Baterias

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
civic
Mensagens: 2068
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Baterias

Mensagem por civic » 08 jul 2025, 09:07

Sempre tive a ideia que as baterias precisavam de ser espicaçadas de vez em quando, pois andando sempre a pastar que elas ficam um pouco pasmadas, noto isso facilmente na scooter, hoje encontrei este artigo que vai de encontro ao que dizia.

https://pplware.sapo.pt/motores/acelera ... -baterias/

O que acham?
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
74 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3514
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Baterias

Mensagem por Nonnus » 08 jul 2025, 12:45

Eu vi essa publicação no grupo do Leaf no Facebook e a discussão ficou logo um bocado confusa/distorcida porque segundo alguns a longevidade do Leaf depende de fazer o contrário.

Não tomei mais atenção, não sei como foi a evolução.

Eu também concordo que de tempos em tempos espevitar a bateria tanto no carregamento como no descarregar tem o quê de benéfico.

O problema está agora fazer acreditar que é assim. Durante anos a ideia que se passou foi o contrário.

Ainda há alguns dias alguém perguntava no TCP como é que devia carregar em casa. Muitas das respostas eram no sentido o quanto mais lento melhor para preservar a bateria. Carros que estão preparados para carregamentos de 250kW ainda há quem pense que um carregamento em casa a 7.2 ou até mesmo 11kW danifica a bateria.

Ficou demasiado enraizado os mitos de 2011.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”