Carregar a 10A ou 16A

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Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por jasmim » 21 ago 2015, 09:42

Durante um carregamento noturno, ou seja com muito tempo, o que é recomendável, carregar a 10A ou 16A?
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por Orlando » 21 ago 2015, 09:56

Os experts referem que a 16a a eficiência é maior.
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por jasmim » 21 ago 2015, 10:23

Não aquece mais as baterias?

Quando te referes a eficiência significa que se gasta mais eletricidade a 10A do que a 16A?
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por lmlr » 21 ago 2015, 10:34

Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.

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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por ICEM4N » 21 ago 2015, 10:50

lmlr Escreveu:Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
Mas ja me disseram que no planeta malm as diferencas de temperatura de 10ah para 16ah sao minimas ..
o de 10ah esta à carga mais horas por isso descompensa em relacao à amperagem ... mas ainda sou novo nisto
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por VETL » 21 ago 2015, 11:04

ICEM4N Escreveu:
lmlr Escreveu:Eu carrego a 10A sempre que posso, que felizmente é quase a totalidade dos carregamentos efectuados.
Mas ja me disseram que no planeta malm as diferencas de temperatura de 10ah para 16ah sao minimas ..
o de 10ah esta à carga mais horas por isso descompensa em relacao à amperagem ... mas ainda sou novo nisto
No nosso planeta também é assim.
A 10A está mais tempo a carregar. Mesmo numa noite fria, enquanto está a carregar a tempª não diminui, logo, carregar a 16A faz com que o carro tenha mais tempo livre para arrefecimento.
Enquanto o carro está a carregar, há componentes que estão ligados e a consumir igual tornando por isso o carregamento a 10A mais ineficiente. Mas a este nível acho que a diferença é mínima (pelo menos no leaf é).
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por jasmim » 21 ago 2015, 11:14

Tomando como exemplo o aquecimento de um tacho com água, se colocar o lume na posição mínima, a água aquece mas não ferve. Com o lume máximo não só aquece como ferve.
Não sei se este exemplo pode ser comparável ao carregamento de 10A para 16A...
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?

Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por VETL » 21 ago 2015, 11:28

jasmim Escreveu:Tomando como exemplo o aquecimento de um tacho com água, se colocar o lume na posição mínima, a água aquece mas não ferve. Com o lume máximo não só aquece como ferve.
Não sei se este exemplo pode ser comparável ao carregamento de 10A para 16A...
Ou seja a 10A trabalha mais horas mas será que atinge a mesma temperatura do que a 16A?

Tomando o exemplo da minha vectrix, é possível selecionar a potência de carregamento e, segundo os entendidos, o ideal é sempre na potência mais baixa.
Lançaste agora realidades muito diferentes.
O pack da vetrix é muito mais pequeno. Logo muito mais variam os C's de entrada consoante a potência de carregamento.
Para o leaf, 10A ou 16A (ou até mesmo 32A) não passam de cócegas inferiores a 0,5C.
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por jasmim » 21 ago 2015, 11:46

Ok, bem visto.
Então melhor será 16A, idealmente 32A no caso do MK2 com carregador de 6.6 kw.
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Re: Carregar a 10A ou 16A

Mensagem por BECOOL » 21 ago 2015, 12:22

jasmim Escreveu:Ok, bem visto.
Então melhor será 16A, idealmente 32A no caso do MK2 com carregador de 6.6 kw.
Correcto. Numa bateria de 21 KWh carregar a 6,6 KW corresponde a apenas 0,3 C. Para uma bateria de lítio actual isto não é nada. Durante o carregamento existem vários componentes a serem usados independentemente da corrente que passa, quanto menos tempo estiverem a ser usados mais eficiente fica o carregamento e menos desgaste sofrem esses mesmos componentes. Carregar a 32 A é o ideal.

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