Exatamente! E um contactor é uma maravilha mas num circuito indutivo quanto mais depressa se faz esse corte que falamos, maior é o pico de tensão.RVS Escreveu: ↑12 set 2018, 17:37No forum myimiev o número de carregadores avariados começa a subir. Os casos investigados apontam para a parte da entrada AC. Isto pode ter como motivo a forma como se desliga o carregador. Um circuito indutivo não deve ser desligado de forma abrupta quando em carga. Apesar de o carregador estar preparado para essa eventualidade, isto não deve ser feito de forma contínua, caso contrário estamos a jogar á roleta russa com um carregador de 3500€. A forma correcta e segura de desligar o carregador interno é actuar o botão de destrancar da ficha J1772. Ao actuar o botão o carregador termina a carga, mantendo a pressão no botão ao fim de 2s o contactor do EVSE desliga ficando a luz de carga a piscar no painel de instrumentos. O uso de programadores , retirar a ficha shucko ou carregar no stop, tudo na fase de carga contribui para a diminuição do tempo de vida do carregador.
Para além disso estão aqui a ser misturados dois aspetos. O primeiro é o arco elétrico e os danos que este causa. O segundo são os danos causados no carregador por se desligar repentinamente, caso existam. Uma coisa está separada da outra. Independentemente de haver ou não arco elétrico, pode ou não ser prejudicial desligar a carga daquela forma.
Um contactor não elimina o arco elétrico, pelo contrário. O contactor é um aparelho concebido para suportar e dissipar esse arco. Ele existe na mesma e é causado na mesma com a abertura do contactor, daí eu ter falado em pressionar esse botão. Do que li no manual também é essa a interpretação que tiro.
Em relação ao botão da ficha, por acaso nunca testei. Vou experimentar colocar o carro à carga e pressionar o botão, porque ia jurar que aquilo apenas servia para trancar a ficha no sítio.