
Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
-
- Mensagens: 3
- Registado: 06 set 2017, 02:23
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Porque não?
Eram 200W deccarga à borla durante o dia, enquanto está estacionado ou em andamento...
Eram 200W deccarga à borla durante o dia, enquanto está estacionado ou em andamento...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Provavelmente porque a tecnologia necessária para o colocar lá, com a resistência necessária, não justifica o investimento...
Mesmo no nosso país, um painel do tamanho de um tejadilho só produz 200W durante poucas horas. Se ao fim do dia produzisse 2kWh era um pau, para aí 10km, normalmente muito menos...
Na minha opinião, ainda bem que não o fazem
Mesmo no nosso país, um painel do tamanho de um tejadilho só produz 200W durante poucas horas. Se ao fim do dia produzisse 2kWh era um pau, para aí 10km, normalmente muito menos...
Na minha opinião, ainda bem que não o fazem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
E se em vez de ser no tecto do carro, fosse uma cobertura do tamanho do carro todo?
Por acaso da pesquisa que fiz não encontrei nada de jeito, mesmo sem painéis. É pena porque isso seria bom não só porque podia carregar um pouco o carro, mas também porque protegeria o carro da luz do sol e portanto do calor. No entanto deve haver algum problema que não estou a ver, visto que não encontrei nada disto à venda, mesmo sem painéis.
Por acaso da pesquisa que fiz não encontrei nada de jeito, mesmo sem painéis. É pena porque isso seria bom não só porque podia carregar um pouco o carro, mas também porque protegeria o carro da luz do sol e portanto do calor. No entanto deve haver algum problema que não estou a ver, visto que não encontrei nada disto à venda, mesmo sem painéis.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Complementando aquilo que o BrunoAlves já explicou...
Uma vez também fiz a mesma pergunta e a explicação que me deram é que o peso adicional que o painel ia adicionar ao carro, versus aquilo que se ia conseguir aproveitar na realidade, para já não é viável.
Uma vez também fiz a mesma pergunta e a explicação que me deram é que o peso adicional que o painel ia adicionar ao carro, versus aquilo que se ia conseguir aproveitar na realidade, para já não é viável.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
O Sion é exactamente isso: um carro coberto de “painéis”. Dizem que pode carregar até 30kms/dia, para mim é demasiado optimista, mas...
Não sei quanto custa aquela cobertura fotovoltaica, eu acho que seria muito melhor fazer o carro mais barato
Não sei quanto custa aquela cobertura fotovoltaica, eu acho que seria muito melhor fazer o carro mais barato
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Acho que não entenderam bem a minha ideia. A cobertura seria à parte do carro, como uma espécie de tenda ou se possível mais tipo uma manta. Portanto não teria que ser comprada com o carro, podia ser depois. Além disso tinha a vantagem de levarmos no carro apenas se necessitássemos.
No entanto era capaz de não ser muito vantajoso no dia a dia, tendo em conta os benefícios.
No entanto era capaz de não ser muito vantajoso no dia a dia, tendo em conta os benefícios.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Ahhhhhh pois isso podes desde já fazer, com painéis solares convencionais e o EVSE inteligente do Apr. Só não é transportável 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Pois, mas pelo o que vi não há nada já feito, com tudo incluído. O principal problema é a estrutura, fazer algo que fosse o mais prático de usar possível e também transportável. Talvez com uma estrutura metálica com os painéis tipo empilhados que depois puxava-se de uma ponta e iam-se estendendo ao longo do carro, por cima.BrunoAlves Escreveu: ↑06 set 2018, 13:38Ahhhhhh pois isso podes desde já fazer, com painéis solares convencionais e o EVSE inteligente do Apr. Só não é transportável![]()
Em teoria parece-me uma ideia interessante, mas na prática não sei se era fazível. Também não tenho a certeza se se podia usar isso em lugares públicos, mas em princípio sim, se coubesse no lugar de estacionamento.
Quem não tem garagem como eu tem que pensar nestes esquemas.

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Mais ou menos isto?
https://www.youtube.com/watch?v=3QXMtXnzY2w
https://www.youtube.com/watch?v=3QXMtXnzY2w
DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
Re: Painel solar ou equivalente em todo o teto do carro
Obrigado pelo vídeo, não conhecia. No entanto a ideia não era os painéis estarem atrelados porque isso ocupa muito espaço e dá muito nas vistas. Em vez disso, usando o exemplo do vídeo, era ter esses painéis por cima do carro, de tal forma que o único espaço usado era praticamente o do carro.plpepapf Escreveu: ↑06 set 2018, 23:18Mais ou menos isto?
https://www.youtube.com/watch?v=3QXMtXnzY2w
Olhando para o vídeo, parece-me possível pôr aqueles painéis todos por cima do carro (se calhar até mais), como se fosse um tecto. Depois o inversor penso que podia ser mais pequeno e ficar debaixo do carro ou assim.
Já agora, fazendo as contas, se usarmos o valor de 1kW gerado pelos painéis todos (no video era 648W, mas também muitos dos painéis já estavam à sombra), debaixo do sol durante 5h dava 5kW teóricos. Nada mau, a meu ver.
Isto é só uma ideia ainda um pouco vaga, mas em teoria até me parece interessante, mas não sei se na prática dá para fazer ou não.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms