Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Tem aqui um estudo interessante sobre os efeitos do SOC e do DOD sobre a degradação de baterias:
https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf
Principais conclusões:
- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação
Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.
Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.
https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf
Principais conclusões:
- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação
Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.
Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
É natural que com o passar dos anos e com baterias com químicas diferentes cada vez mais apareçam estudos que venham demonstrar, que o que era, hoje já não é. Basta pensarmos na industria dos telemóveis. Hoje carregam mais rápido, degradam-se menos, tem maior capacidade para o mesmo volume.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Eu sempre disse que quanto mais baixo o SOC médio melhor.
Mas como a degradação depende de um conjunto de fatores, sendo um deles a DOD, é preferível fazer ciclos 50-80% do que deixar ir a 0% e depois carregar a 80%. Ciclos grandes também aumentam a degradação.
Para mim tudo depende do uso médio e de querer arriscar mais ou menos ter autonomia suficiente. No meu TM3 tenho feito mais ou menos 40-60%. 40% ainda me dá uns 200km de autonomia de segurança. Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.
Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.
Mas como a degradação depende de um conjunto de fatores, sendo um deles a DOD, é preferível fazer ciclos 50-80% do que deixar ir a 0% e depois carregar a 80%. Ciclos grandes também aumentam a degradação.
Para mim tudo depende do uso médio e de querer arriscar mais ou menos ter autonomia suficiente. No meu TM3 tenho feito mais ou menos 40-60%. 40% ainda me dá uns 200km de autonomia de segurança. Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.
Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Talvez isso justifique a degradação que o meu já apresenta. Como o meu carro faz todos os dias a capacidade que tem, fazendo ciclos grandes, muitas vezes do 0% aos 100%.mjr Escreveu: ↑03 set 2019, 11:54Para carros com menor bateria pode não ser aceitável começar o dia com pouca autonomia e por isso têm de aceitar um SOC médio maior. Cada caso é um caso, mas é de facto mensurável a diferença.
Quem carrega todos os dias a 100% e anda pouco com o carro vai sofrer uma degradação acelerada, especialmente se o carro ficar horas a fio a 100%.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Apesar de os ciclos grandes terem efeitos nefastos, o facto de fazerem muitos km em pouco tempo torna menos importante a degradação pelo tempo, para o mesmo número de km.
Ou seja, o teu carro tem 60k km em 16 meses com uma degradação hipotética de 10%. Ora um carro que faça ciclos mais curtos (tipo 80%-30%) mas demore 3 anos a fazer esses km pode ter mais de 10% de degradação para fazer esses km. Tudo depende se estamos a analisar a degradação vs tempo ou degradação vs km.
No teu caso o ideal era ter uma carga a meio a 80% para fazer menos ciclos profundos, ou seja fazer 80%-30% e não 100%-0%.
Ou seja, o teu carro tem 60k km em 16 meses com uma degradação hipotética de 10%. Ora um carro que faça ciclos mais curtos (tipo 80%-30%) mas demore 3 anos a fazer esses km pode ter mais de 10% de degradação para fazer esses km. Tudo depende se estamos a analisar a degradação vs tempo ou degradação vs km.
No teu caso o ideal era ter uma carga a meio a 80% para fazer menos ciclos profundos, ou seja fazer 80%-30% e não 100%-0%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Cada caso é uma caso, e parece-me que é difícil aconselhar algo a alguém sem saber mais detalhes dos seus hábitos diários...
No meu caso por exemplo, tenho dias seguidos, por vezes duas semanas em que posso fazer apenas 10-15km por dia.
Apesar de apenas carregar a 100% antes de viagens maiores, durante os períodos de menores distancias, uma carga de 80% a 30% pode-me durar 15 dias, ou seja o carro vai ficar com SOC elevado (>50%) durante alguns dias seguidos. Podia andar sempre com o carro com SOC bem menores, mas psicologicamente ainda tenho algum receio de não ter carga para algum imprevisto.
Julgo que será esse facto qua esta a fazer aumentar a degradação.
Estou com cerca de 95% SOH em 8 meses e cerca de 10.000km. Face ao que tenho lido é capaz de ser uma pouco baixo para a idade/km feitos...
No meu caso por exemplo, tenho dias seguidos, por vezes duas semanas em que posso fazer apenas 10-15km por dia.
Apesar de apenas carregar a 100% antes de viagens maiores, durante os períodos de menores distancias, uma carga de 80% a 30% pode-me durar 15 dias, ou seja o carro vai ficar com SOC elevado (>50%) durante alguns dias seguidos. Podia andar sempre com o carro com SOC bem menores, mas psicologicamente ainda tenho algum receio de não ter carga para algum imprevisto.
Julgo que será esse facto qua esta a fazer aumentar a degradação.
Estou com cerca de 95% SOH em 8 meses e cerca de 10.000km. Face ao que tenho lido é capaz de ser uma pouco baixo para a idade/km feitos...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1274
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
O meu Leaf 40, tem este comportamento:
19/04/2018 AHr 115,06 SOH 100% => 0km
19/10/2018 AHr 110,37 SOH 95,61% => 11.722km
19/04/2019 AHr 106,59 SOH 92,33% => 19.434.km
01/07/2019 AHr 105,44 SOH 91,34% => 23.554km
05/08/2019 AHr 105,25 SOH 91,17% => 25.937km
29/08/2019 AHr 105,08 SOH 91,03% => 28.179km
O meu com 6 meses já só tinha 95% e pouco mais de 11.000km... no stress
19/04/2018 AHr 115,06 SOH 100% => 0km
19/10/2018 AHr 110,37 SOH 95,61% => 11.722km
19/04/2019 AHr 106,59 SOH 92,33% => 19.434.km
01/07/2019 AHr 105,44 SOH 91,34% => 23.554km
05/08/2019 AHr 105,25 SOH 91,17% => 25.937km
29/08/2019 AHr 105,08 SOH 91,03% => 28.179km
O meu com 6 meses já só tinha 95% e pouco mais de 11.000km... no stress
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Acho que estes dados reforçam a máxima "carregar sempre que possível"... Quanto menor a DoD, menor o efeito na degradação...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Pequena DOD é o ideal mas devem evitar SOCs elevados. Ou seja carregar sempre que possível mas limitando o SOC máximo o melhor possível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Isto quer dizer que se chegar a casa com 5% de bateria por volta das 18h não tenho que o pôr logo à carga? Posso esperar pelo período nocturno ou mesmo pelo dia seguinte se não for utilizar o carro?
Eu tenho evitado estar abaixo dos 25% mas pelo que percebi este estudo altera um bocado essa percepção.
Eu tenho evitado estar abaixo dos 25% mas pelo que percebi este estudo altera um bocado essa percepção.