
DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Informações bastante úteis, obrigado eu.
E fazem muito bem e não deixar chegar aos 100%...mas às vezes até podem.
No entanto, essas dos nissan não conheço muito bem, mas as lifepo4 não são apenas baterias como as de chumbo e nimh ou nicd....vou explicar.
Quando uma bateria chega oas 100% aquece ou assobia, no caso das de chumbo....podendo logo inchar...
Nas lifepo4, daquilo que sei e é pouco, elas têm um elemento que distingue do resto: a química.
Assim, vou usar metáforas, as baterias por dentro tem buracos que vão sendo preenchidos...quando estão todos preenchidos há 2 hipóteses: ou os iões procuram mais buracos (anodes de grafite)...ou vão se instalar noutro sítio...no eletrode sob forma de Li metálico....e se tiverem várias horas a 3,65v mesmo a 0,5C...ai...ai...ai...por isso o problema da Vectrix de lítio.
Assim mais vale optar pelos 3,5v sem balancear e fazê-lo manualmente todos os anos. Claro que se perde capacidade....mas quero lá saber!
Conhecem o Jack?
Ele não usa bms, e antes de fazer um pack, leva-as todas a uma tensão minima e depois faz o pack.
Ele preconiza que mais vale guardar o dinheiro de um complexo bms, para depois investir em celulas.
opiniões....cada um tem.....
Para mais informações, aqui: http://media3.ev-tv.me/cellcare.pdf
E fazem muito bem e não deixar chegar aos 100%...mas às vezes até podem.
No entanto, essas dos nissan não conheço muito bem, mas as lifepo4 não são apenas baterias como as de chumbo e nimh ou nicd....vou explicar.
Quando uma bateria chega oas 100% aquece ou assobia, no caso das de chumbo....podendo logo inchar...
Nas lifepo4, daquilo que sei e é pouco, elas têm um elemento que distingue do resto: a química.
Assim, vou usar metáforas, as baterias por dentro tem buracos que vão sendo preenchidos...quando estão todos preenchidos há 2 hipóteses: ou os iões procuram mais buracos (anodes de grafite)...ou vão se instalar noutro sítio...no eletrode sob forma de Li metálico....e se tiverem várias horas a 3,65v mesmo a 0,5C...ai...ai...ai...por isso o problema da Vectrix de lítio.
Assim mais vale optar pelos 3,5v sem balancear e fazê-lo manualmente todos os anos. Claro que se perde capacidade....mas quero lá saber!
Conhecem o Jack?
Ele não usa bms, e antes de fazer um pack, leva-as todas a uma tensão minima e depois faz o pack.
Ele preconiza que mais vale guardar o dinheiro de um complexo bms, para depois investir em celulas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
No caso das baterias de Li, o problema de as manter perto de 100% tem a ver com a degradação do eletrólito por não haver iões de Lítio disponíveis e também devido à tensão superior fazer quebrar as ligações nas moléculas do eletrólito.
Uma das razões das LiFePO4 durarem mais é o facto de terem uma tensão menor, o que poupa o eletrólito.
Discordo de ser preferível investir o dinheiro em mais capacidade do que numa BMS mais complexa com balanceamento ativo. Mesmo fazendo um balanceamento por baixo, com o tempo vão-se acumulando assimetrias entre as células que provocam um menor aproveitamento da capacidade da bateria ou a destruição das células mais fracas se a BMS não monitorizar a tensão em cada célula. É que ao contrário das células de chumbo, não é possível fazer balanceamento por sobrecarga. É impensável num pack que custa muitos milhares de € deixá-lo sem proteção.
Com uma BMS minimamente decente que faça monitorização da tensão em cada célula não é possível carregar a 0,5C nem sequer a 0,1C perto da tensão máxima pois a BMS baixa automaticamente a corrente de carga para evitar que uma célula suba acima da tensão máxima.
Uma das razões das LiFePO4 durarem mais é o facto de terem uma tensão menor, o que poupa o eletrólito.
Discordo de ser preferível investir o dinheiro em mais capacidade do que numa BMS mais complexa com balanceamento ativo. Mesmo fazendo um balanceamento por baixo, com o tempo vão-se acumulando assimetrias entre as células que provocam um menor aproveitamento da capacidade da bateria ou a destruição das células mais fracas se a BMS não monitorizar a tensão em cada célula. É que ao contrário das células de chumbo, não é possível fazer balanceamento por sobrecarga. É impensável num pack que custa muitos milhares de € deixá-lo sem proteção.
Com uma BMS minimamente decente que faça monitorização da tensão em cada célula não é possível carregar a 0,5C nem sequer a 0,1C perto da tensão máxima pois a BMS baixa automaticamente a corrente de carga para evitar que uma célula suba acima da tensão máxima.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Certo, ninguém esta aqui contra os Bms.
Agora, que uma revisão todos os 6 meses ou 10000kms com uma carga e descarga monotorizada....resolvia mais de 99% dos problemas....
Já andei numa mota sem bms mais de 1000kms...um antigo cliente meu idem...e fez mais do que eu...e no fim...todas equlibradas....repito sem bms....
Mas claro que os clientes estão-se nas tintas...querem é carro e andar...
Mas eu tenho um CI e sei perfeitamente que tenho quase 300.000kms porque tratao bem dele...e tenho coelgas sempre com queixas....vá-se lá saber proquê
Agora, que uma revisão todos os 6 meses ou 10000kms com uma carga e descarga monotorizada....resolvia mais de 99% dos problemas....
Já andei numa mota sem bms mais de 1000kms...um antigo cliente meu idem...e fez mais do que eu...e no fim...todas equlibradas....repito sem bms....
Mas claro que os clientes estão-se nas tintas...querem é carro e andar...
Mas eu tenho um CI e sei perfeitamente que tenho quase 300.000kms porque tratao bem dele...e tenho coelgas sempre com queixas....vá-se lá saber proquê

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Precisamente.Orlando Escreveu: Mas claro que os clientes estão-se nas tintas...querem é carro e andar...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
por isso se as marcas querem segurança, ponham baterias de 100ah, mas utilizem só 80ah...vão ver como tudo fica resolvido...mjr Escreveu:Precisamente.Orlando Escreveu: Mas claro que os clientes estão-se nas tintas...querem é carro e andar...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
20% de incremento no preço da bateria ainda é considerável para os custos atuais do kW.h. Talvez daqui a alguns anos passe a ser assim, pois é o que faz sentido. Ficaria especialmente satisfeito se a percentagem de carga máxima permitida fosse subindo até aos 90% de modo a não ser perceptível perda de capacidade até existir mais de 10% de degradação.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Neste momento, consegue-se comprar por 1€/1ah.
As marcas conseguem por muito menos.
é fazer contas
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Hoje passei no DolceVita Tejo da Amadora e mais uma vez deparei-me com a ocupação de um dos lugares para VE's ocupado por um fumarento.
Não fosse a ajuda do segurança para desviar um pouco o VE's de duas rodas que estava a carregar e não teria espaço para carregar o meu pelo que muito agradeço a ajuda do segurança e do proprietário do VE duas rodas por ter entendido o "desvio" da sua bonita VE de duas rodas
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-0V3k ... L_q_Fc.jpg[/IMG]
Como quem prevarica deve ser conhecido deixo aqui uma imagem do veiculo de combustão que estava a ocupar o lugar específico para VE's.
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-TEmt ... Gjn3Rk.jpg[/IMG]
Já agora também no Dolce Vita Amadora em 25NOV2012
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-c1MQ ... LsZIHg.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-EFgZ ... .54.19.jpg[/IMG]
Cumprimentos
Não fosse a ajuda do segurança para desviar um pouco o VE's de duas rodas que estava a carregar e não teria espaço para carregar o meu pelo que muito agradeço a ajuda do segurança e do proprietário do VE duas rodas por ter entendido o "desvio" da sua bonita VE de duas rodas

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-0V3k ... L_q_Fc.jpg[/IMG]
Como quem prevarica deve ser conhecido deixo aqui uma imagem do veiculo de combustão que estava a ocupar o lugar específico para VE's.
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-TEmt ... Gjn3Rk.jpg[/IMG]
Já agora também no Dolce Vita Amadora em 25NOV2012


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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Desta vez foi no Fórum Sintra em 22 de Novembro de 2012...
Mais uma vez os lugares de carregamento ocupados por carros de combustão interna
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-3YU1 ... .45.42.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-7ynE ... .45.53.jpg[/IMG]
Agora em 01 de Dezembro de 2012...aproveitei para afixar no para-brisas a chamada de atenção habitual em relação ao mau estacionamento para sensibilizar
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-obSi ... .04.27.jpg[/IMG]
Estou a ver que vai demorar até que as pessoas se habituem a não ocupar os locais destinados aos VE's.
Ontem dia 08DEZ2012 pelo menos aconteceu uma coisa ainda pouco habitual
...2 VE's a carregar normalmente nos locais que lhes estão destinado.
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-doOX ... .34.58.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-ofl7 ... .35.11.jpg[/IMG]
Cumprimentos e Boas Festas
Mais uma vez os lugares de carregamento ocupados por carros de combustão interna


[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-3YU1 ... .45.42.jpg[/IMG]
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Agora em 01 de Dezembro de 2012...aproveitei para afixar no para-brisas a chamada de atenção habitual em relação ao mau estacionamento para sensibilizar
[IMG]https://lh4.googleusercontent.com/-obSi ... .04.27.jpg[/IMG]
Estou a ver que vai demorar até que as pessoas se habituem a não ocupar os locais destinados aos VE's.
Ontem dia 08DEZ2012 pelo menos aconteceu uma coisa ainda pouco habitual


[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-doOX ... .34.58.jpg[/IMG]
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Não da para ver as imagens sem ter conta no dropbox.
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