Saltando o PCR de Aljustrel S/N
Com o PCR de Aljustrel S/N avariado, decidir saltá-lo e apenas carregar no de Alcácer do Sal. Como o de Aljustrel está avariado, a questão de ir pela A2 e talvez carregar não fazia sentido, fui pelo IC1. Para ter o máximo de folga, carreguei no PCR da A22 perto de Loulé.
Só fiz este percurso uma vez, sem carregar em Loulé, e foi muito mal planeado, cheguei com 1% ao PCR. Os erros que cometi foram os seguintes:
- Saí a pensar que são só 220km, deve dar, e fui na conversa (são 225km)
- Na A22, se eu somasse a distância percorrida com a que faltava, dava 205km, como eu ia na conversa, pareceu-me que era mais fácil do que tinha planeado, então fui a 115km/h
- Passei o PCR de Loulé, teria uns 87%, não carreguei
- Quando passei a saída para a A2 a distância aumentou... comecei a preocupar-me, a ver que as contas não davam, e pus a evitar portagens (são mais 20km)
- Apenas comecei a reduzir a velocidade muito gradualmente quando começou a apertar
- Fui obrigado a fazer o troço entre Grândola e Alcácer a 80 depois 74km/h.
- Cheguei à A2 com talvez 7%, são pouco mais de 10km até ao PCR, tinha folga, aumentei a velocidade para 90km/h, era um dia de muito trânsito, na realidade eu acompanhava o trânsito a esta velocidade
- Sem saber como, cheguei ao PCR com 1%
Então... foi mau. Desta vez, carreguei na A22, para ter dois motivos de folga adicionais: mais um pouco de carga, e não ultrapassaria os 90km/h reais (são 93 no painel, andei a 95). Parecia mais que suficiente, mas a verdade é que não consegui evitar completamente o stress.
- Cheguei ao PCR de Loulé com 89%. Rídiculo parar por 5%, a verdade é que me fez falta. Saí às 21:38 com 94%.
- Ao trocar para "evitar portagens" a distância sobe novamente mais do que esperava, de 180km para 198km (tinha na memória que eram só mais 10).
- Inicialmente, o GoM dava-me 28km de folga, que se foi reduzindo bastante, o que não era esperado. A app metereológica indicava vento de 25km/h de norte... No final da serra, o meu consumo era de 12.2kWh/100km. Pelas minhas contas, dificilmente atingiria o destino com essa média (24.4/27=90%, eu tinha partido com 94%...).
- Claro que com a descida, e apesar do vento sempre contra, o consumo acabou por estabilizar nos 11.4, 11.3, mas mesmo assim a folga estava-se a fixar abaixo dos 20km, demasiado perto da tartaruga. Acabei por deixar-me ir abaixo dos 90km/h após as zonas de baixa velocidade a norte de Grândola.
- Cheguei ao PCR às 00:03 com 8%.
Alguns números para memória futura:
- SoC de 94.5 a 8.0 = 86.5%.
- Energia consumida do PCR de Loulé ao de Alcácer: 25.8 - 2.0 = 23.8kWh (100%=27.5kWh), 12.0kWh/100km, 73.6 - 5.7 = 67.9Ah (100%=78.5Ah).
- Tempo despendido: 2h25'
- Tempo despendido versus opção A2: 25' dos quais 14' pela distância adicional e 11' pelas demoras (50km/h, semáforos, etc).
- Duração do carregamento em LLE: 5' (paragem 7')
- Duração do carregamento em ASL: 18' (paragem 21', só precisava de ter carregado uns 12')
- Tempo total de viagem: 3h45'

Moral da história, 200km com o Ioniq a 90km/h reais, sim, faz-se na boa...

Como é um esticão um bocado grande, ficamos muito dependentes de factores externos, o tempo, o vento... Umas vezes faz-se 200km e sobram 25% da bateria, dava para fazer 250km, outras vezes é um bocado mais apertado.
(Não se fez mal a crianças nesta viagem)
EDIT: O António está com 71 ou 72 mil km.