
Eletrico com bateria mais resistente
- rnlcarlov
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Isso é uma bocado difícil de dizer (a questão da durabilidade da bateria), pois muitos dos carros mais recentes não têm tempo de vida suficiente para podermos comparar uns com os outros. Os carros com maior historial são o Leaf e os clones de imiev. O leaf não é de certeza o vencedor (em parte mais por causa da falta de arrefecimento do que das baterias em si). Mas por exemplo já faltam dados para as baterias mais recentes (as chamadas baterias lagarto).
Maior autonomia sem ser o Tesla é provavelmente o KIA Soul. Pelo menos acessível à Europa em geral. Também há o BYD e6, mas esses são só para frotas comerciais.
Maior autonomia sem ser o Tesla é provavelmente o KIA Soul. Pelo menos acessível à Europa em geral. Também há o BYD e6, mas esses são só para frotas comerciais.
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Eu diria todos excepto o Leaf de primeira geração. Mas até esse pode ser boa opção se for comprado usado a bom preço porque um pack de baterias novo custa pouco mais de 5000€.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Claro.marcopns Escreveu:Eu diria todos excepto o Leaf de primeira geração. Mas até esse pode ser boa opção se for comprado usado a bom preço porque um pack de baterias novo custa pouco mais de 5000€.
Apenas uma achega: Acho que um pack de baterias fica por menos de 5000€ se pensarmos no valor que conseguimos realizar com o pack usado...
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=> Micro Produção Fotovoltaica
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=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Para avaliarmos a qualidade das baterias temos que considerar a química das células, como estão posicionadas e ligadas entre si, também é importante saber se a bateria tem arrefecimento activo ou passivo.
Para avaliar a resistência das células relativamente à sua química nada como consultar o link abaixo:
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... hemistries
Actualmente a maioria dos carros eléctricos usam baterias compostas por células NMC. A excepção é o Tesla Model S com células NCA, o Leaf com LMO e os trigémeos MiEV com uma mistura LMO/NMC. Se bem que acho que as células do Leaf mk2 já não são completamente LMO, mas sim uma mistura LMO/NMC como acontece com os trigémeos MiEV, o que as torna mais resistentes.
O carro eléctrico com melhor bateria penso que seja o BMW i3. Por vários motivos:
Células NMC da Samsung SDI.
Controlo activo da temperatura da bateria.
Células apenas ligadas em série. Quando temos duas ou mais células ligadas em paralelo corremos o risco de se houver uma com defeito, vai andar a descarregar constantemente a célula boa. Para baterias gosto do principio KISS (Keep it simple, stupid), células apenas em série e nada em paralelo.
Disposição das células também é importante, elas devem estar lado a lado e não umas em cima das outras, para não sobreaquecer as células de cima.
Bateria do BMW i3:

Do lado extremo está a bateria do Leaf, que eu considero o seu maior ponto fraco, é para mim de longe o carro eléctrico com a pior bateria. Talvez tenhamos novidades daqui a poucos dias no modelo de 30 KWh.

Para avaliar a resistência das células relativamente à sua química nada como consultar o link abaixo:
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... hemistries
Actualmente a maioria dos carros eléctricos usam baterias compostas por células NMC. A excepção é o Tesla Model S com células NCA, o Leaf com LMO e os trigémeos MiEV com uma mistura LMO/NMC. Se bem que acho que as células do Leaf mk2 já não são completamente LMO, mas sim uma mistura LMO/NMC como acontece com os trigémeos MiEV, o que as torna mais resistentes.
O carro eléctrico com melhor bateria penso que seja o BMW i3. Por vários motivos:
Células NMC da Samsung SDI.
Controlo activo da temperatura da bateria.
Células apenas ligadas em série. Quando temos duas ou mais células ligadas em paralelo corremos o risco de se houver uma com defeito, vai andar a descarregar constantemente a célula boa. Para baterias gosto do principio KISS (Keep it simple, stupid), células apenas em série e nada em paralelo.
Disposição das células também é importante, elas devem estar lado a lado e não umas em cima das outras, para não sobreaquecer as células de cima.
Bateria do BMW i3:

Do lado extremo está a bateria do Leaf, que eu considero o seu maior ponto fraco, é para mim de longe o carro eléctrico com a pior bateria. Talvez tenhamos novidades daqui a poucos dias no modelo de 30 KWh.

- mjr
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Para mim a bateria mais resistente deve ser a SCiB da Toshiba, usada em alguns iMiEV.
http://www.scib.jp/en/product/detail.htm
Não sei como é possível saber quais os iMiEV que possuem esta bateria.
http://www.scib.jp/en/product/detail.htm
Não sei como é possível saber quais os iMiEV que possuem esta bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Sim, carros com baterias com células de titanato de lítio podem fazer milhões de quilómetros, sim milhões. Facilmente 10.000 ciclos de carga/descarga.
Mas como essas células SCiB da Toshiba só foram usadas no Honda Fit EV que já não se fabrica, e agora no MiEV de 10,5 KWh que só se vende no Japão. Penso que não interessem ao Lunas.
Mas como essas células SCiB da Toshiba só foram usadas no Honda Fit EV que já não se fabrica, e agora no MiEV de 10,5 KWh que só se vende no Japão. Penso que não interessem ao Lunas.
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Saindo o Leaf com 30kW.h e com um preço certamente abaixo do i3, mesmo que fosse um desastre a nível de degradação teria sempre mais autonomia que o i3 durante a vida do veículo.
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
A bateria deve ser feita para durar o máximo de tempo possível no seu melhor estado, nem que seja pelo ponto de vista ecológico.
Tenho quase a certeza que a bateria de 30 KWh já será NMC, só não sei se fabricada pela AESC ou LG Chem. Prefiro que seja pela AESC, a LG Chem já começa a ficar com um monopólio, e isto não é bom.
Tenho quase a certeza que a bateria de 30 KWh já será NMC, só não sei se fabricada pela AESC ou LG Chem. Prefiro que seja pela AESC, a LG Chem já começa a ficar com um monopólio, e isto não é bom.
- mjr
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
Porque é que se for LG terá de certeza arrefecimento?
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Re: Eletrico com bateria mais resistente
A bateria continuará a ser feita pela Nissan, apenas as células poderão ser LG. Cabe à Nissan decidir haver ou não controlo de temperatura.