EVSE

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
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ruimegas
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Mensagem por ruimegas » 20 jan 2011, 23:20

ruicvt Escreveu:Sim, mas para um imprevisto e em termos gerais, quanto menos tempo demorar, mais conforto e usabilidade tem.. Pode ser que esse upgrade seja rápido ;)

é por isso que "I have a dream" como dizia o Martin Luther King que é o de cada bomba de gasolina actual ter postos de carga rápida e pronto acabaram-se os problemas ;)
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Re:

Mensagem por mjr » 20 jan 2011, 23:33

batalha Escreveu:
RJSC Escreveu: Por isso é que se instalam cablagens dedicadas até ás garagens. De qualquer maneira, 6,6 kW fica abaixo de 30A @ 230V.
Agora continuo sem conseguir saber se as tomadas da mobi.e são de 16 A ou 32 A. No site deles, detalhes técnicos, nada!
A nossa tensão eléctrica é 220V e não 230V e na maioria das vezes é inferior (210V).

6.6kW = 6600W/220V = 30A os aumentos de potencia são em múltiplos de 15A por isso mesmo que tenham em casa 30A e não esteja mais nada ligado será complicado alimentar o Ford
A tensão fornecida pela EDP em BT deverá ser de 230V +/- 10% (não tenho a certeza desta tolerância, não sou de fortes). Mas já medi tensões de 210V e de 240V, pelo que como dizem os americanos, "your mileage may vary".

Penso que haverá a possibilidade de ter 45 A monofásicos, mas além da instalação ter de estar preparada para isso (normalmente não estão), também é necessário que a EDP a forneça na nossa região (pode não aceitar). A EDP só instala 45A monofásicos se a instalação estiver certificada para isso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re:

Mensagem por vgomes » 21 jan 2011, 11:33

RJSC Escreveu:
mjr Escreveu:Atenção que 6.6 kW é uma potência muito elevada para as nossas instalações eléctricas. Se forem 6,6kW monofásicos então ainda é mais complicado. A maioria das instalações não está preparada para mais de 30A por fase.
Por isso é que se instalam cablagens dedicadas até ás garagens. De qualquer maneira, 6,6 kW fica abaixo de 30A @ 230V.
Agora continuo sem conseguir saber se as tomadas da mobi.e são de 16 A ou 32 A. No site deles, detalhes técnicos, nada!

Estive ontem na Nissan do estadio da Luz e estao lá os mobi.e.
A ficha (femea) é de 16A. Nao tenho a certeza se a de 32 nao terá os pinos mais grossos e por isso nao ser compativel. Senao forem deviam ter posto de 32.

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Re:

Mensagem por vgomes » 21 jan 2011, 11:45

mjr Escreveu:
batalha Escreveu:
RJSC Escreveu: Por isso é que se instalam cablagens dedicadas até ás garagens. De qualquer maneira, 6,6 kW fica abaixo de 30A @ 230V.
Agora continuo sem conseguir saber se as tomadas da mobi.e são de 16 A ou 32 A. No site deles, detalhes técnicos, nada!
A nossa tensão eléctrica é 220V e não 230V e na maioria das vezes é inferior (210V).

6.6kW = 6600W/220V = 30A os aumentos de potencia são em múltiplos de 15A por isso mesmo que tenham em casa 30A e não esteja mais nada ligado será complicado alimentar o Ford
A tensão fornecida pela EDP em BT deverá ser de 230V +/- 10% (não tenho a certeza desta tolerância, não sou de fortes). Mas já medi tensões de 210V e de 240V, pelo que como dizem os americanos, "your mileage may vary".

Penso que haverá a possibilidade de ter 45 A monofásicos, mas além da instalação ter de estar preparada para isso (normalmente não estão), também é necessário que a EDP a forneça na nossa região (pode não aceitar). A EDP só instala 45A monofásicos se a instalação estiver certificada para isso.

A minha casa é nova, numa urbanização nova. Qd veio o electricista até comentou que o cabo que eles puseram no muro até podia ter 40A em casa. Mas por dentro da propriedade não optamos por nada assim. Para se por os tais 40 ou 45 tinha que trocar muita coisa. E a casa é nova e a urbanização tb. Na maior parte das casas antigas ainda menos hipóteses há pois a rede não está preparada para 45A monofasica em todo o lado.

Os americanos até para o Leaf têm que ter um circuito dedicado. Alguns até é preferível terem só um contador para o carro pois qd mais potencia tem o cantador mais pagam por KW, como a agua cá em PT. Imagino para o Ford então.
Acho os 6.6 uma vantagem se e só se as baterias tiverem uma capacidade que não de para as carregar totalmente numa noite.
Até prefiro que o carro puxe só 3.3. Assim posso ter uma maquina ligada, depois outra, depois um termo acumulador tudo ao mesmo tempo que o carro e dentro dos 6,9 que tenho contratados.
Obviamente digo isto pq o carro tem o quick charge.... que é o que se quer para a tal carga rápida.
Qd houver quick charge em quantidade, até pode o carro estar la parado 1 hora (almoço ou qq coisa) e ter carregado em só 30 mins.

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Re:

Mensagem por mjr » 21 jan 2011, 12:54

Perfeito, perfeito era haver um EVSE portátil onde se pudesse regular a corrente pretendida. Claro que por questões de segurança provavelmente nunca o irão fazer, mas para mim era o ideal.
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Re:

Mensagem por RJSC » 21 jan 2011, 15:18

Nunca o irão fazer? Por razões de segurança? Tretas dos interesses instalados!

A Tesla já vende o "Universal Mobile Connector" para o Roadster por 1500 USD (mais barato que o EVSE do LEAF nos EUA) aceita qualquer coisa entre 110V e 240V e tem a corrente regulável de 10A a 40A pelo utilizador.

A Nissan e os outros é que se estão a fazer esquisitos com os EVSE para poderem encher os bolsos vendendo unidades que custam 100€ por 1500€.

Nem sequer há qualquer razão de segurança porque se o utilizador for "pouco entendido em electricidade" e a instalação elétrica cumprir as normas o máximo que pode acontecer é mandar o quadro abaixo como já aconteceu com todos nós quando ligamos aparelhos demais ao mesmo tempo (aquecedores, forno, aspiradores, bombas de água, etc).

Aqui em Portugal, cada circuito com tomadas Shucko (Normais) tem que estar protegido por um pequeno disjuntor de 16A, por isso, se alguém puxar mais dispara ou o limitador de potência da EDP nos casos em que for de 15A ou o disjuntor do sub-circuito e a instalação nunca está em risco.
Depois quem carregar por aí em tomadas industrias pode por-se a puxar 30A ou 40A porque se o disjuntor não disparar é porque a instalação elétrica está preparada para fornecer essa corrente sem qualquer risco.
Agora se as instalações das casas de adobes dos idosos têm fios finíssimos e não tem disjuntor nenhum a não ser o limitador de potência da EDP e os ratos andam a roer o isolamento dos cabos, aí o problema é deles porque a sua instalação não está a cumprir os regulamentos e eles têm que chamar um eletricista para a atualizar.

Se mais nenhum fabricante quiser vender um EVSE regulável como o da Tesla, podem sempre comprar a eles e trocar a ficha da ponta por uma SAE J1772 (a que tem no LEAF para carregamento normal) porque o protocolo de comunicações do EVSE é igual uma vez que a Tesla "pressionou" a SAE para que o utilizassem sem alterações. Aliás, pelo menos já um proprietário de um Roadster substituiu a tomada no carro e no cabo por uma J1772 para carregar nos postos públicos dos EUA sem adaptadores.

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Re:

Mensagem por mjr » 21 jan 2011, 15:43

Temos de pôr o Ricardo a pressionar os tipos! ;)

Para as marcas é muito mais interessante vender EVSE portáteis fixos de 10,15, 20, 30 A do que EVSE reguláveis. Com as margens de lucro brutais que têm nesses equipamentos ate eu procederia assim! ;)

A questão da segurança é, em parte, uma desculpa para não o fazerem, especialmente no caso actual com o carregador limitado a 15A. Com 30A, poderá já haver alguns problemas. Claro que se as instalações cumprirem com as normas, não há problema nenhum, os disjuntores de protecção disparam e o utilizador baixa a corrente de carga. Mas infelizmente nem sempre as instalações estão bem feitas. É perfeitamente plausível num quadro ser colocado um disjuntor de 25A ou 32A no lugar de um de 16A.

Talvez um EVSE que meça a tensão antes de iniciar a carga e depois de a iniciar, para estimar as perdas de condução. Se forem acima de determinada percentagem / valor interrompe a carga e emite uma luz avisadora.
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Re:

Mensagem por RJSC » 21 jan 2011, 16:07

mjr Escreveu:É perfeitamente plausível num quadro ser colocado um disjuntor de 25A ou 32A no lugar de um de 16A.
O eletricista só deve fazer isso se os cabos e ligadores que instalou o permitirem, senão está a fazer asneira.
Normalmente num sub-circuito com tomadas de 16A (só são permitidas 8 pelas regras técnicas) o disjuntor é de 16A na mesma não vá alguém tentar puxar mais que 16A só por uma tomada e apesar de não derreter os condutores, derreter a tomada.
Esses disjuntores de mais de 16A até hoje só os vi instalados em circuitos dedicados a fogões e fornos elétricos (por exemplo a placa vitrocerâmica da minha casa tem 5.6 kW de potência máxima e quando a instalámos coloquei um disjuntor só para ela no quadro).
Quando se pertende consumir 16A em todas as tomadas em simultâneo, todas devem ter condutores até ao quadro e um disjuntor individual, obviamente que quase ninguém o faz porque quase ninguém consome 16A ao mesmo tempo em todas as tomadas e a maioria das pessoas até só tem 15A contratados à EDP.
Se alguém tem disjuntor de 25A ou 32A a ir dar a uma tomada de 16A é porque fez um "desenrrasque" à Portuguesa e tem que ter muito juizinho para não puxar mais de 16A por uma tomada ou arrsica-se a queimar tudo.

Mas aí já entramos no território da "estupidez" porque quase todas as tomadas têm escrito 16A ou 3500W (só as antigas é que não). E se vamos falar de coisas "fool-prof", então também temos que proibir a venda de fichas triplas sem fusível ou disjuntor (ter um fusível na ficha como os ingleses) porque já muito tolo ligou um aquecedor de 2500W mais um forno de 2500W numa ficha tripla ou um aquecedor de 2500W e o aspirador aí de 1300W, e tudo isto ultrapassa 16A. Já para não falar nos que ligam triplas em série umas às outras e nunca param para pensar se os aparelhos lá ligados consomem mais de 16A.
Nesse caso, ou se proíbem as fichas triplas, ou então tem que, como é feito numa instalação que siga as regras, haver um disjuntor que não permita quem em tomada nenhuma se puxem mais de 16A.

Não estou a ver como é que este fenómeno das fichas triplas com aquecedores e fornos e aspiradores é diferente de ligar um VE para carregar.

Desculpem o "rapazito" estar sempre a incomodar, mas eu não posso com que me queiram obrigar a pagar aos outros por trabalho que eu sei fazer ou pagar valores 5 a 10 vezes mais caros por um EVSE. É claro que há aquelas pessoas que não se querem incomodar e preferem pagar para não ter preocupações e merecem todo o respeito, mas isso deve ser opção para quem o quer e tem disponibilidade monetária para tal, não deve ser obrigatório para quem não pode e não quer ou msmo podendo tem melhor destino a dar aos seus rendimentos. É imperativo manter a segurança, mas tentar "espremer a teta" é que não.

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Re:

Mensagem por mjr » 21 jan 2011, 16:19

É muito pouco provável, mas se um carro eléctrico estiver associado a um incêndio ou parecido, a notícia que irá aparecer não será "instalador / electricista provoca incêndio", mas sim "VE causa incêndio". Também há essas questões a ponderar pelas marcas.

Estamos aqui a discutir algo que as marcas fazem se quiserem. Estamos num mercado livre e se for interessante, outras empresas podem desenvolver EVSE compatível com o LEAF e outros VE, que permitam regular a corrente. Quem sabe a minha? 8-)
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Re:

Mensagem por RJSC » 21 jan 2011, 16:39

mjr Escreveu:É muito pouco provável, mas se um carro eléctrico estiver associado a um incêndio ou parecido, a notícia que irá aparecer não será "instalador / electricista provoca incêndio", mas sim "VE causa incêndio". Também há essas questões a ponderar pelas marcas.

Estamos aqui a discutir algo que as marcas fazem se quiserem. Estamos num mercado livre e se for interessante, outras empresas podem desenvolver EVSE compatível com o LEAF e outros VE, que permitam regular a corrente. Quem sabe a minha? 8-)
Se mais ninguém os fizer, faço eu quando tiver dinheiro para abrir um negócio, ou quando muito importa-se o "Universal Mobile Connector" da Tesla Motors.

Mas o problema nem é a Nissan não vender EVSE reguláveis, é como foi aqui postado pelo Rui que ao que parece eles exigem um EVSE fixo deles para vender o carro ou então que quem não o quiser, fica com as entregas para último. Isso sim é um abuso! Agora se eles venderem o Leaf sem qualquer penalização a quem não quiser comprar o EVSE fixo deles, nada contra.

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