Página 1 de 1
V2H
Enviado: 15 jun 2015, 11:49
por OCasal
Pelo que vejo publicado só o formato Chademo tem aplicação no V2H. A ser verdade uma grande mais valia para as marcas que apostam nesta porta de carga, que pode assim ser usada nos dois sentidos, dar e receber!
Re: V2H
Enviado: 15 jun 2015, 12:02
por alexmol
Não vejo dificuldade técnica em usar o CCS para V2H, é só questão de software.
Já os modelos apenas com AC (Menekkes) é que estão, à partida, fora dessa corrida.
Re: V2H
Enviado: 15 jun 2015, 15:17
por BECOOL
É também por isso que o Zoe devia possibilitar a ligação directa à bateria para carregadores rápidos em CC (corrente contínua), fosse por CCS ou mesmo mennekes.
O V2H vai criar uma nova modalidade, a electricity jacking, "roubar" electricidade sempre que possível para depois injectar em casa
Ter uma ligação directa à bateria também possibilita o carregamento mais eficiente através de painéis solares ou qualquer outra fonte de corrente contínua. Através de um regulador de carga MPPT evitava-se converter a corrente contínua dos painéis solares para alternada, e depois o carregador interno do carro converter de novo para contínua para carregar as baterias. É um desperdício de energia.
Com uma dúzia de painéis solares no telhado ligados em série facilmente se obtém a tensão necessária para carregar um carro eléctrico.
Esta ideia não é nova, já existe o projecto Open CHAdeMO.
Re: V2H
Enviado: 15 jun 2015, 16:02
por alexmol
BECOOL Escreveu:Ter uma ligação directa à bateria também possibilita o carregamento mais eficiente através de painéis solares ou qualquer outra fonte de corrente contínua. Através de um regulador de carga MPPT evitava-se converter a corrente contínua dos painéis solares para alternada, e depois o carregador interno do carro converter de novo para contínua para carregar as baterias. É um desperdício de energia.
Com uma dúzia de painéis solares no telhado ligados em série facilmente se obtém a tensão necessária para carregar um carro eléctrico.
É verdade que seria mais eficiente, mas implica um sistema para comutar entre carregar VE e alimentar um inversor, senão os paineis ficam exclusivamente para carga VE ficando muitas horas sem carga a desperdiçar produção.
Re: V2H
Enviado: 15 jun 2015, 16:37
por BECOOL
Certo.
Mas isso é facílimo, é tipo um sistema de "dump load" que temos nos controladores de carga eólicos que funcionam quando as baterias já estão cheias e a carga é cortada. Só que neste caso o "dump load" em vez de ser uma resistência seria um inversor de ligar à corrente do tipo grid-tie.
Era porreiro a Efacec começar a pensar nisto.
Isto só para dizer que há muitas possibilidades para o futuro.
Re: V2H
Enviado: 15 jun 2015, 17:38
por OCasal
O chademo é para morrer na europa...
CCS também da facilmente.... Preciso vontade....
Até nisto o Chademo está a colocar-se na linha da frente e candeia que vai à frente alumia 2 vezes!

Re: V2H
Enviado: 16 jun 2015, 10:38
por mjr
rdias Escreveu:Mas a Alemanha ( menekes ) quer matar chademo...
...na Europa.