Página 1 de 1

Space X - Falcon 9 - A nova era

Enviado: 22 dez 2015, 11:20
por Orlando
O Falcon 9 da empresa Space X ditou hoje o fim da era espacial enquanto despesa louca e poluidora.
O bloco que serve para levar o foguetão para o espaço, separou-se naturalmente do bloco 2, que seguiu viagem, mas acabou por voltar à terra aterrando suavemente!
E esta hein!
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/s ... ao-1718158
A empresa norte-americana SpaceX lançou hoje com sucesso o seu foguetão Falcon 9 - destinado a colocar em órbita 11 satélites - e conseguiu recuperar intacto o primeiro bloco do veículo espacial, numa operação inédita.



O foguetão foi lançado às 20h29 de segunda-feira (01h29 de terça-feira em Lisboa) de Cabo Canaveral, Flórida, e minutos após o lançamento, o primeiro bloco do foguetão, que lhe fornece potência na descolagem, soltou-se e começou a regressar a Terra de forma suave, enquanto o segundo bloco continuava a transportar os satélites para o espaço.

Graças à ajuda dos motores que amenizaram a queda, o primeiro bloco desceu suavemente e aterrou de forma vertical, 11 minutos após o lançamento, revelaram imagens da operação divulgadas em directo pela empresa do magnata Elon Musk.

Re: Space X - Falcon 9 - A nova era

Enviado: 22 dez 2015, 19:59
por Fil
Não há dúvida que ele e as equipas que escolhe são de outro mundo. Mas que classe!

Re: Space X - Falcon 9 - A nova era

Enviado: 22 dez 2015, 20:14
por Orlando
Fil Escreveu:Não há dúvida que ele e as equipas que escolhe são de outro mundo. Mas que classe!
Só falta mesmo cumprir o sonho do zé povinho que olha para o foguetão de boca aberta e continua a abastecer o carro de petróleo.

Re: Space X - Falcon 9 - A nova era

Enviado: 23 dez 2015, 14:51
por alexmol
Sem deixar de ser fã de Elon Musk noto uma diferença grande entre as apresentações da Tesla (tomem como exemplo o lançamento do Model X) e as da SpaceX.

Vejam como foi bem preparada esta emissão:
https://www.youtube.com/watch?v=O5bTbVbe4e4

Re: Space X - Falcon 9 - A nova era

Enviado: 23 dez 2015, 23:27
por mjr
rdias Escreveu:E os primeiros falharam porque a plataforma marítima não era estável. Terra firme é outra coisa.
Não, não foi por isso. Mas o facto de ser em terra facilita muito, além de que permite aterrar em condições que no mar não seriam possíveis, por exemplo quando a ondulação é demasiado forte. Se reparem o foguete aterrou mesmo no meio da plataforma, no X. A precisão do local da aterragem não é a dificuldade. A grande dificuldade é que mesmo só com um motor ao nível de potência mínimo a aceleração vertical é superior à gravidade (o foguetão está vazio), pelo que o motor tem de ser ligado no momento exato para que a velocidade atinja 0 quando toca no chão, caso contrário o foguetão volta a subir.

O facto de nas outras vezes terem conseguido acertar na plataforma permitiu aprovarem a aterragem em Terra desta vez.

Parabéns SpaceX, este é daqueles acontecimentos disruptivos que vai permitir a médio prazo aumentar uma magnitude (10x) a capacidade de lançamentos, e preparar o grande objetivo que é Marte.