Hoje estava a "passear" pelo Google à procura de um telemóvel Android com boa bateria e encontrei o que poderá ser a bateria do Leaf de segunda geração.
O telemóvel é o X550 da Bluboo.
http://www.bluboo.com.cn/product/showpr ... g=en&id=52
Ao ver o fabricante da bateria, lembrei-me de notícias que já tinha lido deste fabricante e do seu projecto para baterias para carros eléctricos.
A bateria de 5300mah deste telemóvel é da amprius, 5300mah para bateria de telemóvel é muito mah, o meu Xiaomi Red Rice tem uma de 2050mah... Este fabricante de baterias para telemóveis é parceiro da Nissan, é por isto que tem importância para o que estamos a falar neste tópico.
Nos últimos anos temos lido notícias de baterias fantásticas com o dobro da densidade energética e a metade do preço das actuais. O problema é que muitas destas notícias servem apenas para algumas empresas captarem investimentos e depois fugirem com o dinheiro para o México...
A amprius tem contribuído para este tipo de notícias, prevendo ter para breve uma bateria de 330wh/kg para ser usada em carros eléctricos, a diferença é que a amprius tem a credibilidade de um fabricante que já fabrica e vende baterias, não é uma empresa que apenas tem baterias em projecto. Os factos de este fabricante ser parceiro da Nissan e enviar regularmente para teste células de lítio a uma agência do governo dos EUA, dão ainda mais credibilidade.
A recente bateria de 5300mah para o telemóvel demonstra que a amprius finalmente conseguiu aumentar a densidade energética das suas baterias.
A bateria actual do Nissan Leaf tem uma densidade energética de 157wh/kg.
Mais informações neste relatório do ano passado:
•
Amprius –project lead
•
BASF –cathode development
•
Nissan – cell design
Final performance targets:
•
>680 Wh/L energy density, >330 Wh/kg, 300 - 1,000 cycles
•
Calendar life degradation indicative of 5 -10 year life
•
Safe, durable cell construction
http://energy.gov/sites/prod/files/2014 ... 2014_p.pdf
As células usadas em carros eléctricos deverão ser maiores que as usadas nos telemóveis. Tendo em conta que para a tensão normalmente usada em carros eléctricos implica utilizar cerca de 96 células em série, cada célula deverá ser aproximadamente de 140ah ou 70ah se usadas duas em paralelo.
Resumindo, 330wh/kg é mais do dobro de 157wh/kg.
Considerando a autonomia de 199km em NEDC para o Leaf actual, a actualização de bateria suponha uma subida para 418 km NEDC. Isto mantendo o mesmo peso.
Mas podemos fazer outras contas se considerarmos o volume em vez de massa. As células actuais usadas no Leaf têm uma densidade energética de 317Wh/L enquanto as da amprius têm 680Wh/L e mesmo 700Wh/L. Podemos assim ter uma autonomia de 440km NEDC, mantendo a bateria com o mesmo tamanho e apenas um pouco mais pesada.
Já houve um Leaf em testes com duas baterias, uma delas no porta-bagagens, teria assim 880km em NEDC

Mas acho que a autonomia adicional não compensava o peso extra.
Estou curioso para saber que tipo de células a Panasonic vai usar na Gigafactory da Tesla. Correm o risco de começar a produzir células já obsoletas se mantiverem a mesma química.
Um coisa é certa, as baterias já estão disponíveis, e a Renault-Nissan não vai querer perder a liderança na mobilidade eléctrica. Para o ano já se poderá fazer Porto-Lisboa e Lisboa-Faro num carro eléctrico sem parar para carregar nem ter que roubar um banco para comprar um Tesla.