ruimegas Escreveu:CarlosOliveira Escreveu:Boa tarde,
Com toda esta discussão sobre o EVSE, ainda não percebi se, com alimentação trifásica (30A por fase) e com tomada 16A na garagem (moradia) necessito do EVSE?
Desculpem a ignorância...
Pelo menos precisa duma vistoria para validar a instalação que penso ser obrigatória por lei, tal como acontece com o gás.
Com uma tomada "CEE" azul monofásica de 16A carregase o carro com o cabo que vem de origem para usar na mobi.e. Essa ficha é exactamente a que tem nos postos da mobi.e.
Já com as trifásicas vermelhas não dá. A não ser com adaptadores "manhosos" para usar só uma das 3 fases, mas quem não perceber o que está a fazer é melhor não inventar,
Essa da vistoria deve ser mais uma maneira de tentar sugar mais umas notas da carteira, porque por razões de segurança não é concerteza.
Ora vejamos, quando alguém compra um fogão elétrico de potência superior a 3.3 kW (a potência do caregador do Leaf) é preciso alguma inspeção?
Peçam a eles por favor o decreto lei que obriga a inspeção, pois eu suspeito que possa não existir, e a existir, postem aqui no fórum.
Se fosse eu, quando comprava dizia que não tenho garagem e que só ia carregar na mobi.e, e depois instalava uma ficha "CEE" na garagem e eventualmente pedia um segundo cabo para deixar permanentemente na garagem dizendo que perdi o original de forma a não ter que tirar sempre o cabo da mala em casa.
Meter uma ficha dessas em casa não apresenta qualquer perigo, uma vez que são as mesmas fichas com que ligam as roulotes e auto-caravanas quer nas casas quer nos parques de campismo e os iates nas marinas. e ninguém obriga a uma vistoria se eu instalar uma ficha dessas na garagem para ligar a auto-caravana e ter o frigorífico com comida uns dias antes de sair.