Twizy NR - Diário de Bordo

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 17 nov 2018, 22:50

Boas amigos!

Tal como já havia falado no diário de bordo do TB, adquirimos recentemente um Twizy para colmatar as necessidades de deslocação citadinas mais curtas de todo o agregado familiar, e as viagens diárias domicilio > universidade do mais velho.

Já há algum tempo que procurávamos uma scooter elétrica, para substituição de uma scooter de combustão que servia para este tipo de deslocações, porém até à data os modelos existentes (novos) mais económicos (de económico tinham pouco) não satisfaziam e os usados ou não encaixavam nos nossos gostos, ou então quem as vendia queria a scooter e o dinheiro :-P

Assim, começamos a ponderar a compra de um Twizy em 2ª mão com portas, no estrangeiro, no entanto a elevada procura destes VEs nos mercados onde os procurávamos (por questões de preço), nomeadamente Alemanha e Espanha, nunca permitiu que chegássemos a ter sequer tempo de fechar negócio. Confesso que neste ponto fui apanhado desprevenido, nunca pensei que houvesse tanta procura e rotatividade de negócios com estes VEs.
Ora numa pesquisa no mercado nacional apareceu este excelente negócio, uma empresa Açoriana de aluguer destas viaturas faliu e estava a liquidar imobilizado, e rapidamente o fechamos. Fechado o negócio, foi apenas necessário colocar o Twizy num barco em direção ao Porto (desde a Ilha Terceira) local onde chegou aproximadamente uma semana depois :-)

As primeiras reações foram extremamente positivas, quer minhas, quer de todos os possíveis condutores deste brinquedo. O Twizy é extremamente ágil e fácil de se conduzir, por tal motivo tornou-se disputa diária nas deslocações :lol:

Nas minhas mãos já sofreu a mudança (preventiva) do óleo da caixa de velocidades, uma pequena revisão ao sistema de travagem, alteração das luzes de matrícula e mínimos para LEDs e faróis de halogéneo "tipo" xenon :-P e uma escova para o para-brisas. Foi também melhorado o conforto do lugar do passageiro e foram colocados dois pneus traseiros, pois os que trazia estavam completamente "carecas".

Feita a rápida apresentação, é hora de colocar algumas imagens, não são as melhores porque ainda não houve tempo para uma sessão fotográfica, talvez este domingo:

Imagem
O Twizy junto do Leaf TB

Imagem
Substituição de mínimos halogéneo por leds e médios "amarelos" por uns mais "branquinhos"

Imagem
Outra vista da mudança de luzes frontais

Imagem
O Twizy à carga

Imagem
O consumo instantâneo da carga

A nível de melhorias está prevista a aquisição (ou criação) de janelas, a mudança da cor recorrendo à cobertura com vinil, a instalação de um sistema de áudio com Bluetooth (já tem colunas pré instaladas de origem) e a abertura das portas por comando, entre outros.

A nível de carregamento, como já com certeza viram na foto, este é feito entre 8 a 10A e leva 3h30 para carregar de 0% a 100%. Em carga, as baterias são arrefecidas por sistema de ventilação e tal também sucede (segundo já li) em andamento, em dias maior calor.

Resta acrescentar que o Twizy chegou às nossas mãos com cerca de 17000 kms e já fez mais de 400 kms (em aproximadamente um mês), incluindo uma viagem mais longa Porto - Póvoa de Varzim - Porto, com uma só carga!

Espero que este DB satisfaça a curiosidade de muitos leitores e ajuda futuramente a esclarecer algumas dúvidas.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2018, 23:22

Parabéns :clap:

Segui durante uns tempos um blog de alguém da zona de Lisboa que coçava bem o twizzy. Bons kms!
Com essas melhorias vai ficar diferente de tudo o que por aí existe.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 17 nov 2018, 23:39

BrunoAlves Escreveu:
17 nov 2018, 23:22
Parabéns :clap:

Segui durante uns tempos um blog de alguém da zona de Lisboa que coçava bem o twizzy. Bons kms!
Com essas melhorias vai ficar diferente de tudo o que por aí existe.
Obrigado!
Não se vê muita leitura sobre o Twizy em PT, mas felizmente os nossos hermanos e os alemães têm informação muito interessante.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por jasmim » 18 nov 2018, 23:18

Parabéns!

Com ou sem aluguer de baterias?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 18 nov 2018, 23:29

jasmim Escreveu:
18 nov 2018, 23:18
Parabéns!

Com ou sem aluguer de baterias?
Obrigado Jasmim.
Estamos a ponderar uma proposta da RCI para a compra das baterias, mas eventualmente iremos optar pelo aluguer tendo em conta que o valor que a RCI pede pelas baterias (ainda que com um desconto assinalável) dá para 4 anos de aluguer das mesmas. Como foi comprado usado e não sabemos o real estado de saúde das mesmas, o aluguer acaba por ser uma garantia para nós. Existe também a opção de entregar esta bateria à RCI e colocar uma de “concorrência” de maior capacidade, mas não me parece justificar o custo face aos kms que irá percorrer por ano.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por Spin » 19 nov 2018, 11:42

Parabéns Hmendes.
Dada a concorrência na sua utilização, o melhor é fazer uma escala familiar. :lol:

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por Fil » 19 nov 2018, 15:57

Obrigado pela partilha hmendes!

Era um dos veículos que faltava aqui no fórum. Espero que possa ajudar outros interessados.

Muitos e bons klms. Boa sorte!

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por pemifer » 19 nov 2018, 16:46

A única coisa que não me convence é o aluguer de baterias, mas face às contas, talvez não seja mal pensado...
Pode-se saber quanto é o aluguer? Se não quiseres divulgar, podes enviar por MP?
De resto, fiz um teste a um e gostei, apesar do frio...
Nunca considerei comprar precisamente por causa da renda... (aluguer de baterias)
Parabéns pela aquisição.

Imagem

A direito...

Imagem

A descer...

Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 20 nov 2018, 16:15

Spin Escreveu:
19 nov 2018, 11:42
Parabéns Hmendes.
Dada a concorrência na sua utilização, o melhor é fazer uma escala familiar. :lol:
Obrigado. Já estamos a ponderar :D Em boa verdade quem faz uso diário é o mais velho, mas quando o carro está em casa e há necessidade de deslocações curtas, toda a gente o quer usar… e desta forma me livrei de algumas tarefas :lol:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Twizy NR - Diário de Bordo

Mensagem por hmendes » 20 nov 2018, 16:17

Fil Escreveu:
19 nov 2018, 15:57
Obrigado pela partilha hmendes!

Era um dos veículos que faltava aqui no fórum. Espero que possa ajudar outros interessados.

Muitos e bons klms. Boa sorte!
Obrigado Fil.
O objetivo de publicar aqui é mesmo ajudar outros interessados, pois eu procurei bastante em fóruns portugueses e outros sites e não há grande informação sobre o Twizy. E havia muitas dúvidas! Talvez por isso (não só eu sei) não existam muitos em circulação.

Responder

Voltar para “Renault Twizy”