Pode não ser o melhor que poderia ser feito, por vezes? Pode, mas é o que conseguem fazer, e eu não o faria melhor.
Vejo vozes a "exigir" uma UVE melhor para se fazerem sócios, e a sugerir mudanças e/ou alterações para que sejam sócios...
Vejo outras vozes a reclamar que a UVE tem de fazer isto ou aquilo, sem sequer considerarem ser sócios.
Por mim, acho que se fossemos a pensar assim, a UVE não passava do número de sócios que originaram a sua contituição. Porque todos nós teremos certamente algo a acrescentar ou mudar. Há sempre um ponto ou uma vírgula fora do lugar...
Sinceramente, acho que cada um de nós deve decidir se a UVE tem potencial para lutar pelos interesses que nos são comuns (M.E. neste caso).
Se não tem, pois que se procure outra associação que melhor nos sirva, mas se deixe a UVE servir aqueles que acham que a associação luta pelos seus direitos.
E se tem, então o passo seguinte é fazermo-nos associados, e contribuir para que eles façam o seu trabalho. (nem que seja só com as quotas como eu, que o único trabalho que faço em prol da ME é a título pessoal, educando aqueles que me são conhecidos, sobre as vantagens da mesma, e que ainda nunca tive sequer oportunidade de ir a nenhum ENVE, por exemplo).
Depois disso sim, podemos levantar a nossa voz em sede própria e dizer que "eu estou presente, e contribuo para que a UVE desempenhe a sua função, e acho que para além do que está a ser feito, devíamos pensar em fazer também "a", "b" e "c". "
Agora estar de fora e querer reivindicar... desculpem o exemplo algo "maldoso", mas é só para fazer ver um ponto de vista... é como eu dizer que até me fazia sócio do SCP, mas antes disso tinham de mudar algumas coisas... nomeadamente passarem a ser parte do SLB...
A UVE existe, e tem uma linha de acção que após análise mereceu o meu apoio. Como tal, decidi ser sócio.
Fazendo parte da UVE e revendo-me nos seus princípios básicos e nas suas linhas gerais de acção, posso em sede própria propôr alterações e sugestões quando achar que há algo que deveria melhorar ou ser implementado.
Se forem propostas válidas e que sejam do interesse da maioria dos associados, certamente serão aceites, e aí a UVE estará a servir (melhor) os meus interesses pessoais, ao mesmo tempo que serve os gerais.
Mas enquanto a maioria dos associados, nas assembleias, legitimar trabalho e linha de acção em curso, e recusar as minhas propostas, será porque a UVE, na figura dos seus associados, não as entende como sendo as mais apropriadas, e aí eu tenho o direito de ponderar quero continuar a ser associado de uma UVE que não serve os interesses que eu acho serem os mais correctos, ou até fundar uma outra associação que sirva melhor os meus interesses...
Agora... não creio que seja o mais correcto é, sem ser associado, pedir/exigir que a UVE mude.
(de novo a referência futebolística...) Eu também gostava de ter votado para o Bruno de Carvalho continuar a ser presidente do SCP... (eu e mais uns milhões) mas claro... eu sou do SLB, por isso compreende-se... mas também sei que para os interesses do SCP, não era certamente a melhor linha de acção, ainda que para mim fosse.
@ pemifer,
Sabes que normalmente há sempre 2 faces duma mesma moeda... da mesma maneira que achas que há membros, apoiantes e sócios da UVE com falta de humildade, o mesmo pode ser dito de alguns outros que são contra a UVE, e de igual modo têm falta de humildade quando reclamam e exigem mudanças, mas nada mais fazem para que a mudança aconteça do que apontar o dedo a quem faz. (não, antes que seja apedrejado em hasta pública, não me estou a referir a ninguém em particular, estou a dizer que, como se costuma dizer... "no bom pano cai a nódoa").
Mas não podemos rotular a totalidade dos indivíduos pelas acções de 2 ou 3... nem de um lado, nem de outro.
Eu, sendo sócio, não me acho arrogante, nem creio ter falta de humildade. E acho incorrecto ser assim rotulado.
E digo-te que não só nunca usei o facto de ser sócio para sustentar nenhuma opinião, como nunca menosprezei a opinião de ninguém pelo facto de não ser associado/simpatizante da UVE.
E mais, pergunto-te... Da UVE não conheço ninguém, e aqui do forum, tu és a única pessoa deste forum que conheci pessoalmente, no parque do Areeiro há uns 2 anos... pareci-te assim tão pouco humilde na conversa que tivemos? Olha que já era sócio na altura...

Abraços,