Só um detalhe... as minhas baterias nunca ultrapassaram as 6 barras de aquecimento, mesmo no pico do verão.mjr Escreveu:Eu não me preocupava com as CR. Estas apenas são prejudiciais na medida do aquecimento provocado à bateria. Daí a indicação de uma CR por dia, para não provocar demasiado aquecimento. No MNL há um tópico sobre um LEAF que fez muitas CR seguidas (espaçadas por 40km de AE) e no fim tinha 10 barras de temperatura!ruimegas Escreveu:
Em relação à ficha com o estado da bateria tive 2 estrelas nas cargas rápidas; 4 estrelas nos carregamentos frequentes quando o estado de carga ainda elevado; 5 estrelas nas restantes.
É-me recomendado que sempre que possa passar a carregar em carga lenta o que no meu caso quando chego a Lisboa "seco", vindo de Évora é difícil pois costumo ter de andar na zona e preciso de ter sumo. De qualquer forma com a mudança para a região de Lisboa as carga rápidas vão acalmar e de realçar que ainda não senti qualquer perda de performance das baterias, antes pelo contrário parece que cada vez consigo andar mais com menos.
O teste às baterias dizem que todos os módulos estão OK.
That's all folks
O verdadeiro relatório das baterias é enviado para a Nissan, e lá é que tem informação mais detalhada sobre a utilização da bateria incluindo o número de horas acima de vários patamares de temperatura e acima de 80% de SOC:
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=8&t=8260

DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
O aquecimento exagerado no LEAF que chegou às 10 barras de temperatura foi provocado por fazer troços de 40km a velocidades elevadas e depois fazer cargas rápidas. Penso que se fossem troços de 80km entre cargas rápidas poderia não ter havido um aquecimento tão elevado pois o aquecimento durante a carga é substancialmente superior ao que acontece na descarga.
Eu também nunca vi mais de 6 barras de temperatura no meu LEAF (nem menos de 5). Penso ser mais prejudicial fazer cargas lentas e atingir as 7 barras por temperatura exterior elevada (>35ºC durante muitas horas), do que fazer várias cargas rápidas num dia sem nunca exceder as 6 barras de temperatura.
Eu também nunca vi mais de 6 barras de temperatura no meu LEAF (nem menos de 5). Penso ser mais prejudicial fazer cargas lentas e atingir as 7 barras por temperatura exterior elevada (>35ºC durante muitas horas), do que fazer várias cargas rápidas num dia sem nunca exceder as 6 barras de temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Concordo
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Olá Pessoal,
Faz hoje exactamente um ano que fui buscar o meu Nissan Leaf e é altura de fazer um ponto da situação relativamente ao mesmo.
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-O0AG ... .32.52.jpg[/IMG]
Foto tirada hoje como a que foi tirada mais ou menos há um ano. Diferenças, alguns riscos e raspadelas, de resto tudo 5 estrelas.
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-3mAW ... .54.42.jpg[/IMG]
Kilometros efectuados ao fim de um ano
Ainda continuo maravilhado com o carro e não existem arrependimentos nem tenho tido problemas.
Lamento apenas não poder circular mais à vontade pelo país mas a culpa não é do carro mas sim da falta de cumprimento de promessas assumidas nomeadamente as relativas aos 50 postos de carga rápida que há muito deviam de estar colocados pelo País.
Em termos de custos e poupanças estamos assim:
kms percorridos 33856
Carro a gasóleo litros por 100 kms 6
Preço por litro de gasóleo 1.40 €
Total a gastar com carro a gasóleo 2,843.90 €
Consumo do Leaf em KW a pagar tarifa bi-horária (0,078 €) 801.53
Total gasto com o LEAF 90.76 €
Euros poupados 2,753.14 €
Com este valores considero que tenho atingido o "Break Even" com o VW Golf Bluemotion Hightrend.
Conclusão:
Para mim está a ser altamente vantajoso possuir um carro eléctrico e a partir de agora é só continuar a gozar este maravilhoso carro. Naturalmente cada um sabe de si e cada caso é um caso.
Cumprimentos
Faz hoje exactamente um ano que fui buscar o meu Nissan Leaf e é altura de fazer um ponto da situação relativamente ao mesmo.
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-O0AG ... .32.52.jpg[/IMG]
Foto tirada hoje como a que foi tirada mais ou menos há um ano. Diferenças, alguns riscos e raspadelas, de resto tudo 5 estrelas.
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-3mAW ... .54.42.jpg[/IMG]
Kilometros efectuados ao fim de um ano

Ainda continuo maravilhado com o carro e não existem arrependimentos nem tenho tido problemas.
Lamento apenas não poder circular mais à vontade pelo país mas a culpa não é do carro mas sim da falta de cumprimento de promessas assumidas nomeadamente as relativas aos 50 postos de carga rápida que há muito deviam de estar colocados pelo País.
Em termos de custos e poupanças estamos assim:
kms percorridos 33856
Carro a gasóleo litros por 100 kms 6
Preço por litro de gasóleo 1.40 €
Total a gastar com carro a gasóleo 2,843.90 €
Consumo do Leaf em KW a pagar tarifa bi-horária (0,078 €) 801.53
Total gasto com o LEAF 90.76 €
Euros poupados 2,753.14 €
Com este valores considero que tenho atingido o "Break Even" com o VW Golf Bluemotion Hightrend.
Conclusão:
Para mim está a ser altamente vantajoso possuir um carro eléctrico e a partir de agora é só continuar a gozar este maravilhoso carro. Naturalmente cada um sabe de si e cada caso é um caso.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Feliz aniversário!
Eu cheguei aos 20.000 hoje. Ainda faltam 5 meses para fazer um ano...
Sempre a bombar ! ...hãrããamm, desculpem... sempre a faiscar!
sm

Eu cheguei aos 20.000 hoje. Ainda faltam 5 meses para fazer um ano...
Sempre a bombar ! ...hãrããamm, desculpem... sempre a faiscar!



sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Parabéns Rui!
A partir de agora é só "lucro". Infelizmente, quem comprar agora o LEAF precisa de mais 2
anos para amortizar devido aos 5k de incentivos retirados este ano.
Seja como for a experiência de condução do LEAF é claramente Premium. Um Golf não se compara em suavidade. Hoje tive de vir a Viana do Castelo na minha Passat TDI de 2005 (perdi o cartão Mobi.e), que comparada com o LEAF parece ter um motor de 1 cilindro a 2 tempos...
A partir de agora é só "lucro". Infelizmente, quem comprar agora o LEAF precisa de mais 2
anos para amortizar devido aos 5k de incentivos retirados este ano.
Seja como for a experiência de condução do LEAF é claramente Premium. Um Golf não se compara em suavidade. Hoje tive de vir a Viana do Castelo na minha Passat TDI de 2005 (perdi o cartão Mobi.e), que comparada com o LEAF parece ter um motor de 1 cilindro a 2 tempos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Obrigado Essiemme e mjr pelas simparicas palavras.
Espero que essa quest~ao t~ao aborrecida da falta do cart~ao se resolva rapidamente.
Cumprimentos
Espero que essa quest~ao t~ao aborrecida da falta do cart~ao se resolva rapidamente.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Parabéns Rui, dobraste os meus 17.000; Tambem eu estou satisfeito a 500%, agora quanto a tudo o resto, só se aproveita ( E BEM ) ter conhecido a MALTA PORREIRA que frequênta este nosso FORUM. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
estás com um grande andamento... eu só tenho 5500km, mesmo quando fizer 1 ano (daqui a uns 3 meses) devo ter uns 6mil ou qqc assim.
Mas felizmente a economia não é a única vantagem do LEAF
a minha mulher sem dar por isso passou a deixar os outros nos semáforos sempre com grande vantagem, mesmo "sem fazer nada de especial" e sem dar embraiagem no arranque
e deixou de me pedir para ir com ela à bomba de gasolina
Mas felizmente a economia não é a única vantagem do LEAF



-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 269
- Registado: 26 abr 2011, 18:39
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Tambem já cheguei aos 17.000 km. A opinião é muito positiva.
Nissan Leaf e Tesla Model S