
DIÁRIO DE BORDO - mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O preço sugerido é de 0,30€/kW.h (taxa de serviço) mais o custo da eletricidade do fornecedor contratado. Para 0,15€/kW.h como custo da eletricidade daria 0,45€/kW.h ou 9€/100km considerando 20 kW.h/100km (valor normal para velocidades de AE). Ficaria ao nível de um CI.Assim ninguém vai querer...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
É como o mjr diz. Eu devo ter de pagar uns 7€ para andar 80 km, e não vou nunca arriscar fazer 120km, até porque já só devo ter para aí 94% do que eram as baterias de origem, segundo o que hoje para aqui li. Com as paragens, os tempos de espera, as filas para carregar (este é improvável), o funciona/não funciona, o interromper do carregamento sabe-se lá porquê, a trovoada, as rajadas de vento e o granizo e eu a colocar a pistola no carro... Vou mas é de gasóleo que vou muito mais depressa, e ligo o AC ou o aquecimento sem preocupações. Lá se vai o título de Tabuense com carro com menor pegada ecológica. Cá para mim a partir de 1 de Janeiro acabam-se os carregamentos gratuitos e as minhas viagens para lá dos distritos de Viseu e Coimbra. O meu diário de bordo vai perder muita audiência
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Acho que como as coisas estão vamos ter carregamentos grátis até 2014... Não vejo movimentação para a passagem da rede piloto à fase comercial.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
E aí a Nissan já poderá disponibilizar o Leaf com a autonomia estimada de 250 Km, o que fará que eu não as vá utilizar. 

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Penso que não, não foi por acaso que os fóruns mudaram os Wattdrive para Magnum Cap, uma vez que nestes últimos já se utiliza o cartão Mobi-e, ou seja, o objetivo da mudança foi agilizar o pagamento. Também não estou a ver a Galp e a Prio a manter os seus postos sem pagamentos. Para além disso, o não pagamento tem como resultado a não ampliação da rede, o desleixo nos postos já existentes, e isso não me parece positivo.Acho que como as coisas estão vamos ter carregamentos grátis até 2014... Não vejo movimentação para a passagem da rede piloto à fase comercial.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Concordo que é mau para a fiabilidade do sistema este eternizar-se na fase piloto. Esperemos que em Janeiro de 2013 esta já esteja operacional, mas o meu feeling é que não será já em Janeiro.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Vou bater na mesma tecla de novo, mas, isto é consequência da teimosia no Chademo...mjr Escreveu:O preço sugerido é de 0,30€/kW.h (taxa de serviço) mais o custo da eletricidade do fornecedor contratado. Para 0,15€/kW.h como custo da eletricidade daria 0,45€/kW.h ou 9€/100km considerando 20 kW.h/100km (valor normal para velocidades de AE). Ficaria ao nível de um CI.Assim ninguém vai querer...
Os postos DC são caríssimos, e para se tornarem viáveis economicamente, as taxas de serviço serão elevadas.
Se for ao preço dos CI, não é mau de todo para quem só precise de fazer viagens esporádicas.
Infelizmente também acho que se gastou demasiado em postos de 16A que acabam por ter utilidade reduzida para viajantes, já que as cargas duram 8 horas.
A grande utilidade será proporcionar aos residentes em apartamentos sem garagem a possibilidade de ter um VE, mas como parece que tem que se pagar a taxa de serviço e o estacionamento não deve ser muito atrativo.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Seja como for, ainda não há nenhum carro no mercado que suporte outro método de carregamento rápido. Quando o Zoe aparecer teremos finalmente a possibilidade de carregar 43kW em AC. O maior custo de carga do DC não é só pelo posto, até porque o posto DC da Nissan custa menos de 10k€. Também se paga a conveniência e a potência instalada.
Os postos de carga lenta seriam muito mais úteis se fossem de 32A, pois as próximas gerações dos VE irão suportar carregar a 6,6kW. O LEAF não demora 8 horas a carregar de 0% a 100%. O meu demora pouco mais de 6h, gastando 3,76kW para 23-24kW.h de energia gasta da rede. Eu até gostava que durasse 8, significava que tinha 27,5kW.h de capacidade na bateria
Os postos de carga lenta seriam muito mais úteis se fossem de 32A, pois as próximas gerações dos VE irão suportar carregar a 6,6kW. O LEAF não demora 8 horas a carregar de 0% a 100%. O meu demora pouco mais de 6h, gastando 3,76kW para 23-24kW.h de energia gasta da rede. Eu até gostava que durasse 8, significava que tinha 27,5kW.h de capacidade na bateria

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Os meus carregamentos nos postos da Mobi-e de 0 a 100% também não duram 6 horas. Em 4 horas vai dos 7% aos 93%. Os primeiros 7% é que demoram mais, 25 minutos mais ou menos, e os últimos 7 % também é cada vez mais devagar. 5 horas são suficientes, penso eu. Como normalmente nunca estou nas lonas e também não me preocupo com os últimos 7%, que os 100% têm as suas desvantagens, normalmente 3 ou 4 horas são suficientes para o que pretendo, restabelecer a carga para valores próximos dos 90%
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Hoje de manhã após uma carga a 100% (há semanas que não fazia uma):

Como se vê, é muito difícil de detetar degradações de capacidade pequenas.

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