
Ficar sem bateria na estrada, soluções
Ficar sem bateria na estrada, soluções
Boa tarde.
Ontem foi a minha "primeira vez"! Foram precisos mais de 210k km e ter um Pack novo para me acontecer o insólito de ficar apeado a meros 100 metros de casa...
Inicialmente como estava em "N" o carro, preparei - me para o guinchar. So que depois reiniciei e nunca mais o consegui tirar do "P"! Porque será? Porque é que não volta ao N tal como fica quando acaba a carga?
Outra situação que verifiquei foi a mudança de comportamento do painel de comandos que me levou a confiar em excesso que ainda teria carga suficiente para chegar a casa. Com o antigo Pack antes de aparecer a tartaruga iam-se apagando gradualmente bolas de potência. Desta vez entrou directo em tartaruga e logo em seguida parou... Não tive oportunidade de consultar com o Leaf Spy...
Ontem foi a minha "primeira vez"! Foram precisos mais de 210k km e ter um Pack novo para me acontecer o insólito de ficar apeado a meros 100 metros de casa...
Inicialmente como estava em "N" o carro, preparei - me para o guinchar. So que depois reiniciei e nunca mais o consegui tirar do "P"! Porque será? Porque é que não volta ao N tal como fica quando acaba a carga?
Outra situação que verifiquei foi a mudança de comportamento do painel de comandos que me levou a confiar em excesso que ainda teria carga suficiente para chegar a casa. Com o antigo Pack antes de aparecer a tartaruga iam-se apagando gradualmente bolas de potência. Desta vez entrou directo em tartaruga e logo em seguida parou... Não tive oportunidade de consultar com o Leaf Spy...
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
A mim aconteceu-me pouco tempo depois de ter o carro, mas foi mais ou menos propositado (esta no meu diário de bordo), queria ver o que acontecia quando ficasse sem bateria. Fiquei a cerca de 1km de casa. Na altura ainda sem saber muito bem como a coisa funcionava, percebi que conseguia destravar o carro e este ficava com a rodas livres. O meu Leaf tem o travão "mão" manual ("Pédal") e consigo retirar o "P" para ficar neutral.
Foi uma das minhas preocupações quando chamei o reboque era se o carro ia de "rojo" para cima do reboque. O que não veio acontecer. Depois quando desceu do reboque voltei a por em neutro e estacionei a porta de casa empurrando o carro com ajuda do senhor do reboque e um vizinho.
O Leaf de 30 permite por o carro em neutro permitindo a deslocação do carro mesmo quando não tem bateria de locomoção, porque o solenoide que bloqueia a transmissão (travão eléctrico) funciona com bateria de 12v.
Foi uma das minhas preocupações quando chamei o reboque era se o carro ia de "rojo" para cima do reboque. O que não veio acontecer. Depois quando desceu do reboque voltei a por em neutro e estacionei a porta de casa empurrando o carro com ajuda do senhor do reboque e um vizinho.
O Leaf de 30 permite por o carro em neutro permitindo a deslocação do carro mesmo quando não tem bateria de locomoção, porque o solenoide que bloqueia a transmissão (travão eléctrico) funciona com bateria de 12v.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
Para quem quiser investigar mais. É novo.
Site: http://tayco.io/pt-pt
Facebook: https://www.facebook.com/Tayco-100589481316761/

Site: http://tayco.io/pt-pt
Facebook: https://www.facebook.com/Tayco-100589481316761/

Última edição por Nelson em 11 set 2019, 19:50, editado 2 vezes no total.
Mundo EV - Canal de divulgação de notícias sobre mobilidade elétrica. Subscreva.
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
10 euros para desenrascar... nada mau...
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
Nas baterias novas é muito rápida a transição entre ter a potência toda disponível e ficar com a tartaruga, especialmente se a bateria estiver quente.
Quando fiz o teste da tomada ao meu novo pack do mk1 foi acompanhado do Leaf Spy e a fase final junto à garagem. É completamente diferente o comportamento com uma bateria degradada onde com 10% de SOC já se nota alguma limitação de potência.
Quando fiz o teste da tomada ao meu novo pack do mk1 foi acompanhado do Leaf Spy e a fase final junto à garagem. É completamente diferente o comportamento com uma bateria degradada onde com 10% de SOC já se nota alguma limitação de potência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
Pelo que percebi com este episódio, não se pode desligar o carro se ficar sem bateria. Assim conseguimos ter o "N" para poder empurrar até onde precisarmos, nomeadamente rebocar com outro carro!
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
Mas eu desliguei o meu pelo menos duas vezes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
Boa questão! Já me tinha questionado sobre isto várias vezes, inclusive feito algumas pesquisas sobre o assunto e nada encontrei de relevante.
Quando o carro pura e simplesmente não liga, seja com problema na bateria de locomoção ou na de 12V, como é que pode ser feito o reboque, com travão de mão de elétrico ou não? É que mesmo com travão de mão no pé, como é que o conseguimos passar para N se nem a bateria de 12V dá sinal? Sei que é uma situação deveras estranha no leaf, mas pronto, há sempre, mesmo que ínfima, probabilidade de acontecer.
Quando o carro pura e simplesmente não liga, seja com problema na bateria de locomoção ou na de 12V, como é que pode ser feito o reboque, com travão de mão de elétrico ou não? É que mesmo com travão de mão no pé, como é que o conseguimos passar para N se nem a bateria de 12V dá sinal? Sei que é uma situação deveras estranha no leaf, mas pronto, há sempre, mesmo que ínfima, probabilidade de acontecer.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
O tipo do reboque arranja-se. Ou dá um encosto ou usa um booster.
No ano passado comprei um booster. Tive problemas quando o tempo arrefeceu. Vários Ioniqs vieram com baterias de 12V duvidosas. Este ano já estou prevenido.
Mas ficar sem as duas na mesma ocasião é esquisito.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções
Eu descarreguei o Leaf do Wisconsin 2 vezes, na segunda vez enganei-me e descarregou fora da casa, quase a entrar para a garagem.
Lembro-me que desliguei o carro e voltei a ligar na esperança que ele recuperasse uma mijinha suficiente para chegar à garagem.
Tal não aconteceu mas pude por o carro em N sem qualquer problema. O problema foi mesmo empurrá-lo! É pesado como o caraças!
Lembro-me que desliguei o carro e voltei a ligar na esperança que ele recuperasse uma mijinha suficiente para chegar à garagem.
Tal não aconteceu mas pude por o carro em N sem qualquer problema. O problema foi mesmo empurrá-lo! É pesado como o caraças!