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Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 02:50
por BECOOL
Há menos de 1 mês um artigo no insideevs.com previa a chegada neste Outono de um Nissan Leaf com mais autonomia e uma bateria com maior capacidade. Esta especulação ia ao encontro das palavras de Carlos Ghosn que disse que este ano era o ano de afirmação do carro eléctrico. A Nissan iria começar a superar os dois grandes problemas do carro eléctrico que são preço e autonomia. A estratégia é simples, gradualmente baixar o preço e aumentar a autonomia.

Nota: Nos EUA os MY (model year) estão sempre adiantados. Um carro MY 2016 começa a ser vendido logo em 2015.

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http://insideevs.com/longer-range-2016-nissan-leaf-coming/

Agora chega-nos esta informação, não oficial, mas que provem de alguém supostamente ligado à Nissan.

2016 LEAF trim levels will break down as follows:

S 24kWh
SV 30kWh
SL 30kWh

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=4&t=19818


A confirmar-se resta saber se a Nissan muda já este ano para baterias NMC que são mais resistentes, ou por agora mantém as LMO e espera pela próxima geração para fazer a actualização já muito esperada.

Considerando que actualmente o Nissan Leaf com a bateria de 24 KWh tem uma autonomia de 200 km em ciclo NEDC, supostamente passará para 250 km, isto considerando que o carro mantém o peso e eficiência actuais. Ultrapassará assim em autonomia o recém chegado Renault Zoe R240 com os seus 240 km NEDC.


É assim que o carro eléctrico se massificará, com graduais e frequentes diminuições de preço e aumentos de autonomia. Não é com saltos tecnológicos gigantes de 4 em 4 anos. Isto é bom para os fabricantes automóveis, pois haverá muita gente com dinheiro disposta a trocar de carro praticamente todos os anos para ter acesso à última tecnologia... Quem quiser recorrer ao mercado de usados para comprar um carro eléctrico mais barato também lucra com isto.


Siga a discussão :arrow:

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 03:14
por Filipe
Obrigado, prefiro esperar pela versão de 48 Kw com nova carroçaria. :geek:

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 08:44
por Orlando
Prefiro esperar pelas notícias oficiais e depois pensar nisso.
Aliás se houver 30kwh....e retrocompatibilidade...o mercado de usados é capaz de disparar.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 10:42
por jfr2006
E estes modelos vão aparecer por cá quando? No próximo ano?

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 10:47
por Orlando
jfr2006 Escreveu:E estes modelos vão aparecer por cá quando? No próximo ano?
Mistério....

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 13:54
por BECOOL
Como a Nissan tem fábricas nos EUA, Reino Unido e Japão, este modelo deve ser lançado praticamente ao mesmo tempo no final do ano, provavelmente logo a seguir do Chevrolet Volt 2016.

A Nissan continua obrigada a ter baterias para honrar a garantia dos carros que já vendeu, por isso faz sentido que continue a existir a opção de 24 KWh. Infelizmente a bateria de 30 KWh não deverá ser retrocompactível. No entanto, a nova bateria de 24 KWh, com o aumento da densidade energética, deverá ser mais leve que a antiga. Esta redução de peso deverá aumentar um pouco a autonomia/eficiência e as prestações (diminuição do tempo de travagem e melhor aceleração) do Leaf.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 17:17
por mjr
A ser verdade eu aponto para que seja ainda este ano, pelo menos nos EUA. Saindo a informação cá para fora eles têm de agir rapidamente senão as vendas caem a pique.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 22 mai 2015, 23:28
por ricardot
Não estou a ver uma pessoa com o MK2 trocar por esta nova versão so porque a autonomia aumentou .

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 23 mai 2015, 00:44
por mjr
Eu se estivesse para comprar um Leaf e soubesse que em breve a versão que eu iria comprar passaria a ter mais 25% de capacidade possivelmente ao mesmo preço certamente esperaria. Nenhuma marca quer que isso aconteça antes do inventário de modelos antigos ser muito baixo e já fora de produção.

Re: Nissan Leaf MY 2016 com bateria de 30 KWh

Enviado: 23 mai 2015, 01:05
por BECOOL
Acho que o Leaf com bateria de 30 KWh vai ser uma alavanca para a melhoria dos carros eléctricos.

O Nissan Leaf quando saiu serviu de referência para os outros fabricantes e isto viu-se quando começaram a surgir novos carros eléctricos, todos muito parecidos na autonomia como o Volkswagen e-Golf, Ford Focus electric, BMW i3, Honda Fit EV, etc...

Este novo modelo obriga os outros fabricantes a actualizarem os seus carros para acompanharem o aumento de autonomia. A referência passará a ser 250 km em ciclo optimista NEDC, todos os novos carros eléctricos deverão pelo menos obter esta marca. Este aumento de autonomia não é difícil de alcançar, basta que passem a usar uma bateria NMC com densidade energética de 200 wh/kg, tal como a utilizada no Kia Soul EV.

Já neste fórum fiz o exercício de simular a actualização de bateria nos vários carros eléctricos actualmente à venda:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 150#p42281

Densidade energética das células e autonomia actuais:

Renault Zoe: 173wh/kg - 240km NEDC
BMW i3: 130wh/kg - 190km NEDC
Mitsubishi Miev: 109wh/kg - 160km NEDC
Nissan Leaf: 157wh/kg - 200km NEDC
Kia Soul EV: 200wh/kg - 212km NEDC


Autonomia caso fossem usadas as células da SK Innovation:

Renault Zoe: 200/173x240=277km NEDC
BMW i3: 200/130x190=292km NEDC
Mitsubishi Miev: 200/109x160=294km NEDC
Nissan Leaf: 200/157x200=255km NEDC


Como podem ver é possível já hoje, recorrendo a baterias que se encontram em uso nos Kia Soul EV, aumentar facilmente a autonomia dos carros eléctricos. As baterias dos Tesla Model S têm uma densidade energética ainda maior, cerca de 250 wh/kg, mas é preciso muito cuidado na construção do pack, pois a química NCA usada não é muito segura e as células facilmente se incendeiam se perfuradas. Para carros eléctricos o melhor é mesmo a NMC.

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http://batteryuniversity.com/learn/article/explaining_lithium_ion_chemistries
Não se esqueçam que uma bateria com mais capacidade também significa menor degradação, pois fica sujeita a menos Cs...

Considerando que um carro eléctrico em auto-estrada puxe 30 KW, se tiver uma bateria de 60 KWh significa uma descarga a 0,5 C. O que para uma bateria de lítio o ideal é não ultrapassar este valor. Mas se for um carro com bateria já degradada e com 15 KWh isto significa uma descarga a 2 C, o que a longo prazo não é nada bom. Os Tesla têm esta vantagem, com grandes baterias elas ficam sujeitas a menor desgaste.