World EV Battery Data (Modelos e Química Baterias)

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EVUber
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World EV Battery Data (Modelos e Química Baterias)

Mensagem por EVUber » 22 out 2023, 18:10

Recentemente encontrei um site da finlândia https://cleanfi.fi/Liikenne/ com 2 PDFs interessantes com uma base de dados quanto ao tipo de baterias que os fabricantes estão a implementar nos seus modelos.

Ja fui alertado que os PDFs tem erros no tipo de bateria que a marca implementou na viatura.

O PDF tem a data de 10/2021

http://cleanfi.fi/data/documents/World_ ... y-data.pdf

http://cleanfi.fi/data/documents/World_EVs.pdf

O tema é interessante e pode ser util para quem esta a pensar comprar um EV e de primazia ao tipo de bateria que pretende utilizar.

Exemplos de modelo para modelo :

Alguma baterias teem tensão maxima limitada
Algumas baterias teem tensão minima limitada
Algumas baterias degradam menos se forem carregadas 100%
Algumas baterias é preferivel carregar a 80%
Algumas baterias degradam mais com o calor
Algumas baterias teem um melhor sistema de refrigeração

Em cima destas diferentes químicas esta o que o fabricante implementou na BMS e que tipo de comportamento pretende da bateria ao nível de carga, descarga, carregamento e temperatura.

Por fim, para muitos compradores devem ter em conta como será na próxima década, se o fabricante de baterias produziu em massa este modelo ou é de pouca produção, este tipo de bateria ainda vai existir, é fácil de arranjar aquela química fora da garantia, é reparável por modulo, quantos modulos tem aquele modelo automóvel etc etc..

O mercado VE esta lançado e assiste-se a uma certa canibalização dos diferentes tipos de bateria de modelo para modelo de viatura, no passado (2013) a quota de mercado pertencia a Tesla e a Nissan e ja 10 anos passaram e teem existido muitos relatos da troca de baterias tanto da tesla como da Nissan e os preços continuam a ser altos devido a procura vs oferta

Todos estas questões terão de ser analisadas pelo consumidor na compra da sua própria viatura.

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