DB QM fernandinand

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 412
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 23 jul 2018, 15:34

Quick-update:

Quase, quase nos 70k kms...
Este fds tive oportunidade de fazer mais um (quase) teste de tomada, a rondar os 14% de SOC. Aproveitei para equiparar com outro registo semelhante de Maio de 2017:
31/05/2017 - SOC = 14.7%, Energia consumida = 20.5 kWh
22/07/2017 - SOC = 14.3%, Energia consumida = 20.2 kWh

Apesar dos números animadores de degradação efectiva, como a bateria não tem levado 'ginástica' os AHr do LS levaram um 'porradão' em relação aos últimos meses (56.16 em 27/05 e agora 54.35)

Nada de alarmante...é carregar e andar!

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 412
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 11 set 2018, 17:25

A caminho dos 73k kms e um pequeno update para uma curiosidade.
Com a 'pausa' de Verão, o QM terminou o mês de Agosto nos >53 AHr o que não me causou espanto nem alarme, pois o perfil de utilização diário da minha mulher é 20% - 80%...esporadicamente aos fins de semana há necessidade de carregar a 100%.
No entanto pela convivência com o QM já deu para perceber que a Nissan implementou uma fórmula conservadora (alguns dizem pessimista) no BMS para estimar a real capacidade da bateria e numa utilização 'pelos livros' de 20%-80% o ritmo de degradação é um pouco alarmante (e irrealista).
Posto isto, com algum tempo disponível na primeira de semana de Setembro decidi testar carregar o carro para sair diariamente a 100%. Os resultados foram rápidos:
Dia 3 - 54,37 AHr
Dia 6 - 55,56 AHr
Eu diria que se continuasse com isto por mais uma semana ainda iria para os 57AHr, valor que penso ser o real derivado dos (poucos) testes de tomada que fiz recentemente.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 20 set 2018, 14:48

Concordo que a capacidade real ande pelos 57-59Ahr.

O que me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 412
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 21 set 2018, 13:05

mjr Escreveu:
20 set 2018, 14:48
O me chateia nisto é que algum pessoal acha que "exercitar" a bateria (cargas a 100% e descargas profundas) é que é bom, quando não podem estar mais errados.
Cada um sabe de si...no meu caso evito ao máximo descargas profundas na bateria!

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 21 set 2018, 20:38

Eu também, nos mais de 4000 kms só por uma vez desci dos 20%. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 30 set 2018, 08:06

No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por noway » 30 set 2018, 08:49

mjr Escreveu:
30 set 2018, 08:06
No Leaf 40 podem ir sem problemas até aos 10% de SOC indicado pelo carro, que na verdade corresponde a um SOC real de 20%.
E o limite superior? Tem algum buffer... ou seja quando o SoC apreaentado no visor do carro é 100%, ele está na realidade a 90% da capacidade máxima? Não estou familiarizado com o valor máximo de tensão das LiOn nem tenho um ODB2 para confirmar com o LeafSpy.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por mjr » 30 set 2018, 19:01

100% é mesmo 100% (4,2V por celula).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 412
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por fernandinand » 01 out 2018, 10:44

civic Escreveu:
21 set 2018, 20:38
Eu também, nos mais de 4000 kms só por uma vez desci dos 20%. ;)
Quando falo em % de bateria é o reportado pelo LS e não pelo carro. (20% SOC LS --> ~16% SOC no carro (24 MKII))

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB QM fernandinand

Mensagem por civic » 01 out 2018, 10:55

Eu falo do SOC do quadrante, no LF deverá andar por aí também no LEAF2.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”