
Uma opinião racional?
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Uma opinião racional?
Olá a todos,
Há muito tempo que sigo este Sr. no youtube.Como é óbvio, não concordo com tudo o que diz, mas a esmagadora maioria dos ses comentários parecem-me muito rigorosos, bem fundamentados e pragmáticos.
Gostava que esta comunidade, que tem em comum comigo o gosto pelos BEV, visse o vídeo e desse a sua opinião.
Eu, pessoalmente, gosto muito deste vídeo, e as ideias expressas nele vêm de acordo com ideias que já tinha.
https://youtu.be/euGIg7lp3XY
Há muito tempo que sigo este Sr. no youtube.Como é óbvio, não concordo com tudo o que diz, mas a esmagadora maioria dos ses comentários parecem-me muito rigorosos, bem fundamentados e pragmáticos.
Gostava que esta comunidade, que tem em comum comigo o gosto pelos BEV, visse o vídeo e desse a sua opinião.
Eu, pessoalmente, gosto muito deste vídeo, e as ideias expressas nele vêm de acordo com ideias que já tinha.
https://youtu.be/euGIg7lp3XY
- migle
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Re: Uma opinião racional?
Eu também vi esse vídeo, só para ver se havia evolução, e vi também parte de um sobre o Kona a gasolina, porque pensei que era sobre o EV e aproveitei para conhecer a versão a gasolina.
Nesse vídeo, ficamos a saber que o tipo foi radialista. Deve ser daí que adquiriu o estatuto de "auto expert".
No entanto, esse tipo é autor deste vídeo. Mais vale não ver e ler a conversa, porque no vídeo é preciso esperar longos minutos de palavrões até que apareça alguma ideia. A ideia é basicamente que a electricidade produz mais CO2 que os automóveis, enfim, na Austrália. Ora o número das emissões dos automóveis, não inclui as emissões para que a gasolina chegue ao automóvel: há a velha história da electricidade consumida na refinação ser quase suficiente para alimentar os VEs (tipo 5/6). A electricidade consumida na refinação é a maior fatia, mais além disso há mais duas fatias importantes: os combustíveis dispendidos no transporte, que se diz que é ligeiramente menor que a refinação, mas isso porque os EUA acumulam os papéis de maior produtor e maior consumidor (não é o nosso caso); e a electricidade gasta na bombagem de petróleo.
Esse vídeo usa uma única estatística, sem cruzar com outras perspectivas, e de maneira incompleta... Há várias organizações internacionais que o desmentem. Depois, é caso para dizer que estamos a mudar para o solar.... talvez não na Austrália, mas no Paquistão já cancelaram a construção de uma central termoeléctrica porque ficava mais barato construir uma solar equivalente. No Golfo Pérsico, já muitos poços de petróleo recorrem a centrais solares para a produção de electricidade...
Mas há muitos outros... havia um acerca dos EVs serem "coal-powered cars"... deve ter retirado porque não encontrei.
Nesse vídeo, ficamos a saber que o tipo foi radialista. Deve ser daí que adquiriu o estatuto de "auto expert".
No entanto, esse tipo é autor deste vídeo. Mais vale não ver e ler a conversa, porque no vídeo é preciso esperar longos minutos de palavrões até que apareça alguma ideia. A ideia é basicamente que a electricidade produz mais CO2 que os automóveis, enfim, na Austrália. Ora o número das emissões dos automóveis, não inclui as emissões para que a gasolina chegue ao automóvel: há a velha história da electricidade consumida na refinação ser quase suficiente para alimentar os VEs (tipo 5/6). A electricidade consumida na refinação é a maior fatia, mais além disso há mais duas fatias importantes: os combustíveis dispendidos no transporte, que se diz que é ligeiramente menor que a refinação, mas isso porque os EUA acumulam os papéis de maior produtor e maior consumidor (não é o nosso caso); e a electricidade gasta na bombagem de petróleo.
Esse vídeo usa uma única estatística, sem cruzar com outras perspectivas, e de maneira incompleta... Há várias organizações internacionais que o desmentem. Depois, é caso para dizer que estamos a mudar para o solar.... talvez não na Austrália, mas no Paquistão já cancelaram a construção de uma central termoeléctrica porque ficava mais barato construir uma solar equivalente. No Golfo Pérsico, já muitos poços de petróleo recorrem a centrais solares para a produção de electricidade...
Mas há muitos outros... havia um acerca dos EVs serem "coal-powered cars"... deve ter retirado porque não encontrei.
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Re: Uma opinião racional?
Há umas ideias muito interessantes, que ele vai abordando, ainda que, pela forma como as apresenta, pareça tendencioso.
Os carros privados de transporte, são responsáveis pela menor fatia das emissões.
A energia elétrica é limpa...ou suja, conforme as fontes; e neste contexto, acrescento eu, que com os nossos carros elétricos, podemos não estar a reduzir emissões, podemos estar apenas a mudar o local das emissões.
O enorme desafio que a nossa sociedade enfrenta, (risco de extinção, na minha opinião)precisa de intervenção urgente, no sentido de solucionar o problema energético de uma forma global, nomeadamente priveligiando as energias renováveis.
Os carros privados de transporte, são responsáveis pela menor fatia das emissões.
A energia elétrica é limpa...ou suja, conforme as fontes; e neste contexto, acrescento eu, que com os nossos carros elétricos, podemos não estar a reduzir emissões, podemos estar apenas a mudar o local das emissões.
O enorme desafio que a nossa sociedade enfrenta, (risco de extinção, na minha opinião)precisa de intervenção urgente, no sentido de solucionar o problema energético de uma forma global, nomeadamente priveligiando as energias renováveis.
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Re: Uma opinião racional?
Respondo com este video:migle Escreveu: ↑09 dez 2018, 23:34Eu também vi esse vídeo, só para ver se havia evolução, e vi também parte de um sobre o Kona a gasolina, porque pensei que era sobre o EV e aproveitei para conhecer a versão a gasolina.
Nesse vídeo, ficamos a saber que o tipo foi radialista. Deve ser daí que adquiriu o estatuto de "auto expert".
No entanto, esse tipo é autor deste vídeo. Mais vale não ver e ler a conversa, porque no vídeo é preciso esperar longos minutos de palavrões até que apareça alguma ideia. A ideia é basicamente que a electricidade produz mais CO2 que os automóveis, enfim, na Austrália. Ora o número das emissões dos automóveis, não inclui as emissões para que a gasolina chegue ao automóvel: há a velha história da electricidade consumida na refinação ser quase suficiente para alimentar os VEs (tipo 5/6). A electricidade consumida na refinação é a maior fatia, mais além disso há mais duas fatias importantes: os combustíveis dispendidos no transporte, que se diz que é ligeiramente menor que a refinação, mas isso porque os EUA acumulam os papéis de maior produtor e maior consumidor (não é o nosso caso); e a electricidade gasta na bombagem de petróleo.
Esse vídeo usa uma única estatística, sem cruzar com outras perspectivas, e de maneira incompleta... Há várias organizações internacionais que o desmentem. Depois, é caso para dizer que estamos a mudar para o solar.... talvez não na Austrália, mas no Paquistão já cancelaram a construção de uma central termoeléctrica porque ficava mais barato construir uma solar equivalente. No Golfo Pérsico, já muitos poços de petróleo recorrem a centrais solares para a produção de electricidade...
Mas há muitos outros... havia um acerca dos EVs serem "coal-powered cars"... deve ter retirado porque não encontrei.
https://youtu.be/BQpX-9OyEr4
Última edição por mafgod em 10 dez 2018, 14:57, editado 1 vez no total.
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Re: Uma opinião racional?
Muito bom Mafgod!
Confesso que não tinha ideia da ordem de grandeza dos números.
Vídeo espetacular!
Confesso que não tinha ideia da ordem de grandeza dos números.
Vídeo espetacular!
Última edição por leogrova em 10 dez 2018, 14:21, editado 1 vez no total.
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Re: Uma opinião racional?
... há muito tempo que tenho esta imagem guardada no meu telefone, mas não tinha percebido a ordem de grandeza disto...


- brunoa
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Re: Uma opinião racional?
LeoGrova, a imagem é demasiado generalista para ser usada como argumento, ora vejamos:
1 galão americano são cerca de 4 lt, 24 milhas são aproximadamente 39km, resumindo, gastas 4 litros para 39km? e 6kWh para 32km?
No meu Leaf Mk1 e não sendo sequer uma referencia de eficiência de consumos com 6kWh faço 50km. Usando como referencia o Golf com os 4 litros referidos farias cerca de 52km.
https://www.spritmonitor.de/en/overview ... owerunit=2
Ou seja, a discrepância é mínima.
Agora se me disseres que a forma de produção, transporte, armazenagem e distribuição beneficia claramente a eletricidade e por sequencia os BEV, ai estou contigo!
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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Re: Uma opinião racional?
Bruno, independentemente dos valores, acho q n percebeste a imagem.
Gastas energia para obter combustível fóssil. Energia essa q podias usar directamente em deslocação... sem mais perdas, emissões, consumo de matérias primas...

Gastas energia para obter combustível fóssil. Energia essa q podias usar directamente em deslocação... sem mais perdas, emissões, consumo de matérias primas...

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Re: Uma opinião racional?
Lamento mas não acredito muito nessa história dos 5 ou 6 KWh para cada galão de combustível. As refinarias iam à falência se esses números estivessem correctos. Acredito que a realidade seja muito mais complexa.
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Re: Uma opinião racional?
Ricardo, eu acredito piamente que a realidade é muito mais complexa - interesse económicos a condenarem-nos paulatinamente a um triste fim.