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PCR's 50KW adequados actualmente?

Enviado: 12 mai 2020, 14:20
por OCasal
Na minha opinião sim, não olhando para os VE'S como veículos a utilizar em longos cursos, servem para recuperar a energia suficiente, quando a carga inicial não chega para concluir um percurso do dia a dia. Num mk1 fiz cerca de 200km, coloquei à carga 2 vezes, gastei apenas 10 minutos em cada carga!

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Enviado: 12 mai 2020, 23:10
por BrunoAlves
Chega enquanto não há mais.

Claro que é bom. Mas depende sempre do que se está a fazer.
Cheguei a fazer 4 CR seguidas no ioniq, que carrega que nem um animal :mrgreen: A partir da terceira, incluída, já quaisquer 5min adicionais ao xixi são isso mesmo, 5min adicionais..

E um pouco como qualquer potência de carregamento. No Leaf carregava a 3,6kW e era suficiente. No ioniq 7kW era espectacular. Mas agora 22kW... Nem sei como é que não é obrigatório :mrgreen:

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Enviado: 13 mai 2020, 13:07
por rnlcarlov
O máximo de CRs que fiz seguidas com o Ioniq foram 3, para fazer os 700km desde Tarifa até Lisboa. Onde carreguei mais lento foi na IBIL de Sevilha que não bombava um pouco abaixo dos 125A (que era muito bom comparado com os 70A da IBIL de Málaga).
Se no percurso houvesse mais um PCR provavelmente teria usado, para poder fazer Sevilha-Loulé um pouco mais rápido que os 100km/h que usei na maior parte desse troço.

Com essas 3 CR não me senti que perdi muito tempo a carregar no total da viagem. Claro que seria bom poder carregar a 60 e tal kWs, mas os postos atuais já dão para uma viagem destas. Mesmo com o ICE no ano anterior, não fiz mais do que essa distância seguida pois era muito cansativo de qualquer forma.

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Enviado: 13 mai 2020, 13:43
por mjr
Nesta fase eu diria que desenrasca mas não é o ideal.

Começam a aparecer muitos VE que podem carregar acima de 125A, encabeçados pelo TM3 que suporta mais de 500A. Depois de carregar a 150kW num veículo eficiente ficamos “viciados”. Um xixi mais café de 10 minutos permite fazer mais 150km a 120km/h, o que é quase perfeito.

Para ser virtualmente igual a um ICE, 300kW num carro eficiente serão suficientes, ou seja 300km a 120km/h em 10 minutos de carga.

50 kW são 50km em 10 minutos. Basicamente dá para chegar ao próximo posto, coisa que já fiz várias vezes no Leaf 24!

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Enviado: 13 mai 2020, 15:00
por rimsilva
Só vai sendo aceitável, porque felizmente a Tesla instalou vários Suc's, caso contrario a ME em Portugal seria um descalabro...

Mesmo assim, há alguns VE's que são uma dor de cabeça para alguns condutores quando têm azar de os apanhar à frente (sobretudo i-pace, mas um Kauai, e-niro ou equivalente, também pode ser complicado). por isso além da má distribuição dos PCR's, há realmente uma crescente necessidade de postos ultra-rápidos.

A Porches também parece que está com vontade de fazer a sua parte (embora os 6 meses para instalação de postos já começa a falhar).

Mais uma vez a EDP é uma desilusão, podia aprender alguma coisa com as suas congeneres de Espanha