Eletrico com bateria mais resistente

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por rnlcarlov » 04 set 2015, 09:37

Isso é uma bocado difícil de dizer (a questão da durabilidade da bateria), pois muitos dos carros mais recentes não têm tempo de vida suficiente para podermos comparar uns com os outros. Os carros com maior historial são o Leaf e os clones de imiev. O leaf não é de certeza o vencedor (em parte mais por causa da falta de arrefecimento do que das baterias em si). Mas por exemplo já faltam dados para as baterias mais recentes (as chamadas baterias lagarto).

Maior autonomia sem ser o Tesla é provavelmente o KIA Soul. Pelo menos acessível à Europa em geral. Também há o BYD e6, mas esses são só para frotas comerciais.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por marcopns » 04 set 2015, 10:39

Eu diria todos excepto o Leaf de primeira geração. Mas até esse pode ser boa opção se for comprado usado a bom preço porque um pack de baterias novo custa pouco mais de 5000€.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por VETL » 04 set 2015, 10:56

marcopns Escreveu:Eu diria todos excepto o Leaf de primeira geração. Mas até esse pode ser boa opção se for comprado usado a bom preço porque um pack de baterias novo custa pouco mais de 5000€.
Claro.
Apenas uma achega: Acho que um pack de baterias fica por menos de 5000€ se pensarmos no valor que conseguimos realizar com o pack usado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por BECOOL » 04 set 2015, 12:54

Para avaliarmos a qualidade das baterias temos que considerar a química das células, como estão posicionadas e ligadas entre si, também é importante saber se a bateria tem arrefecimento activo ou passivo.

Para avaliar a resistência das células relativamente à sua química nada como consultar o link abaixo:

http://batteryuniversity.com/learn/arti ... hemistries

Actualmente a maioria dos carros eléctricos usam baterias compostas por células NMC. A excepção é o Tesla Model S com células NCA, o Leaf com LMO e os trigémeos MiEV com uma mistura LMO/NMC. Se bem que acho que as células do Leaf mk2 já não são completamente LMO, mas sim uma mistura LMO/NMC como acontece com os trigémeos MiEV, o que as torna mais resistentes.

O carro eléctrico com melhor bateria penso que seja o BMW i3. Por vários motivos:

Células NMC da Samsung SDI.

Controlo activo da temperatura da bateria.

Células apenas ligadas em série. Quando temos duas ou mais células ligadas em paralelo corremos o risco de se houver uma com defeito, vai andar a descarregar constantemente a célula boa. Para baterias gosto do principio KISS (Keep it simple, stupid), células apenas em série e nada em paralelo.

Disposição das células também é importante, elas devem estar lado a lado e não umas em cima das outras, para não sobreaquecer as células de cima.


Bateria do BMW i3:

Imagem


Do lado extremo está a bateria do Leaf, que eu considero o seu maior ponto fraco, é para mim de longe o carro eléctrico com a pior bateria. Talvez tenhamos novidades daqui a poucos dias no modelo de 30 KWh.

Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por mjr » 04 set 2015, 13:07

Para mim a bateria mais resistente deve ser a SCiB da Toshiba, usada em alguns iMiEV.

http://www.scib.jp/en/product/detail.htm

Não sei como é possível saber quais os iMiEV que possuem esta bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por BECOOL » 04 set 2015, 13:12

Sim, carros com baterias com células de titanato de lítio podem fazer milhões de quilómetros, sim milhões. Facilmente 10.000 ciclos de carga/descarga.

Mas como essas células SCiB da Toshiba só foram usadas no Honda Fit EV que já não se fabrica, e agora no MiEV de 10,5 KWh que só se vende no Japão. Penso que não interessem ao Lunas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por mjr » 04 set 2015, 13:44

Saindo o Leaf com 30kW.h e com um preço certamente abaixo do i3, mesmo que fosse um desastre a nível de degradação teria sempre mais autonomia que o i3 durante a vida do veículo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por BECOOL » 04 set 2015, 14:08

A bateria deve ser feita para durar o máximo de tempo possível no seu melhor estado, nem que seja pelo ponto de vista ecológico.

Tenho quase a certeza que a bateria de 30 KWh já será NMC, só não sei se fabricada pela AESC ou LG Chem. Prefiro que seja pela AESC, a LG Chem já começa a ficar com um monopólio, e isto não é bom.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por mjr » 04 set 2015, 15:21

Porque é que se for LG terá de certeza arrefecimento?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Eletrico com bateria mais resistente

Mensagem por BECOOL » 04 set 2015, 16:53

A bateria continuará a ser feita pela Nissan, apenas as células poderão ser LG. Cabe à Nissan decidir haver ou não controlo de temperatura.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”