Página 1 de 2

Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 16:58
por Jfsmoreira
Viva,

Reparei que no manual do LEAF de 24/30 o travão de estacionamento (vulgo travão de mão), é eléctrico, mas pelas fotos que vejo na net, o travão é de pé!

Afinal, é eléctrico ou de pé?

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 17:00
por sparrow
depende da versão...

no MK1 é elétrico e no MK2 é de pé.

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 17:09
por Nonnus
O de 30 tem dois. Tem o de pé, mecânico e tem um eléctrico que é o P, botão que fica no selector de marcha.

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 17:13
por Jfsmoreira
Então houve um downgrade da versão mk1 para a mk2....

Acho tão esquisito, um carro com tanta "paneleirice" ter um travão de pé.

O modo P não é para ser usado como travão de estacionamento.

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 17:37
por Nonnus
Não vou entrar nessa discussão porque fica ao critério de cada um se pode ou não ser usado como travão de estacionamento. Se perceberes o funcionamento e achares que não deve ser usado, nada contra. Por várias vezes já deixei o carro travado apenas com o P e nunca abalou.

É a mesma coisa que deixar um ICE com caixa manual apenas engatado em vez de travado. :idea:

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 18:17
por Jfsmoreira
Sinceramente, não sei como funciona o P num veículo eletrico, já que não existe uma cx de velocidades...
Mas num ICE com cx auto não é nada recomendado deixar só com o P sem travar...

Mas até gostaria de saber em termos técnicos, o que faz o P neste VE...

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 21:03
por pedromgs
Caros amigos, não tem mal nenhum usar a função parque da caixa de velocidades. Sempre tive carros de caixa automática ice e elétrico e raramente uso o travão de pé do leaf como o automático do a6 ou de mão num golf, a função p bloqueia o movimento das rodas sem pressionar os discos, diminuindo a pressão necessária no caso dos travões de pé elétricos ou de mão.
Mas os carros são testados para usar a vida toda o travão de pé mão elétrico... Aliás tenho bem saudades dos travões de mão para fazer piões já que os elétricos não dá....

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 21:36
por Jfsmoreira
Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...

Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 22:01
por labutess
Jfsmoreira Escreveu:
16 out 2018, 21:36
Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...

Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
No Ve é igual,bloqueia o diferencial, só que é eléctrico, como a tranca da direcção.

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Enviado: 16 out 2018, 22:03
por migle
Jfsmoreira Escreveu:
16 out 2018, 17:13
Então houve um downgrade da versão mk1 para a mk2....
Não necessariamente. O de pé talvez seja eléctrico, não? No meu Prius+ o travão de estacionamento é eléctrico, acciona-se com o pé.
No Ioniq, é com um dedo, faz um barulho de nave espacial, e fica muito bem travado. 8-)