Twizy NR - Diário de Bordo
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Twizy NR - Diário de Bordo
Boas amigos!
Tal como já havia falado no diário de bordo do TB, adquirimos recentemente um Twizy para colmatar as necessidades de deslocação citadinas mais curtas de todo o agregado familiar, e as viagens diárias domicilio > universidade do mais velho.
Já há algum tempo que procurávamos uma scooter elétrica, para substituição de uma scooter de combustão que servia para este tipo de deslocações, porém até à data os modelos existentes (novos) mais económicos (de económico tinham pouco) não satisfaziam e os usados ou não encaixavam nos nossos gostos, ou então quem as vendia queria a scooter e o dinheiro
Assim, começamos a ponderar a compra de um Twizy em 2ª mão com portas, no estrangeiro, no entanto a elevada procura destes VEs nos mercados onde os procurávamos (por questões de preço), nomeadamente Alemanha e Espanha, nunca permitiu que chegássemos a ter sequer tempo de fechar negócio. Confesso que neste ponto fui apanhado desprevenido, nunca pensei que houvesse tanta procura e rotatividade de negócios com estes VEs.
Ora numa pesquisa no mercado nacional apareceu este excelente negócio, uma empresa Açoriana de aluguer destas viaturas faliu e estava a liquidar imobilizado, e rapidamente o fechamos. Fechado o negócio, foi apenas necessário colocar o Twizy num barco em direção ao Porto (desde a Ilha Terceira) local onde chegou aproximadamente uma semana depois
As primeiras reações foram extremamente positivas, quer minhas, quer de todos os possíveis condutores deste brinquedo. O Twizy é extremamente ágil e fácil de se conduzir, por tal motivo tornou-se disputa diária nas deslocações
Nas minhas mãos já sofreu a mudança (preventiva) do óleo da caixa de velocidades, uma pequena revisão ao sistema de travagem, alteração das luzes de matrícula e mínimos para LEDs e faróis de halogéneo "tipo" xenon e uma escova para o para-brisas. Foi também melhorado o conforto do lugar do passageiro e foram colocados dois pneus traseiros, pois os que trazia estavam completamente "carecas".
Feita a rápida apresentação, é hora de colocar algumas imagens, não são as melhores porque ainda não houve tempo para uma sessão fotográfica, talvez este domingo:
O Twizy junto do Leaf TB
Substituição de mínimos halogéneo por leds e médios "amarelos" por uns mais "branquinhos"
Outra vista da mudança de luzes frontais
O Twizy à carga
O consumo instantâneo da carga
A nível de melhorias está prevista a aquisição (ou criação) de janelas, a mudança da cor recorrendo à cobertura com vinil, a instalação de um sistema de áudio com Bluetooth (já tem colunas pré instaladas de origem) e a abertura das portas por comando, entre outros.
A nível de carregamento, como já com certeza viram na foto, este é feito entre 8 a 10A e leva 3h30 para carregar de 0% a 100%. Em carga, as baterias são arrefecidas por sistema de ventilação e tal também sucede (segundo já li) em andamento, em dias maior calor.
Resta acrescentar que o Twizy chegou às nossas mãos com cerca de 17000 kms e já fez mais de 400 kms (em aproximadamente um mês), incluindo uma viagem mais longa Porto - Póvoa de Varzim - Porto, com uma só carga!
Espero que este DB satisfaça a curiosidade de muitos leitores e ajuda futuramente a esclarecer algumas dúvidas.
Tal como já havia falado no diário de bordo do TB, adquirimos recentemente um Twizy para colmatar as necessidades de deslocação citadinas mais curtas de todo o agregado familiar, e as viagens diárias domicilio > universidade do mais velho.
Já há algum tempo que procurávamos uma scooter elétrica, para substituição de uma scooter de combustão que servia para este tipo de deslocações, porém até à data os modelos existentes (novos) mais económicos (de económico tinham pouco) não satisfaziam e os usados ou não encaixavam nos nossos gostos, ou então quem as vendia queria a scooter e o dinheiro
Assim, começamos a ponderar a compra de um Twizy em 2ª mão com portas, no estrangeiro, no entanto a elevada procura destes VEs nos mercados onde os procurávamos (por questões de preço), nomeadamente Alemanha e Espanha, nunca permitiu que chegássemos a ter sequer tempo de fechar negócio. Confesso que neste ponto fui apanhado desprevenido, nunca pensei que houvesse tanta procura e rotatividade de negócios com estes VEs.
Ora numa pesquisa no mercado nacional apareceu este excelente negócio, uma empresa Açoriana de aluguer destas viaturas faliu e estava a liquidar imobilizado, e rapidamente o fechamos. Fechado o negócio, foi apenas necessário colocar o Twizy num barco em direção ao Porto (desde a Ilha Terceira) local onde chegou aproximadamente uma semana depois
As primeiras reações foram extremamente positivas, quer minhas, quer de todos os possíveis condutores deste brinquedo. O Twizy é extremamente ágil e fácil de se conduzir, por tal motivo tornou-se disputa diária nas deslocações
Nas minhas mãos já sofreu a mudança (preventiva) do óleo da caixa de velocidades, uma pequena revisão ao sistema de travagem, alteração das luzes de matrícula e mínimos para LEDs e faróis de halogéneo "tipo" xenon e uma escova para o para-brisas. Foi também melhorado o conforto do lugar do passageiro e foram colocados dois pneus traseiros, pois os que trazia estavam completamente "carecas".
Feita a rápida apresentação, é hora de colocar algumas imagens, não são as melhores porque ainda não houve tempo para uma sessão fotográfica, talvez este domingo:
O Twizy junto do Leaf TB
Substituição de mínimos halogéneo por leds e médios "amarelos" por uns mais "branquinhos"
Outra vista da mudança de luzes frontais
O Twizy à carga
O consumo instantâneo da carga
A nível de melhorias está prevista a aquisição (ou criação) de janelas, a mudança da cor recorrendo à cobertura com vinil, a instalação de um sistema de áudio com Bluetooth (já tem colunas pré instaladas de origem) e a abertura das portas por comando, entre outros.
A nível de carregamento, como já com certeza viram na foto, este é feito entre 8 a 10A e leva 3h30 para carregar de 0% a 100%. Em carga, as baterias são arrefecidas por sistema de ventilação e tal também sucede (segundo já li) em andamento, em dias maior calor.
Resta acrescentar que o Twizy chegou às nossas mãos com cerca de 17000 kms e já fez mais de 400 kms (em aproximadamente um mês), incluindo uma viagem mais longa Porto - Póvoa de Varzim - Porto, com uma só carga!
Espero que este DB satisfaça a curiosidade de muitos leitores e ajuda futuramente a esclarecer algumas dúvidas.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Parabéns
Segui durante uns tempos um blog de alguém da zona de Lisboa que coçava bem o twizzy. Bons kms!
Com essas melhorias vai ficar diferente de tudo o que por aí existe.
Segui durante uns tempos um blog de alguém da zona de Lisboa que coçava bem o twizzy. Bons kms!
Com essas melhorias vai ficar diferente de tudo o que por aí existe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Obrigado!BrunoAlves Escreveu: ↑17 nov 2018, 23:22Parabéns
Segui durante uns tempos um blog de alguém da zona de Lisboa que coçava bem o twizzy. Bons kms!
Com essas melhorias vai ficar diferente de tudo o que por aí existe.
Não se vê muita leitura sobre o Twizy em PT, mas felizmente os nossos hermanos e os alemães têm informação muito interessante.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Parabéns!
Com ou sem aluguer de baterias?
Com ou sem aluguer de baterias?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Obrigado Jasmim.
Estamos a ponderar uma proposta da RCI para a compra das baterias, mas eventualmente iremos optar pelo aluguer tendo em conta que o valor que a RCI pede pelas baterias (ainda que com um desconto assinalável) dá para 4 anos de aluguer das mesmas. Como foi comprado usado e não sabemos o real estado de saúde das mesmas, o aluguer acaba por ser uma garantia para nós. Existe também a opção de entregar esta bateria à RCI e colocar uma de “concorrência” de maior capacidade, mas não me parece justificar o custo face aos kms que irá percorrer por ano.
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Parabéns Hmendes.
Dada a concorrência na sua utilização, o melhor é fazer uma escala familiar.
Dada a concorrência na sua utilização, o melhor é fazer uma escala familiar.
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Obrigado pela partilha hmendes!
Era um dos veículos que faltava aqui no fórum. Espero que possa ajudar outros interessados.
Muitos e bons klms. Boa sorte!
Era um dos veículos que faltava aqui no fórum. Espero que possa ajudar outros interessados.
Muitos e bons klms. Boa sorte!
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
A única coisa que não me convence é o aluguer de baterias, mas face às contas, talvez não seja mal pensado...
Pode-se saber quanto é o aluguer? Se não quiseres divulgar, podes enviar por MP?
De resto, fiz um teste a um e gostei, apesar do frio...
Nunca considerei comprar precisamente por causa da renda... (aluguer de baterias)
Parabéns pela aquisição.
A direito...
A descer...
Pode-se saber quanto é o aluguer? Se não quiseres divulgar, podes enviar por MP?
De resto, fiz um teste a um e gostei, apesar do frio...
Nunca considerei comprar precisamente por causa da renda... (aluguer de baterias)
Parabéns pela aquisição.
A direito...
A descer...
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Obrigado. Já estamos a ponderar Em boa verdade quem faz uso diário é o mais velho, mas quando o carro está em casa e há necessidade de deslocações curtas, toda a gente o quer usar… e desta forma me livrei de algumas tarefas
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Twizy NR - Diário de Bordo
Obrigado Fil.
O objetivo de publicar aqui é mesmo ajudar outros interessados, pois eu procurei bastante em fóruns portugueses e outros sites e não há grande informação sobre o Twizy. E havia muitas dúvidas! Talvez por isso (não só eu sei) não existam muitos em circulação.