustível simples não terá as "vantagens" dos aditivos.
Agora estes "novos motores" com FAP e afins... não sei até que ponto são ou não esquisitos...
Também nada nos impede, colocar combustível sem aditivos da marca e ir a uma loja especializada e comprar aditivos a gosto.
Pode é não ser economicamente vantajoso mas ao menos sabemos que estamos a usar.
Quando vamos abastecer a uma bomba de combustível temos a certeza do que lá está dentro?
Já agora, o meu velhinho e ex-fumarento, Fiat Bravo 105 JTD, até se alimentou de vários livros de óleo de fritar fora de prazo e nunca se queixou... aliás, até consumia menos gasóleo... era directamente da garrafa para o depósito (proporção de +/- 5%).
http://www.clc.pt/index.php?lang=pt
e de facto o combustível para a Galp/BP/SHELL era o mesmo, variando "apenas" os aditivos de cada companhia.
Os aditivos, proprietário de cada companhia, servem para adicionar ao combustível algumas propriedades:
- menos fumo
- maior protecção ao motor
- melhores pretações
- menos consumo
- ...
Aliás, se nos combustíveis líquidos ainda há diferenças a nível de aditivos, o gás em botija é rigorosamente igual tanto para a GALP/SHELL/BP(RUBIS).
Aqui é que é uma questão de preço apenas e do redutor que temos lá em casa....
A meu ver, e não havendo nenhuma contra-indicação no manual do carro, qualquer combustível servirá.
Obviamente que se usar combustível simples não terá as "vantagens" dos aditivos.
Agora estes "novos motores" com FAP e afins... não sei até que ponto são ou não esquisitos...
Também nada nos impede, colocar combustível sem aditivos da marca e ir a uma loja especializada e comprar aditivos a gosto.
Pode é não ser economicamente vantajoso mas ao menos sabemos que estamos a usar.
Quando vamos abastecer a uma bomba de combustível temos a certeza do que lá está dentro?

Já agora, o meu velhinho e ex-fumarento, Fiat Bravo 105 JTD, até se alimentou de vários livros de óleo de fritar fora de prazo e nunca se queixou... aliás, até consumia menos gasóleo... era directamente da garrafa para o depósito (proporção de +/- 5%).
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Mafgod, que o combustivel é igual eu sei, mas os aditivos fazem toda a diferença e acho que é por aí que o pessoal gosta mais ou não. A minha experiencia baseia-se em muiiiitas centenas de milhares de km, nem sequer ligo ao que a deco diz porque fizerem testes com motores diferentes, e percursos diferentes.
Entre o gasoleo normal e o primium, para mim depende da cilindrada principalmente. Na gasolina, não tive tanta experiencia mas o meu clio 1.2 fazia menos uns 200km com a repsol vs galp, alem de ter muuuiito menos força. Claro que notava isso porque o carro era fraco, se fosse potente nem devia dar por ela.
Entre o gasoleo normal e o primium, para mim depende da cilindrada principalmente. Na gasolina, não tive tanta experiencia mas o meu clio 1.2 fazia menos uns 200km com a repsol vs galp, alem de ter muuuiito menos força. Claro que notava isso porque o carro era fraco, se fosse potente nem devia dar por ela.
Fazia menos 200 klms num depósito?
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
que historia mal contada...200km!!!LOLFil Escreveu:Fazia menos 200 klms num depósito?
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Concordo mais com esta versão: