Página 1 de 2

Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 07 out 2015, 22:18
por Orlando
Viva,

quem tem um mk1 já deve ter pensado seriamente em ter um Leaf que pudesse carregar a 6kw e assim aproveitar os postos de 7,4kw.
Assim, serve o presente tópico para partilharmos informações sobre este tema.
Pelo que parece, há um engenheiro da Brusa que presta assistência para instalação de um carregador de 3,7kw, que utiliza o sistema de arrefecimento do Leaf. Este desliga-se automaticamente quando o dito "normal" entra em fase de equalização.
Alguém sabe de algum mk1 assim.
http://www.brusa.eu/en/products/energy/ ... ooled.html

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 07 out 2015, 22:20
por Orlando
Este senhor já o fez.
http://www.upgrademyleaf.com/
Quais serão os custos?

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 07 out 2015, 22:40
por VETL

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 07 out 2015, 23:50
por pafi
No final de tudo, gosto da parte:

"What’s next? 25kW quick charge option on-board !

The built in 25kW quick charge option based on BRUSA NLG664 22kW charger paired with stock Nichicon 3.3kW one is in works. Complete bulk recharge (0-80% SOC) time of empty Leaf is ~45 minutes. Not quite as fast as 30 min using QC port, but I think extra 15 min waiting are worth not having to have a refrigerator size charger in your garage…"

(A partir de agora também vou dizer frigorífico, pois se calhar já há pessoal que não se lembra muito bem do tamanho de uma cabine telefónica)

Uma rede de carregadores de 22kW precisa-se!!!
E ele quer colocar isso dentro do carro. Ou seja, venha de lá o cabo trifásico, liga na tomada e... mais nada. Acorda Nissan!!! Há opções simples para tornar isto bem melhor.

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 08 out 2015, 06:34
por Orlando
Quais são essas mais simples?

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 08 out 2015, 10:37
por mjr
Infelizmente estas soluções não têm nada de simples nem barato.

O que era necessário era um carregador que substituísse o interno, com comunicação CAN para saber as tensões individuais nas células. Iria é obrigar a reforçar a ligação para a tomada J1772.

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 08 out 2015, 11:50
por Orlando
Não estou a falar em carregar a 22kw...apenas a 6kw...

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 08 out 2015, 11:59
por mjr
A solução da Brusa, para mim, é cara e complicada. Como disse, o ideal era um carregador que desse para substituir o atual, com comunicação CAN para poder terminar a carga quando o LBC indicasse.

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 08 out 2015, 12:12
por VETL
Eu tenho imensa pena é que não apareça ninguém que instale um sistema de arrefecimento do pack.
Se não desse para colocar o permutador e a ventoinha la dentro como na E-NV200, fazia-se como tem o Kia Soul-eV com esses acessórios fora mas mantendo na mesma o circuito do ar fechado permitindo de igual forma a estanquicidade do pack.
Sem qualquer dado científico, sem qualquer leitura ou estudo que tenha feito, olhando apenas para o Leaf do taxista espanhol ou para os do Canadá, Noruega, etc), tenho uma perceção que se mantivéssemos lá dentro uma temp.ª entre 15 e 20.ºC, duplicaríamos a duração do pack (estou a pensar nas células do mk1).

Re: Carregar mk1 a 6kw.

Enviado: 08 out 2015, 13:51
por mjr
Tudo o que custe mais 2k€, na minha opinião, nem vale a pena considerar. O L2H deve andar próximo dos 5 dígitos...